segunda-feira, 30 de setembro de 2019

É PRECISO ESTAR PREPARADO



II Reis 18: 23 

Para onde estamos andando? 
Você já se perguntou isso alguma vez, para onde estou andando? 
O que me reserva o futuro? 
Estou realmente andando para cima ou sendo arrastado para baixo? 

Sabe aqueles dias que acordamos e vemos o chão mais longe do que realmente está, e nos vem o desejo, na verdade, de jogar tudo para o alto e não ter mais nenhum problema, ou continuar tendo e simplesmente ignorá-los? 

Fique tranquilo você não é o único! 

No universo em que vivemos muitas pessoas pautam a vida nos sonhos e não nas realizações, no que poderá ter e não no que tem! Muitas pessoas esquecem que onde estão hoje, tudo o que são, que tem, vem de suas escolhas, pois nossas escolhas são responsáveis pelo que somos, onde estamos e o que temos! 

Não é simplesmente o fato de escolher, mas de fazer acontecer! Sempre escolhi ser rico, mas não o sou! Mas é possível mudar a realidade em que vivemos! 

Na verdade, nossa vida de insatisfação deve-se ao fato de não vivermos uma vida de total entrega a Deus, para que vivamos a vida que Ele quer que vivamos e sintamo-nos realizados! 

É preciso notar duas coisas básicas para termos uma vida sossegada, primeiro Deus, depois as coisas dele (Colossenses 3: 01, Lucas 12: 31, Mateus 6: 33). 

Estamos preocupados com o que não temos que nos preocupar “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” (Mateus 6:31), isso não nos exime da necessidade do trabalho, nem da necessidade de comermos, vestirmos, mas nos exime da preocupação, ânsia de termos mais do que realmente precisamos. 

Vede como se sentia Paulo: 

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4: 11-13) 

Paulo passava fome? Não, tinha necessidade, sim, mas estava confortado em Deus que o capacitava para tudo! 

Como é bom ter consciência do que realmente precisamos: 

Duas coisas te pedi; não me negues antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. (Provérbios 30:7-9). 

Não precisamos de muito, precisamos do suficiente, do necessário! 

Quem não quer mais? Viver uma vida abastada não quer dizer que temos uma vida abundante, pois a abundância de vida não consiste somente no que temos, mas, mais, muito no que somos! Que adianta ter todo o dinheiro do mundo e não temos saúde para usufruí-lo em tempo (Lucas 12: 15-20). 

Deus está apto para “fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3: 20), logo Deus pode fazer, Deus sabe fazer, Deus quer fazer! Logo entendemos que também queremos, mas podemos? Estamos preparados? 

No segundo livro de Reis há um diálogo fantástico que mostra claramente o que não queremos ver! 

Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles. (2 Reis 18:23). 

MUITAS VEZES NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA RECEBER NEM MESMO AQUILO QUE PEDIMOS! 

Quantos não temos sonhos mirabolantes! Porque pedir um avião se ainda não sabes pilotar, nem condições têm de mantê-lo? 

– A vou vender! 

– E porque não pedes dinheiro? 

– Fica feio orar pedir dinheiro a Deus, pois a Bíblia diz que: Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. (Eclesiastes 5: 10). 

– E Deus não sabe o intuito do vosso coração? Você acha que vai enganar a Deus? 

O apostolo Tiago sintetizou muito bem os nossos pedidos, e isso com uma baita experiência (Marcos 10: 35-40), vede o que ele disse e o disse por que aprendeu: 

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4: 2-3) 

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (Tiago 1: 06). 

Amados, Deus quer nos abençoar, mas carecemos de atentarmos para poucas coisas, com base no que Tiago diz: 

PEÇA:


Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus 7:8). 

PEÇA COM FÉ: 

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 
(Hebreus 11:6). 

NÃO DUVIDE: 

O que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 
(Tiago 1: 06). 

PEÇA COM SABEDORIA: 

Deve existir um nobre proposito em seu pedido e não somente o pensamento de gastardes em vossos deleites, eis o motivo pelo qual não recebemos! 

Ter sabedoria no pedido é saber que ele está dentro da vontade de Deus, vede João o que declarou: 

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1 João 5:14-15). 

Para onde caminharemos? Para onde queremos ir? São tantas escolhas por fazer e temos que ter ajuda do alto, mas quando paramos para nisso pensar, vemos o quão longe estamos do que realmente nos satisfaz! 

Nosso cotidiano está nos propondo escolhas que nos acarretam renuncias e muitas das vezes não temos consciência de que, o que escolhemos hoje, refletirá num futuro próximo ou longe! 

Cuidado com suas escolhas, pois elas determinarão a sua eternidade! 

Enfim, terminamos com um homem que assim como você e eu, tem uma história para contar e que sabia o que queria: 

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 
(1 Crônicas 4: 9-10). 

A Bíblia não mostra toda a oração de Jabez, mas mostra-nos o suficiente para entender que ele quando orou estava nas condições que listo abaixo: 

Ele sabia a quem estava pedindo, ele reconhece que o Deus de Israel é a fonte de toda bênção, e ele pede a Deus por Sua graça. Este pedido foi baseado, pelo menos em parte, na promessa que Deus fez há Abraão e seus descendentes de os abençoar (Gênesis 22:17). 

Ele sabia o que estava pedindo, Jabez pede pela vitória e prosperidade em todos os seus esforços e que sua vida fosse marcada pelo crescimento advindo da parte de Deus, assim saberia ele que foi o Senhor quem fez e não as suas forças. 

Ele condicionou o pedido a sua vida, em outras palavras, Jabez pede a direção de Deus e a sua força para estar com ele em sua vida diária. 

Ele queria que sua vida fosse abundante em Deus, livro de mal conforme Jesus orou, livrai-nos do mal! 

Se ainda não recebemos, podemos ter em mente que, o tempo determinado ainda não chegou (Eclesiastes 3) ou não está dentro da vontade de Deus, mas de uma coisa tenho certeza, ore pedindo, pois, todas as coisas são possíveis a oração exceto o que está fora da vontade de Deus. 

Deus tem muito mais para mim e para você!

O EVANGELHO, O EVANGELISMO E O EVANGELISTA

O Evangelho é uma dádiva;
O evangelismo um dever;
O evangelista um servo.

O evangelho é de Deus;
O evangelismo também;
O evangelista também.

O Evangelho salva;
O evangelismo salva;
O evangelista deve ser um salvo.

O Evangelho é ação de Deus em busca do Homem;
O evangelismo é a ação do homem em busca do homem;
O evangelista é o que foi achado, para outros achar.

Viva o Evangelho evangelizando para ser evangelista.