quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COMO DEVO SER?

Reposta Simples, devemos ser iguais a Jesus!

Impossível! Podeis ate ter exclamado!

Será?

Leiamos o texto abaixo:

“E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia (Mateus 26:73)

“E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.” (Lucas 22:56-59)

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11:26)
Exegeticamente, o significado da palavra Cristãos no grego é "Pequenos Cristos" - dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Cristo!

E agora entendeu? Não? Vamos lá.

Pedro foi reconhecido como igual a Jesus! Vede que as pessoas que estavam próximas a Pedro só em olhar para ele, deduziram que ele era parecido com Jesus, outro disse que ele era Galileu, ou seja, tinha os mesmos costumes, modo falar, agir e etc.

Ainda não se convenceu! Há, sei, é que isso era exterior, aparência! Pedro só parecia com Jesus na aparência!

Então que tal o exemplo de Paulo e Barnabé! Eles foram chamados de Cristãos (definição a cima) pelo que pregavam vivendo e viviam pregando, e agora? A vida, a maneira de se portar, as escolhas, as renuncias que eles viviam, mostrava que eles eram como Jesus em sua maneira de viver! E digo mais, foram chamados de CRISTÃO, pequenos cristo, ou seja, aquele que é ungido, separado para uma causa!

É impossível ser Jesus, é impossível ser Barack Obama, Billy Graham, Max Lucado, Augusto Cury, Ariano Suassuna e etc., mas é possível ser como eles foram! Eis o “X” da questão, não é ser Ele, é ser como ele. É Fazer com que alguém lembre por nossos atos, passos, palavras, ações dEle.

Você já se perguntou como Jesus era? Como se vestia? E se estivesse em nossos dias como ele se vestiria? Teria barba? Bigode? Cavanhaque? Usaria calça? Carros? Ônibus? Será que ele era assim? Cabelos longos, barba, olhos claros…

Por que as escrituras não dizem nada sobre o aspecto físico de Jesus? Os evangelhos, e todos os escritos que falam sobre Jesus nenhum destacam uma só linha ou frase para dizer como nosso Salvador era fisicamente.  É difícil dizer, mas eu sei que Jesus era por fora aquilo que era por dentro! Isso impactou tão profundamente os seus seguidores, que eles “esqueceram-se” de mencionar sua aparência. As páginas sagradas que narram os atos de Jesus foram gastas apenas para falar do que realmente importava, e dEle era o coração, que era manso e humilde.

Se alguém fosse escrever sobre sua historia, sua vida, quantas páginas seriam gastas para falar do seu exterior e quantas seriam necessárias para falar do seu interior?
Como você é conhecido? Como as pessoas lembram-se de você? Você é lembram como o jovem da barbicha? A moça do cabelo vermelho e curto? O menino de boné e pulseira? A menina do brilho e maquiagem extravagante? Ou pelo seu proceder, seu caráter? O que é mais marcante em você, sua aparência ou seu interior? A sua vida fala mais que suas palavras ou suas palavras não condizem com sua via?

Existem pessoas bonitas e pessoas feias, esteticamente falando, e isso é fato, como diz o ditado, a beleza esta nos olhos de quem vê!

Mas entenda a ótica de Deus:

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

E agora, que diferença faz morar numa mansão, uma casa alugada ou numa palafita? Que diferença faz se as suas roupas são compradas no shopping ou no camelô? Que diferença faz se o almoço é caviar ou cuscuz? Que diferença faz andar de ônibus ou carro do ano?
Que diferença faz isso diante de Deus? Nenhuma!

Deus está procurando os corações dispostos a lhe servir, mesmo sem posição social, classe abastada, formação acadêmica e por aí vai! Deus quer que você seja frutífero e que sua vida determine suas palavras e ações.

E agora, como você deve ser? Ser como Jesus é seguir os seus passos, cumprir o seu ide, portar-se de modo humilde e simples, não extravagante! Ser com Jesus, é ser simpático, altruísta, empático, cortes, sincero, honesto.

Para Deus suas vestes importam, mas sua vida deve falar mais que sua aparência!

Quando buscamos uma arvore, queremos o fruto, mas é verdade que uma arvore sem folhas e que não propicia sombra será menos lembrada do que a arvore que além de beneficiar-nos com o seu fruto, nos refresca com sua sombra!

Porte-se de modo varonil, se vista de trajes com modéstia, ames a beneficência, pratiques a justiça e andai em humildemente para com o vosso Deus, pois fazendo isso, a opinião do homem pode a ter ser retirada na primeira impressão, mas a de Deus será tirada do coração!

Nenhum comentário: