terça-feira, 29 de julho de 2025

RECOMEÇAR

Recomeçar não é fingir que nada aconteceu. É ter a coragem de olhar para trás, reconhecer as quedas e, mesmo assim, levantar. É admitir diante de Deus: "Eu sei que errei... e, por mais que eu lute, sei que posso errar de novo." Ainda assim, não desisto.

O justo cai sete vezes, e se levanta (Provérbios 24:16). Deus não se impressiona com perfeição, mas com corações quebrantados que se rendem. Ele sabe que somos pó (Salmo 103:14), que lutamos com fraquezas, que há dias em que parece que retrocedemos. Mas Ele também sabe onde há arrependimento verdadeiro, e onde há arrependimento, há recomeço.

Pedro errou. Negou Jesus três vezes. Chorou amargamente. Mas Jesus o restaurou e o usou poderosamente. Davi caiu, mas foi chamado homem segundo o coração de Deus. Paulo foi perseguidor, e se tornou apóstolo.

Não é sobre nunca errar. É sobre voltar ao Pai cada vez que errar. É sobre não se esconder, mas confessar, se arrepender e continuar.

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque não têm fim. Renovam-se cada manhã.” (Lamentações 3:22-23)

Se tem misericórdia nova hoje, tem recomeço.

Recomece!

VIVA INTENSAMENTE

Você já parou para pensar em quantas coisas boas já viveu? Quanto já recebeu? E quantas perdeu e/ou deixou de ganhar? Quantas delas você mereceu?

Tem gente que é tão miserável que conta nos dedos as bênçãos recebidas, os bons momentos vividos. E digo isso não porque eles tenham vivido poucas coisas, mas sim porque não deram o devido valor ao que já viveram!

Olhe para o céu, veja o brilho das estrelas, as formas variadas das nuvens, o fulgor do sol. Sinta a brisa no rosto, ouça o canto dos pássaros, admire uma flor, sinta o perfume das rosas, corra das abelhas, cante uma música, leia um livro...

Sinta-se abençoado pelos sentidos que Deus lhe deu; outros não podem fazer isso.
Sinta-se agraciado; outros não podem ver.
Sinta-se maravilhado; outros não podem ouvir.

Sinta-se enobrecido; outros não podem caminhar. Mas mesmo assim, os que não podem ver, ouvir, falar, andar ou movimentar-se com os próprios membros, são alvo da graça de Deus, que nos concede o ar, a chuva, o sol, a respiração a todos.

Sinta-se abençoado, sinta-se lindo(a), maravilhoso(a)!
Sinta-se feliz com seus quilinhos a mais ou a menos.
Sinta-se abençoado!

Alegrem-se pelo pouco, outros nada têm!
Agradeça pela vida que vive, outros queriam a sua!
Sorria de tudo, mesmo sem motivos, sorria. É melhor um rosto alegre do que uma cara fechada!

Viva com intensidade os momentos em companhia da família, amigos, parentes, vizinhos. O que temos hoje pode não se ter amanhã.

Seja grato pelos livramentos que viu, e agradeça pelos que não viu! Abrace seu pai, sua mãe, irmãos, primos, tios, tias... Faça isso hoje, amanhã pode ser muito tarde.

Beije-os, diga que os ama, que os quer bem! Saudai a todos com um bom dia, boa tarde, boa noite!

Caminhe na rua, fale com quem por você passar!

Exale alegria! Não se deixe abater pelas dificuldades. Em algum lugar, tem alguém sofrendo mais que eu, que você, que nós!

Goze a vida, mas não se esqueça de quem você deve ser! Nunca desista! Lute! Insista! Persista!

Para quem tem fé, tudo é possível! Só duas coisas nesta vida durarão para sempre: a tristeza de quem não quer ser feliz e a alegria de quem não quer ser triste!

Seja otimista, a situação vai melhorar, a vida vai melhorar! Para quem tem fé, a luz sempre brilha no final do túnel! E se piorar? Um dia as coisas melhoram, pois TUDO PASSA, menos quem faz a vontade de Deus.

Desprenda-se das coisas temporais, materiais! Valorize o que tem e quem tem! Seja o verdadeiro e que outros sejam como você, e seja três vezes mais do que dizem que você é de bom!

Não se intimide naquilo que não é capaz; nem todo mundo é capaz em tudo. E você sempre será capaz de algo que meio mundo não é! Não se vanglorie disso, não se sinta superior, mas sim honrado.

Lembre sempre de agradecer e ser humilde, pois diante da honra vai a humildade!

Nunca pare de crescer, nunca pare de aprender, nunca pare de sonhar.

Continue, mesmo chorando, continue, mesmo em dificuldade, continue, mesmo em desprezo, continue, mesmo em afronta, continue, mesmo em desarmonia, continue, mesmo em cansaço, continue, mesmo em exaustão, continue. Quando der vontade de parar, continue, continue, continue... Jamais recue!

