quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ENTRE A FÉ E A RAZÃO

Muito pode ser escrito além do que já o foi quanto a essas duas palavrinhas fé e razão, mas além da muita distância entre elas no sentido secular, humano e cientifico elas têm suas similaridades e singularidades! Alhures ouvi que “a fé tem uma razão que a própria razão desconhece”, e me pergunto, tem a razão fé?

Sendo a máxima definição da fé o que descreveu o autor aos Hebreus, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1); a definição de razão entre tantas possível é “a faculdade humana da linguagem e do pensamento, voltada para a apreensão cognitiva da realidade, em contraste com a função desempenhada pelos sentidos na captação de percepções imediatas e não refletidas do mundo externo” somente nessas duas definições encontramos abismos entre ambas, mas é inegável, uma comprova a outra!

Bom, depois dessa introdução quero discorrer sobre o que temos entre a fé e a razão! Temos uma linha tênue! Nossos dias estão carregados de dificuldades, e por isso mesmo precisamos dessas duas palavras para continuarmos a vencer, andando na RAZÃO de nossa FÉ (1 Pedro 3:15).

As dificuldades que ora enfrentamos, certo estou que não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada (Romanos 8:18) se o sofrer é grande, a vitória é certa e maior! Mas sabemos também “verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio” (Eclesiastes 7:7), logo, não podemos perder a fé que nos move e nos faz agradar a Deus (Hebreus 11:6) e nem a razão que nos faz idôneos para convivermos nesse presente “século sóbria, e justa, e piamente” (Tito 2:12).

E o que tem a fé e a razão para nós em meio as dificuldades? A fé nos comunica com razão que “Deus está controlando tudo da melhor maneira possível” já a razão sem fé me comunica que “Se Deus controla tudo, porque tudo parece estar descontrolado? ”; muito sutis tais afirmações, tais cogitações, tais pensamentos em nós mesmos! Não podemos negar que ante as dificuldades, as realidades postas e impostas pela razão são mais atrativas que as virtudes da fé, porque? Porque elas são imediatistas, mas nem sempre solucionam plenamente todos os problemas, em contrapartida, a fé quando age, ela resolve!

Se pensarmos em alguns episódios Bíblicos, veremos que a Fé é superior, mas não a princípio! Em Êxodo 14 temos uma narrativa a princípio, aterrorizante de um povo impotente (considerando a força do exército egípcio) que foge do maior exército da época e se depara um “beco sem saída”, a sua frente um mar, aos lados montanhas, e atrás, o maior e mais temível exército do mundo atual; como não pensar no pior? Em sua razão, pense comigo, cerca de 3 milhões de pessoas cansadas da caminhada e da opressão que viviam no Egito, homens, mulheres, crianças, jovens, adolescentes e muitos idosos, o que fazer? Não tem barco para todos e nem dava tempo de construir? Quantos saberiam nadar? Quantos teriam forças para nada? Deixar tudo o que trouxeram até aquele lugar para trás? Novas tecnologias não existiam! Sem lancha! Sem iates! Nem transatlânticos! Sem helicópteros, sem avião! Nada absolutamente nada favorável! O que dizia a razão:

- E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. (Êxodo 14:10)

- E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? (Êxodo 14:11)

- Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. (Êxodo 14:12)

Desespero!

Insegurança!

Insatisfação!

Murmuração!

Descrença!

Motim!

Rebelião!

Insubordinação!

Incredulidade!

A razão sem razão gera infidelidade para com Deus, descredito na pessoa Bendita eternamente de Jesus e negação da fé!

Ponha-se agora no lugar de Moises! Recorde todo o histórico dele até chegar naquele determinado lugar, o palácio, o deserto, a revelação na sarça, o caminho de volta ao Egito, os milagres e maravilhas que se operaram, a festa ao sair do Egito...

Moises, de salvador, grande libertador, num passe de mágica, o assassino, o destruidor de uma nação! Não é fácil ser Moises agora, mas tem uma coisa, MOISES ESTAVA CHEIO DE FÉ:

- Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. (Êxodo 14:13)

- O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. (Êxodo 14:14)

Gloria a Deus! Em meio a dificuldade a fé glorifica, exalta, tributa a Deus a honra devida e que somente Ele é digno!

Bom, a resposta do homem de fé é válida, mas o problema não estava resolvido, o mar continuava lá parado e intransponível; o exército se aproximava e as muralhas não se moveram nem pelas mensagens de agonia nem pela afirmativa da fé! Enquanto a razão fazia murmura, a fé movia-se a orar:

- Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14:15).

A razão fez o povo parar (e com razão), mas Deus trabalha diferente! Para Deus nada deve nos parar, é sempre avançar, “diga ao povo que Marche!”.

A razão é limitada, a fé não!

A razão é radical, a fé não!

A razão impõe limites, a fé não!

A razão compactua com parar, a fé não!

A razão não vê o que está além do que os olhos podem ver, a fé não!

A razão desmotiva, a fé não!

A razão impossibilita, a fé não!

A razão é fruto do homem, a fé não!

Nessas horas de angustias, não use a razão, exercite sua fé, pois é impossível agradar aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, sem fé!

Descobrimos a razão dos nomes de Deus quando nos deparamos com situações em que somente o nome dEle resolve, somente Deus conhece a razão de tudo, desde a mais honrosa ação a mais incompreensível tragédia, diante das dificuldades, a fé nos impulsiona a seguir em frente ao passo que a razão nos manda parar; não se preocupe com a razão, com a lógica, com o modelo do mundo, esteja focado em sua fé e naquilo que Deus tem planejado para você, pois Deus não conta com a razão, conta com a fé e a fé, nos norteia para o céu, a razão, para o agora.

Que Deus habite em nós com razão abundante, e que sejamos cheios de fé.