quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DOSE BIBLICA: O JUGO SUAVE


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

As palavras de Jesus são espirito e vida (João 6:63) e dentre tantas e profundas palavras dita por ele, hoje destacaremos a chamada comum de Cristo a todos nós, a chamada a salvação!

Se você tem uma Bíblia e já a leu, certamente já leu o texto que Mateus escreveu e citei acima, o texto fala de muitas coisas e dentre elas, quero destacar o julgo suave de Jesus!

Em Israel, as os meninos eram levados à escola aos 06 anos de idade, eles eram ensinados por rabinos a TORÁ (a Lei de Moises ou os 05 primeiros livros da nossa Bíblia (Genesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio), 04 anos mais tarde, eles já sabiam ou deviam saber decorado esses livros, não o todo, mas o mínimo necessário para praticar por toda vida, terminando aqui, aos 10 anos o primeiro ciclo de educação em Israel, após isso, alguns voltavam para suas casas e aprendiam o oficio dos seus pais, de sua família; os que se destacavam, iniciavam outro estagio, iam se aprofundar no estudo da TORÁ e na interpretação da lei, “adotados” por um rabino, eles tinham acesso a sinagoga e inclusos estavam na escola judaica, eles se destacavam, eram os chamados “extraordinários” e tornavam-se os discípulos dos rabinos, eles seriam a elite das crianças, e posteriormente seria a elite intelectual de Israel, aos 12 anos eles já tinham aprendido, decorado toda as sagradas escrituras (que são para os Judeus o que chamamos hoje de velho ou antigo testamento, os livros de Genesis a Malaquias, sabendo as subdivisões, históricos, sapienciais, profetas maiores e menores), aos 14 anos eles já iniciavam os debates sobre a tradição oral e intepretações diversas dos rabinos acerca da lei e já estavam se aprofundando no mais precioso da vida religiosa de um discípulo, como por em pratica a Lei de Moises, como exercer tudo o que vivenciou e aprendeu nestes últimos anos.

Cada rabino tinha a SUA PARTICULAR interpretação acerca de cada ponto da Lei, essas interpretações ou o conjunto delas, denominava-se de JUGO, uns tinham uma interpretação mais firme sobre determinado texto, outros mais duro ainda, e isso era comum a todos!

Nos tempos de Jesus, existiam dois grandes rabinos, duas grandes escolas, um era Hilel, conhecido por ser o sábio que preservava o amor, o humanismo, a bondade, a paciência e a humildade. Ele foi o primeiro dos muitos rabinos fariseus, o outro era Shammai, era extremamente íntegro, mas rígido e genioso; Hilel era um homem de paz, humilde e respondia a todas as perguntas que lhe eram feitas, mesmo as constrangedoras ao contrário de Shammai, Hilel tinha alunos não-judeus.

Conta-se uma história que um dia, um jovem veio à busca de Shammai e pediu para ser convertido: “Converter-me na condição de que você me ensina toda a Torá, enquanto eu estou apoiado em um só pé”, Shammai empurrou-o para fora com a régua em sua mão, então veio Hilel e lhe disse: “O que não desejas para ti não o faças aos outros. Esta é a Torá, o resto é comentário. Vai e aprende”.
Ambos tinham seus discípulos! Colocando sobre seus ombros, o seu julgo e é exatamente nesse contexto que aparece Jesus dizendo: “- Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”! Numa sociedade caótica, sem esperança alguma, desmotivada, subjugada aos Romanos, aparece um que brada, “vinde a mim!” “todos” “cansados” “oprimidos” “Eu vos aliviarei”! Que maravilhoso brado, mas não para por aí, Ele continua, “tomai sobre vos o meu Jugo” nesse ponto, posso ver uma interrogação aos ouvintes: “- Mais um que quer nos subjugar! Mais um com sua interpretação”; mas Jesus prossegue, “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descanso para as vossas almas” ate aí a mesma coisa dos demais, mas Ele complementa “porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve!” Gloria da Deus!

Jesus com muita propriedade estava dizendo, “- Eu tenho a verdadeira interpretação da Lei, sei o que de fato Deus quer de cada um de nós!”.

Acredito que já tenhas percebido a diferença entre Jesus e os rabinos da época dele, enquanto o jugo dos rabinos da época de Jesus punham pesados fardos “Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:1-4” Jesus declarava que seu jugo era suave e Ele fazia conforme ensinava e ensinava conforme fazia!

Enfim, Jesus se sobressai por inúmeras coisas, e está claro que Ele convida a todos, e não somente os “excelentes”.

- Gustavo Clemente

DOSE BIBLICA: DEUS É FIEL



O telefone já não toca,
A lua já não encanta,
O sol já não brilha,
Os pássaros não cantam,
Mas Deus permanece Fiel!

As estrelas se apagam,
As portas se fecham,
O caminho torna-se escuro,
Os amigos já não estão,
Mas Deus permanece Fiel!

Já não há alegria,
Já não há esperança,
A dor é grande,
A angústia é maior,
Mas Deus permanece Fiel!

Olhares altivos,
Pensamentos confusos,
Sonhos frustrados,
Desilusões aos montes,
Mas Deus permanece Fiel!

Lágrimas correm,
Gemidos e sussurros aumentam,
Dores que não cessam,
Solidão quer nos dominar,
Mas Deus permanece Fiel!

Sem respostas,
Sem voz,
Sem saída,
Sem nada
Mas Deus permanece Fiel!

As verdades são mentiras,
As mentiras são verdades,
Os fundamentos são abalados,
Os princípios são trocados,
Mas Deus permanece Fiel!

Quem dera que se cumprisse,
Quem dera que conseguisses,
Quem dera não morrer,
Quem dera sempre viver,
Mas Deus permanece Fiel!

Coração batendo forte,
Coração angustiado,
Coração temeroso,
Coração magoado,
Mas Deus permanece Fiel!

Há muito que fazer,
Há muito que falar,
Há muito que escrever,
Mas somente uma coisa a confiar,
Deus permanece Fiel!


“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:23)"

- Gustavo Clemente