segunda-feira, 14 de novembro de 2016

NÃO OS TIRES DO MUNDO


Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. (João 17:15)
O capitulo 17, escrito por João, é uma transcrição da sublime oração do Mestre dos mestres, Reis dos reis, Senhor dos senhores, Jesus Cristo! Ele não via a oração como um recurso nas horas mais difíceis, nas horas incertas, mas sim o meio pelo qual Ele mostrava ao mundo e a todos os que o rodeavam que orando, estamos mais perto de Deus!
Os 26 versículos mostram um amor inesgotável, sacrificial e imensurável por todo aquele que esteve e estava e estão sob o julgo do pecado! Cada frase nesse capitulo, assim como em todos os outros demonstra um cuidado sublime do Criador Bendito pela criatura, e dentre tantas frases, que destacar o que está entendido “não os tires do mundo, os livre do mal”.
Muitos incompreendidos e muitos que não compreenderam as verdades sagradas distorcem cada frase bíblica tentando justificar seus achismos, mas a Palavra de Deus é bem clara, “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tiago 1:5)”, Jesus como em tudo o que fez, foi perfeito! E deixou-nos um legado antes jamais visto e depois dEle, imitado! Essa frase de Cristo, mostra-nos muitas coisas, mas tantas coisas, que para não ser liberalista e também não aniquilar o legalismo que muitos exercem, preciso destacar dois textos bíblicos:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. (1 Coríntios 10:23)”.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)”.
Embora estejamos no mundo, não somos dele “Não são do mundo, como eu do mundo não sou. (João 17:16)” e estado nele não devemos o amar “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)”, “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16)”, tudo isso porque “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 João 5:19), mas depois de tudo isso, como encaramos a declaração de Jesus, parafraseando “não os tires do mundo, os livre do mal”?
Consideremos, o mundo foi criado por Deus e ao termino de sua criação “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom... (Genesis 1.31)”, considerando também que “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. (Eclesiastes 3:11)” é preciso deixar bem claro que o enquanto estamos no mundo, precisamos usufruir dele, pois Deus o fez para nós!
Como filhos e servos de Deus temos pleno direito de usufruir desse mundo, “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)”, sem se  esquecer de que não podemos nos embaraçar com os negócios dessa vida (2 Timóteo 2:4) e nem nos deixar dominar por nada, quer licito e principalmente ilícito (1 Coríntios 6:12); muitos por ignorar as verdades Sagradas ou por serem (até mesmo sem saber) legalistas (aquele que cria princípios éticos, com base em escolhas, experiências, vontades e desejos pessoas, “iluminados” pelo entendimento, seu entendimento do que é certo e do que é errado, com a mínima ou nenhuma fundamentação na palavra de Deus) escandalizam-se por e com tudo, privando a nossa liberdade “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. (Gálatas 5:13)”.
Entendemos então que, não somos do mundo, fomos chamados à liberdade, não devemos dar ocasião a carne, devemos agir com decência e ordem sabendo que somos Deus e do Senhor é a terra e que o sistema mundano é passageiro e dele nade devemos ter e exercer, mas que, enquanto aqui no mundo (terra), desfrutemos dentro do limite do que é santo, justo, verdadeiro, louvável, edificante e santificador que nos levará a Deus, pois somos de Deus!
- Gustavo Clemente