terça-feira, 25 de outubro de 2016

OBEDIÊNCIA


"Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?" (Gálatas 5:7).

Talvez você não tenha lido ou escutado, mas no âmbito espiritual “mais importante do que o ABC é o OBDC (leia obedecer)” seja na igreja, seja em casa, seja no trabalho, a capacidade de obedecer sempre será maior e melhor do que a capacidade de executar, liderar, mandar, criar e etc.

A obediência é tão proeminente na Bíblia que ela é evidenciada logo no primeiro capitulo da mesma:

“Disse Deus: Haja luz. E houve luz” (Genesis 1:3).

“... mandou, e logo foram criados” (Salmos 148:5).

A obediência é uma das evidencias do caráter do verdadeiro cristão, e isso se deve pelo modelo que temos recebido do próprio Deus, por meio de Jesus “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu” (Hebreus 5:8) e essa obediência o levou a morte “e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente ate a morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8) e também foi a causa de sua exaltação (Filipenses 2:9).

Não obstante, a Bíblia está repleta de exemplos sublimes de obediência, pois você de dizer que Jesus era Deus e que não podia falhar, mas o que diremos da obediência de Abraão quando Deus pediu seu filho em sacrifício (Genesis 22), e dos discípulos que declararam “Porem, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29) (cabe ressaltar que essa declaração dos discípulos é padrão para não obedecermos aos homens quando as ordens dos homens foram contrarias a Palavra e Vontade de Deus).

Como vimos à cima, Jesus aprendeu a obedecer, e nós temos que aprender a obedecer e a praticar a obediência, pois tão ou mais importante que aprender é exercer o que se aprende.

Paulo escrevendo a Timóteo, seu “filho na fé”, faz uma declaração linda de perseverança ha obediência, contraria a critica escrita aos gálatas que não perseveraram em obedecer:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” (2 Timóteo 3:14).

A obediência é essencial para uma vida consagrada a Deus, obedecer implica santificar-se, consagrar-se, abnegar-se, dedicar-se, humilhar-se e entre tantas outras coisas, obedecer e melhor que o sacrificar, em outras palavras, nada terá valor se não tiver obediência!

Na exortação de Paulo ele mostra três estágios ou características de quem quer obedecer, e você pode dizer, existe alguém incapaz de obedecer! Respondo que sim! Um louco não obedece, um infante não obedece, um indouto não obedece, pelo simples fato de não ter capacidade de aprender! Assim Paulo deixa claro que para que haja obediência, é preciso existir o ensino, a aprendizagem, e isso corrobora com o que disse Jesus “Aprendei de mim” (Mateus 11:29) e “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14); Jesus ensinou, os discípulos aprenderam e praticaram, devemos nós fazer o mesmo, por esse motivo Paulo exorta Timóteo que obedecer implica em aprender e perseverar e pelo menos quatro coisas estão envolvidas nesse processo de obediência-aprendizagem:

1. Perseverança: “permanece naquilo que aprendeste”.

2. A capacidade de aprender: “Aprendeste”.

3. O que foi ensinado: “Foste inteirado”.

4. Quem o ensinou: “sabendo de quem o tens aprendido”.

Talvez você não tenha observado, mas é preciso ser capaz de aprender, e não ignore o que digo, pois na mesma carta a Timóteo, Paulo afirma que tem quem “aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 3:7), além disso, tem os que não perseveram em obedecer como os gálatas “... quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” (Gálatas 5:7), e é preciso está atento ao que e ensinado, assim com os Romanos “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues” (Romanos 6:17) e tão importante quanto o ensino é o exemplo de quem ensina “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar” (Atos 1:1), veja o que disse Paulo ao seus ouvintes filipenses “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei (obedeçam, imitai); e o Deus de paz será convosco” (Filipenses 4:9).

Por fim, ninguém terá vitória sem obediência, ninguém terá sucesso sem obediência, pois santificar-se é obedecer “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16), “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 20:7); Orar é obedecer “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer” (Lucas 18:1), “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17); louvar é obedecer “Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor” (Salmos 33:1), e não esquecendo que a autoridade deve ser obedecida “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17) e não somente as autoridades espirituais, como também as seculares “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Romanos 13:1,2).

A obediência é dever de todos e também uma virtude dos salvos, a obediência deve ser espontânea, pois Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito e isso deixou bem claro Jesus “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29), esse fazer sempre o que lhe agrada é obeder, que “é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22).

Concluo com Salmos 4:3 (Bíblia Viva): “Prestem atenção a este fato: o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado. É por isso que Deus me ouve quando oro e peço ajuda”.

É preciso obedecer para morar ao Lado do Senhor, quem obedece, vive para sempre!

- Gustavo Clemente