Não sofra por antecipação. Se sentir vontade de chorar, chore; de sorrir, sorria; de pular, pule; de gritar, grite; de cantar, cante! Não se reprima! Não se incomode com os que falam. Falam de você, falam de mim, falam de todos e até deles falam. O importante é ser lembrado!

Tenha senso de humor! Não se prenda, não se limite, voe, saia do chão, saia do lugar que limita a sua visão. Não espere cair no poço para olhar para cima! Ouça, neste dia, a voz de Deus dizendo ao seu coração... - Eu tenho mais para você!

Você é capaz,
Viva intensamente,
Ore intensamente,
Cante intensamente,
Leia intensamente,
Ame intensamente,
Ajude intensamente,
Doe intensamente,
Peça intensamente,

Seja intenso e tenha a pretensão de servir bem para sempre servir, pois quem não vive para servir não serve para viver!

Estenda as mãos, reparta, divida, não desperdice. Seja ordeiro, moderado, amigo do bem e de todos! Não perca as oportunidades, prepare-se para elas!

Esqueça o amor que perdeu e viva com o amor que tem! Tem gente que é feliz sem saber que é, pois não sofreu.

Não deixe ninguém poder dizer que te viu triste a chorar, mas sim sempre a sorrir e a cantar!

Seja criança por um dia, dois, três, por tantos quantos preciso for, lembrando sempre: fomos feitos para ser feliz e de nada nos falta sentir!

Enfim, sinto falta de viver intensamente.

NÃO ANDEIS OCIOSOS

A ansiedade é uma agitação interna que tenta assumir o controle daquilo que só Deus pode conduzir. Mas aquele que serve ao Senhor precisa viver de forma diferente: com fé, descanso e confiança.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma...” (Filipenses 4:6), essa é uma ordem, não uma sugestão. A ansiedade revela, muitas vezes, uma dificuldade de crer que Deus está no controle. Mas quem nasceu de novo deve aprender a entregar, confiar e descansar.

Um exemplo claro disso é Ana, mãe do profeta Samuel (1 Samuel 1). Ela sofria com a esterilidade e a provocação constante de Penina. Seu coração estava aflito, chorava, não comia, estava profundamente angustiada. Mas o ponto de virada aconteceu quando ela derramou sua alma diante do Senhor.

Após orar, a Bíblia diz:
“Ela se foi, comeu, e o seu semblante já não era triste.” (1 Samuel 1:18)

Ou seja, ela entregou e confiou. A ansiedade deu lugar à paz. Mesmo sem ainda ter o milagre nas mãos, Ana descansou porque sabia que Deus havia ouvido.

A ansiedade e a paz de Deus são adversárias no coração. Onde uma reina, a outra não permanece. A ansiedade olha para o problema; a paz olha para a promessa. A ansiedade desespera; a paz espera.

Mas a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarda o coração daquele que confia. (Filipenses 4:7)

Por isso, escolha confiar. Entregue, descanse, e creia: Deus já está cuidando.

Ele não falha. Ele não tarda. E Ele nunca perde o controle. Aquieta o teu coração. O que vem de Deus não chega atrasado!

ADMIRAÇÃO É RESPEITO

Todos, em algum nível, desejam ser admirados. Almejamos o respeito dos colegas, o reconhecimento da liderança, o elogio silencioso dos que nos observam. Isso não é vaidade, é um impulso natural por significado e pertencimento.

Mas a admiração verdadeira vai além do que fazemos. Ela nasce do que somos. E o que somos é muitas vezes percebido não por nossas palavras ou resultados, mas pelo que transmitimos em silêncio, caráter, postura, integridade.

É importante também distinguir admiração de respeito. A admiração pode surgir da competência, do brilho, do talento. Mas o respeito nasce da constância, da ética e da verdade. Nem todos os admirados são respeitados, mas todo aquele que é respeitado, mesmo sem aplausos, carrega algo muito mais duradouro: credibilidade.

Na Bíblia, Provérbios 22:1 afirma: “Mais vale o bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.” Ou seja, reputação não se compra, se constrói. E isso exige coerência: entre o que se fala e o que se faz, entre o currículo e o comportamento, entre o discurso e a prática.

Ser admirado, respeitado, elogiado… passa, sim, pelas competências que desenvolvemos, mas principalmente pelas convicções que carregamos. Pelo modo como tratamos os outros. Como enfrentamos adversidades. Como decidimos no escuro.

No ambiente corporativo e na vida, não adianta parecer, é preciso ser. Porque o que realmente conquista o olhar dos outros é o que somos quando ninguém está olhando.

Então, é bom saber que, o respeito a quem sou e como sou, é a maior prova de admiração que se pode oferecer a alguém, é o elogio que todos merecemos.

UMA VIDA ÚTIL

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” (Salmos 90:12)

A maior tragédia não é a morte. É viver sem propósito. É acordar todos os dias respirando, mas não sabendo por quê e nem para que. É gastar tempo com o que não edifica, não santifica, correr atrás do vento, e chegar ao fim percebendo que nada do que fez teve sentido eterno.

A Bíblia nos exorta a viver com sabedoria, a contar os nossos dias, a entender que a vida é breve demais para ser desperdiçada.

Deus não nos criou para a inutilidade, mas para o serviço, a relevância, a transformação, para a gloria do Seu Nome. Jesus mesmo disse: “Vós sois o sal da terra... a luz do mundo” (Mateus 5:13-14). Sal que não salga, luz que não brilha, são inúteis.

Não sejamos inúteis.

Há dons em você, e isso para um propósito divino. Há chamados específicos que Deus reservou para as suas mãos. O que falta, muitas vezes, não é direção, mas decisão. Não é oportunidade, mas atitude.

A nossa tragédia será chegar ao fim da vida e perceber que não vivemos de fato. Que passamos pelo mundo sem deixar marcas. Que enterramos talentos por medo, ou por preguiça.

Então, hoje, reflita: o que você tem feito com a vida que Deus te deu? Porque quem tem a Cristo tem propósito. E quem tem propósito, tem missão. E quem tem missão, tem sentido, mesmo em meio à dor.

Seja útil!
Viva com utilidade.
Viva com intencionalidade. Viva para a glória de Deus.

QUANDO O BEM VENCE O MAL

"Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Romanos 8:28)

A arte de viver não é simplesmente passar pelos dias; é aprender a transformar cada capítulo da vida, por mais amargo que pareça, em oportunidade para crescer, amadurecer e confiar em Deus. É tirar o maior bem do maior mal, assim como a luz vence a escuridão com a simples força de ser luz.

Na Bíblia, vemos isso com clareza. José, filho de Jacó, sofreu traições, calúnias, abandono, mas mesmo preso e humilhado, permaneceu fiel. No final, pôde dizer a seus irmãos: “Vós intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande” (Gênesis 50:20). Isso é arte de viver.

Paulo reforça essa postura: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). Não é fácil, mas é divino. O mal quer nos endurecer, nos tornar iguais a ele. Mas quando respondemos com bondade, quando perdoamos, quando seguimos firmes sem deixar o coração azedar, vencemos.

Essa escolha de fazer o bem, mesmo em tempos difíceis, também é um mandamento. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Ou seja, não basta não praticar o mal. Deus nos chama para uma vida de bondade prática, mesmo quando ninguém mais está fazendo.

Cristo, nosso maior exemplo, foi rejeitado, espancado e crucificado injustamente. Mas do maior mal da história, a cruz, Deus tirou o maior bem: a nossa salvação. Ele não revidou, Ele perdoou. E com isso, nos ensinou: a arte de viver com Ele é fazer do sofrimento uma ponte para a graça, da dor um caminho para a glória.

Portanto, quando a vida parecer injusta, confusa ou cruel, lembre-se: Deus não desperdiça nenhum mal. Tudo Ele pode usar para moldar em nós o caráter de Cristo. Viva com fé, ame com coragem, e não deixe o mal te vencer. Porque quem caminha com Deus, vence… com o bem.

O MEU QUERER E A VONTADE DIVINA

"Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13)

Nem tudo na vida acontece apenas porque queremos. Nossos desejos, por mais legítimos que sejam, não são garantias de resultados. A Bíblia nos mostra que o querer, por si só, não move montanhas. Mas também revela que, sem querer, sem iniciativa, sem disposição interior, nada acontece.

Deus plantou em nós o poder do querer, esse impulso que nos leva a sonhar, a lutar, a esperar. Mas quando o nosso querer é alinhado à vontade d’Ele, aí sim, as coisas fluem. Foi assim com Ana, que desejou um filho e orou com fé. Seu querer estava alinhado à vontade de Deus e Samuel nasceu (1 Samuel 1).

Jesus, mesmo sendo Deus, nos ensinou no Getsêmani que o querer precisa se submeter ao plano divino: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42).

O exemplo claro de "querer não realizado" na Bíblia é o de Davi, que desejou profundamente construir o Templo do Senhor.

"E se levantou o rei Davi sobre os seus pés e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu. Eu tinha no coração o propósito de edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e já tinha feito o preparo para edificar. Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra e derramaste muito sangue." (1 Crônicas 28:2-3)

Davi quis, planejou, separou recursos, chamou artesãos, mas Deus disse não. O motivo? Não era o papel de Davi, e sim de seu filho Salomão.

Aqui aprendemos que nem todo querer, mesmo sendo nobre, é para nós realizarmos. Às vezes Deus diz “não” para o nosso querer, porque há outro propósito, outro tempo, outra pessoa.

Mas o “não” de Deus para Davi não foi um fim. Ele deixou um legado. *Seu desejo não foi atendido da forma como queria, mas ele participou da realização ao preparar tudo. Quando nosso querer se submete a Deus, mesmo os “nãos” se tornam sementes de algo eterno.

E lembre-se: Tiago nos alerta que pedimos e não recebemos porque pedimos mal (Tiago 4:3). Isso nos ensina que querer não basta, é necessário querer bem, com o coração alinhado à Palavra.

Portanto, deseje, sim. Queira com fé, com esperança. Mas submeta seu querer à vontade soberana de Deus. Se for para sua edificação, para o bem de outros e para a glória de Deus, vai acontecer. Não pelo seu querer apenas, mas porque Deus realizou em você o querer e o realizar.

Não desista de querer. Mas aprenda a querer o que Deus quer. Porque quando o querer nasce do coração de Deus, nada pode impedir.

MUDANÇAS

As coisas mudam;
Os tempos mudam;
As pessoas mudam;
As coisas mudam pessoas;
As pessoas mudam coisas;
Tudo muda;
Muda tudo;

Só Jesus que não muda nunca, mas pode mudar tudo, mas Ele não muda não.

É muita mudança;
Mudanças que não mudam nada;
Mudanças que mudam tudo;
Alguns querem mudar;
Outros querem mudança;
Outros fazem mudar;
Outros mudam sem nada fazer;

Só Jesus que não muda nunca, mas pode mudar tudo, mas Ele não muda não.

Há mudança pelo cansaço;
Há mudança pela convicção;
Há mudança pelo sonho;
Há mudança pela desilusão;
Há mudança pela fidelidade;
Há mudança pela infidelidade;
Há mudança pela mudança;
Há mudança pela aparição;
Há mudança pela desilusão;

Só Jesus que não muda nunca, mas pode mudar tudo, mas Ele não muda não.

Adão jamais pensou em se mudar;
Abraão foi orientado a se mudar;
Jacó brigou para se mudar;
Paulo mudou pela conversão;
Pedro mudou pela negação;
Judas mudou pela traição;
Toda verdadeira mudança é de coração, é fruto da determinação;

Só Jesus que não muda nunca, mas pode mudar tudo, mas Ele não muda não.

Alguns mudam por amar;
Alguns mudam por odiar;
Alguns mudam por se encantar;
Alguns mudam por pecar;
Alguns mudam por mandar;
Alguns mudam pelo nascimento;
Alguns mudam pela morte;
Alguns mudam pela força;
Alguns mudam pela dor;
Alguns mudam pelo ter;
Alguns mudam por perder;
Alguns mudam por ganhar;

Só Jesus que não muda nunca, mas pode mudar tudo, mas Ele não muda não.

Tudo muda, tudo pode mudar, só Jesus que não muda não!

AS DIFERENÇAS, SIM, INDIFERENÇA, JAMAIS

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)

Muitos desejam uma vida sem conflitos, sem perdas, sem contratempos. Mas a própria Bíblia nunca prometeu um caminho fácil, apenas um caminho seguro. Jesus foi claro: no mundo teríamos aflições. E mesmo assim, Ele nos chama à paz, ao ânimo e à confiança. Por quê? Porque Ele venceu, e n’Ele, nós também venceremos.

Se a vida fosse, como dizem, um “mar de rosas”, onde estaria a força que se forma na dor? Onde surgiriam os testemunhos de superação, de fé, de recomeço? A vida tem beleza justamente por ser contrastada com suas lutas. É nas diferenças que aprendemos. É nos desertos que crescemos. É nas dores que nos aproximamos do consolo de Deus.

A Bíblia mostra homens e mulheres que passaram por vales escuros, noites silenciosas e mares agitados. José foi traído pelos irmãos, mas ali começou sua preparação para governar. Davi fugiu como um perseguido, antes de reinar como escolhido. Paulo foi perseguido e preso, mas escreveu suas mais poderosas cartas no cárcere.

A vida não é fácil, e nem precisa ser. O sentido dela não está na ausência de problemas, mas na presença de Deus. Ele é quem dá propósito ao caos, sentido à dor e direção às incertezas.

E mesmo quando tudo parece diferente do que esperávamos, a fé nos lembra: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

A vida ganha sabor nos contrastes. Não nas indiferenças, mas nas diferenças. Não na monotonia da igualdade absoluta, mas no desafio de crescer em meio às diversidades.

Por isso, viva com coragem. Confie em Deus. E lembre-se: não é a ausência de luta que revela a graça, é a paz em meio à batalha que mostra quem está guiando o barco.