quinta-feira, 19 de junho de 2014

DIAS DIFÍCEIS...

Não tenho exatidão da data que esta expressão foi escrita por Paulo a Timóteo, mas por incrível que parece ela é tão atual quanto passada! Para um cristão as coisas nunca serão fáceis, pois assim como o justo Ló afligia sua alma (2 Pedro 2:7), nos também nos afligimos a nossa!

Sempre que leio sobre a depravação do gênero humano, descrita na Bíblia fico impressionado como isso é recorrente! Foi assim nos dias de Noé (E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gênesis 6:5), foi assim no tempo de Abraão (Gênesis 19), e lá assim como no período de Noé Deus sentenciou a morte os tais praticantes; de igual modo a historia vem se repetindo desde a caminhada no deserto a caminho de Canaã, como também nos dias da vinda de Cristo e também pós vida dEle; veja como Paulo transcreve a caótica situação do mundo de então.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:18-32

Viu como o texto de Paulo é atual, ao mesmo tempo em que descreve o tempo passado? Hoje ate parece que está pior, mas se achas isso, tenho uma noticia para você, vai piorar...

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais "amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 2 Timóteo 3:1-9

E isso descrito pela Bíblia, torno a repetir, vai piorar! Mas quando os próprios fundamentos se abalam, que pode fazer ainda o justo? Salmos 11:3; eis aí uma pergunta que devemos observar o que a inerrante palavra de Deus nos diz:

Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. Lucas 21:36”

Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! 1 Coríntios 16:13

Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 2 Coríntios 6:3

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Efésios 5:11

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1:27

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. NINGUÉM QUE MILITA SE EMBARAÇA COM NEGÓCIOS DESTA VIDA, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:1-4


Quantos belos textos, e parafraseando-os, ore! Vigie! Seja santo! Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  Romanos 8:18, 1 João 3:2-3.

Nenhum comentário: