sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ABRAÃO, HOMEM COMO TODO HOMEM


Com tantos bons exemplos de Abraão será que ele não era um super-homem? Não. Abraão era homem como todos os outros homens que viveram, que vivem e que surgirão.

Há momentos na vida de Abraão em que devemos elogiá-lo, aplaudi-lo e imitá-lo; da mesma maneira que existem homens e mulheres comprometidos e comprometias com Deus, que buscam acertar, existe na vida de Abraão momentos reprováveis, situações constrangedoras, embaraçosas, que causaram um dano no presente de Abraão e no futuro para com a sua posteridade.

Do mesmo jeito que a bíblia revela as ações virtuosas de Abraão, ela revela os erros, a fragilidade e a covardia de Abraão.

Destoa até da nossa razão um homem cheio de fé passar por autos e baixos, mas, Deus permite isso para que saibamos que apesar de agirmos muitas vezes virtuosamente, haverá momentos em que poderemos cair.

Abraão errou, também pudera ele era humano, sujeito as mesmas paixões ‘sujeito as mesmas paixões [Tg. 5. 17]’ que nos hoje em dia.

Errou a levar Ló consigo quando da partida da casa de seu pai, da sua terra e de sua parentela. Pretendia Abraão fazer de seu sobrinho Ló seu herdeiro?

Abraão acovardou-se quando disse que Sara sua esposa era sua irmã. Ele não mentiu pois realmente Sara era sua irmã, Sara era filha do seu pai [Tera] mas de outra mãe [?] [Gn. 20. 12]. E isto fez por duas vezes. Este mau exemplo de Abraão pode ser visto na vida de Isaque que cometeu o mesmo erro [Gn. 26].

Errou quando aceitou Agar, escrava de Sara como mulher, para que dela tivesse um filho. Talvez fosse esse o maior erro cometido por Abraão, ainda hoje se vê reflexos da desarmonia entre Isaque e Ismael [Gl. 4. 29], o oriente médio vive em guerras constantes em mulçumanos [descendentes de Ismael] e Israelitas [descendentes de Isaque].

Duvidou de Deus quando Deus disse que ele e Sara teriam um filho, Sara riu e Abraão exclamou ‘tomara que viva Ismael diante de Teu rosto!’ [Gn. 17. 18].

Que sirvam de exemplo estes erros de Abraão para que ninguém pense ser um super crente, Abraão foi sim, um grande HOMEM e como HOMEM que era ele acertou e errou. Eu, você, nós nunca seremos um super crente, mas sempre teremos o que é maior do que o super homem ao nosso lado, Jesus.

Como disse certa feita o pastor Manoel Anizio da Silva em sua oração ‘Meu Deus, me ensine para não errar. Para não ter que errar para aprender’.

Nenhum comentário: