terça-feira, 12 de março de 2019

JESUS, FERIDO DE DEUS

Dentre muitas causas da morte de Jesus, está a que nós jamais conseguiremos obedecer plenamente a Lei, pois a Lei de Deus nos mostra o que Deus ordena (a qual, certamente, é boa), mas a LEI não possui o poder de nos capacitar a fazer o que ela diz.

Você poderia colocar desta forma: a LEI orienta, mas ela não concede A LEI nos mostra a aparência de uma vida santificada, mas ela não tem poder santificador.

É somente o Evangelho (o que Jesus fez) que pode dar o estímulo que honra a Deus para a nossa obediência. 

Assim, enquanto a Lei nos orienta, somente o Evangelho pode nos conduzir.

Por isso, precisamos do Evangelho da graça e da graça do Evangelho; precisamos de um Salvador, porque cada um de nós já demonstrou que não responde bem a regras (Rm. 3:23).

Nos foi dada uma LEI PERFEITA (Rm. 7:12), mas nenhum de nós – não, nem mesmo um – a obedeceu (Rm. 3:10), pois qualquer obediência não fundamentada ou motivada pelo Evangelho é insustentável, e por tudo isso, e muito mais, que Jesus teve que morrer, teve que ser FERIDO POR NÓS.

NÃO ERRE, LEIA A BÍBLIA.

No antigo testamento Oseias proferiu uma sentença:

”O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...”
Oseias ‭4:6‬ ‭ARC‬‬

Mesmo com todas as manifestações da justiça e do amor divino para o povo Judeu, eles perseveraram no erro, tanto que Jesus repetiu:

”Jesus respondeu: —Vocês estão errados, pois não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus.”
Mateus‬ ‭22:29‬ ‭VFL

Hoje, quase dois mil anos depois das palavras de Jesus, temos certeza que o povo erra por não saber as escrituras, e muitos por simplesmente ignorarem uma simples coisa, a leitura da Bíblia, os que não leem porque não querem são piores do que os que não leem porque não sabem; mas há uma classe mais difícil do que os não leitores, são os que leem, eles leem muito sobre a Bíblia, mas pouco ou quase nada da Bíblia, esses ignoram uma coisa muito simples, ler sobre a Bíblia não é ler a Bíblia.

Em Israel, aos 6 anos, começava-se a ler a Torá (a Bíblia para os judeus) esse é o primeiro siclo de estudo chamado Beit Sefer, aos 10 anos eles já haviam decorado a Torá, pois ele só faziam ler e estudar a Torá (Bíblia), os que se destacavam, após decorar a Torá (Bíblia), passavam a estudar, sob a orientação de um rabino os demais livros que compõe nosso Antigo Testamento, no segundo ciclo de estudos chamado de Beit Talmud, onde eles aprofundavam-se na Torá (Bíblia) e nos livros históricos, poéticos, sabedoria e profetas, eles passavam 4 anos (6 a 10) estudando somente a Torá (Bíblia) e 2 anos tanto a Torá (Bíblia) e os demais livros.

Aos 12 anos eles eram a futura classe de intelectuais de Israel e aos 14 já estavam debatendo a tradição oral dos rabinos.

Percebeu que eles começaram com a Bíblia por 4 anos e somente depois da Bíblia eles entram com os demais livros, sem se apartar da Bíblia?

Não erre, leia a Bíblia, pois lê-la é ouvir a voz de Deus, ler sobre a Bíblia, é ouvir o que o escritor diz sobre o que leu na Bíblia.

Concluindo, leia muito a Bíblia, leia bons livros, _ore tanto quanto ler ou mais_ e _Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam._
João‬ ‭5:39‬ ‭ARC