quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DOSE BIBLICA: O JUGO SUAVE


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

As palavras de Jesus são espirito e vida (João 6:63) e dentre tantas e profundas palavras dita por ele, hoje destacaremos a chamada comum de Cristo a todos nós, a chamada a salvação!

Se você tem uma Bíblia e já a leu, certamente já leu o texto que Mateus escreveu e citei acima, o texto fala de muitas coisas e dentre elas, quero destacar o julgo suave de Jesus!

Em Israel, as os meninos eram levados à escola aos 06 anos de idade, eles eram ensinados por rabinos a TORÁ (a Lei de Moises ou os 05 primeiros livros da nossa Bíblia (Genesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio), 04 anos mais tarde, eles já sabiam ou deviam saber decorado esses livros, não o todo, mas o mínimo necessário para praticar por toda vida, terminando aqui, aos 10 anos o primeiro ciclo de educação em Israel, após isso, alguns voltavam para suas casas e aprendiam o oficio dos seus pais, de sua família; os que se destacavam, iniciavam outro estagio, iam se aprofundar no estudo da TORÁ e na interpretação da lei, “adotados” por um rabino, eles tinham acesso a sinagoga e inclusos estavam na escola judaica, eles se destacavam, eram os chamados “extraordinários” e tornavam-se os discípulos dos rabinos, eles seriam a elite das crianças, e posteriormente seria a elite intelectual de Israel, aos 12 anos eles já tinham aprendido, decorado toda as sagradas escrituras (que são para os Judeus o que chamamos hoje de velho ou antigo testamento, os livros de Genesis a Malaquias, sabendo as subdivisões, históricos, sapienciais, profetas maiores e menores), aos 14 anos eles já iniciavam os debates sobre a tradição oral e intepretações diversas dos rabinos acerca da lei e já estavam se aprofundando no mais precioso da vida religiosa de um discípulo, como por em pratica a Lei de Moises, como exercer tudo o que vivenciou e aprendeu nestes últimos anos.

Cada rabino tinha a SUA PARTICULAR interpretação acerca de cada ponto da Lei, essas interpretações ou o conjunto delas, denominava-se de JUGO, uns tinham uma interpretação mais firme sobre determinado texto, outros mais duro ainda, e isso era comum a todos!

Nos tempos de Jesus, existiam dois grandes rabinos, duas grandes escolas, um era Hilel, conhecido por ser o sábio que preservava o amor, o humanismo, a bondade, a paciência e a humildade. Ele foi o primeiro dos muitos rabinos fariseus, o outro era Shammai, era extremamente íntegro, mas rígido e genioso; Hilel era um homem de paz, humilde e respondia a todas as perguntas que lhe eram feitas, mesmo as constrangedoras ao contrário de Shammai, Hilel tinha alunos não-judeus.

Conta-se uma história que um dia, um jovem veio à busca de Shammai e pediu para ser convertido: “Converter-me na condição de que você me ensina toda a Torá, enquanto eu estou apoiado em um só pé”, Shammai empurrou-o para fora com a régua em sua mão, então veio Hilel e lhe disse: “O que não desejas para ti não o faças aos outros. Esta é a Torá, o resto é comentário. Vai e aprende”.
Ambos tinham seus discípulos! Colocando sobre seus ombros, o seu julgo e é exatamente nesse contexto que aparece Jesus dizendo: “- Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”! Numa sociedade caótica, sem esperança alguma, desmotivada, subjugada aos Romanos, aparece um que brada, “vinde a mim!” “todos” “cansados” “oprimidos” “Eu vos aliviarei”! Que maravilhoso brado, mas não para por aí, Ele continua, “tomai sobre vos o meu Jugo” nesse ponto, posso ver uma interrogação aos ouvintes: “- Mais um que quer nos subjugar! Mais um com sua interpretação”; mas Jesus prossegue, “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descanso para as vossas almas” ate aí a mesma coisa dos demais, mas Ele complementa “porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve!” Gloria da Deus!

Jesus com muita propriedade estava dizendo, “- Eu tenho a verdadeira interpretação da Lei, sei o que de fato Deus quer de cada um de nós!”.

Acredito que já tenhas percebido a diferença entre Jesus e os rabinos da época dele, enquanto o jugo dos rabinos da época de Jesus punham pesados fardos “Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:1-4” Jesus declarava que seu jugo era suave e Ele fazia conforme ensinava e ensinava conforme fazia!

Enfim, Jesus se sobressai por inúmeras coisas, e está claro que Ele convida a todos, e não somente os “excelentes”.

- Gustavo Clemente

Nenhum comentário: