segunda-feira, 4 de maio de 2020

A PALAVRA DITA A SEU TEMPO

Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
[Provérbios 25:11]

Ninguém quando criança sabe de fato o que será, outros, já na adolescência demonstram o que será, a inclinação natural mostra isso, tive amigos que desde a infância se interessavam por mecânica, viviam concertando tudo o que estava quebrado, outros demonstravam uma habilidade quanto ao uso das palavras, nesse ponto, posso dizer que fui influenciado por um amigo, ele falava bem, ela muito engajado e eloquente, essa influencia me levou a gostar de ler, escrever e falar!

Por natureza sempre falei demais, falava pelos cotovelos, e meus filhos hoje seguem o mesmo ritmo, eles gostam de falar, e como crianças que são, falam demais, mas isso é reflexo do que sou, eles aprenderam de mim.

Como disse, sempre gostei de falar, e falava o que não sabia, falava o que não devia e falava desnecessariamente, até hoje falo muito, mas acredito que hoje sou menos falastrão, e com certeza, quando não sei o que falar, calo-me!

Aprendi a duras penas o calar, sabia do conselho bíblico que Salomão escreveu “quem muito fala, muito erra; os sábio aprende a ficar calado” (Provérbios 10:19), mas o ignorava-o dado minha inoportuna vontade de aparecer, e um dia eu ouvir, alguém sussurrar, “ele fala muito e fala besteira demais, fala desnecessariamente”, não sei definir como foi ouvir aqui, alguns diria que fora como uma facada, mas como, graças a Deus, nunca fui esfaqueado, e espero que não o seja, confesso, feriu-me!

O que fiz, com o que fizeram comigo? Fui orar! Aprendi que, quando não consigo lidar com uma situação inesperada, a oração é o primeiro meio de solução, depois a ação; orei e disse:

- Deus, Senhor meu, tu me fizeste como sou, capacitaste-me com o dom da fala, e porque ouço criticas quando falo, sei que muitos são calados, mas se todo forem calados, como haverá dialogo, eu falo muito, mas foi assim que o Senhor me fez!

Assim, orei, assim chorei... levantei-me da oração e dias depois, Deus respondeu a oração:

- Eu o fiz assim, para falar, mas não o fiz para falar o tempo todo e nem para falar o que não convém, aprenda a usar o dom que lhe dei, falando o necessário, quando necessário.

Como disse, a dor do sussurro que ouvi, se contrapôs a exortação que recebi de Deus, hoje, continuo falando, mas na luta constante de não ser mais o falastrão que fui, aprendi que, somente adquirindo conhecimento poderia falar do que de fato sei, aprendi que, amadurecendo conseguiria falar no tempo certo e com sabedoria eu consigo dizer, falar, escrever e fazer o certo no tempo certo, da maneira certa.

Assim, aprendemos e continuemos a ter a palavra certa, mas no tempo certo.