sábado, 17 de outubro de 2015

CONSOLAÇÃO...

A morte de Cristo Jesus na rude cruz fez e faz nova criatura todos os que Ele aceitar. Mesmo sedo nova criatura todos passamos por momentos frustrantes, momentos desesperadores, momentos angustiantes, momentos que as palavras não resolvem, mas sabemos que em todos estes momentos, se estivermos em Cristo, Ele estará conosco; poeticamente falado, as lágrimas são uma expressão da alma, é um grito que escorre dos olhos! É a máxima expressão do corpo ante a dor, ante a angústia, ante um sentimento devastador de impotência, onde só nos resta chorar!

Cristo Jesus em seu glorioso sermão, com a maestria que lhe é peculiar, nos legou os princípios básicos e necessários, para uma vida integra, santa, justa e piedosa em meio à degradação deste mundo, e dentre tudo o que foi nos dado pelas suas palavras, uma das bem-aventuranças retumba em meu coração, “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5:4), em outras palavras, “se você chora, você será consolado!”

A muitos meios de consolar, como pai, eu sei que muitas vezes o consolo nem sempre é o remédio para remediar uma situação para com meus filhos, mas é obvio que resolver o problema é consolar um coração que anseia por uma saída, por uma resposta, por uma solução!

A consolação é algo maravilhoso! O ministério terreno de Jesus era um consolo para os que acreditaram em suas palavras, seus feitos, tanto era, que no discurso de despedido proferido por Ele e que Joao escreveu, Jesus deixou bem claro que “outro Consolador” (João 14:16) ficaria para sempre conosco.

Consolar é uma obra magistral de Deus! Talvez não nesse momento, mas nosso coração transborda ao saber que Deus nos consola, e essa verdade permeia toda a escritura!

A profecia, um dom, tem sua tríplice função, cuja uma delas é consolar:

Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los. (1 Coríntios 14:3)

Isso porque a profecia é uma revelação dada por Deus que é o pai da consolação, o Deus de toda consolação:

O Deus da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, (Romanos 15:5)

Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, (2 Coríntios 1:3)

Paulo sabia da importância da consolação e dela falou a todos os seus contemporâneos, mostrando a todos que por vários meios ele mesmo foi consolado, para demostrar a todos que a consolação faz parte de uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos!

Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos.
(2 Coríntios 1:6)

A consolação que Deus nos legou é eterna:

Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça, consolem os vossos corações e os confirmem para toda boa obra e palavra!
(2 Tessalonicenses 2:16,17)

Essa consolação a nós concedida cresce a medida de nosso sofrimento, quanto mais aperto, mais consolação:

Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. (2 Coríntios 1:5)

Por estar cheio de consolação Paulo sentia gozo em meio as tribulações e declarava que assim deviam proceder todos os que viviam na mesma fé:

Tenho grande confiança em vós. Grande é o motivo de me gloriar de vós. Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. (2 Coríntios 7:4)

Essa confiança e consolação que Paulo tinha em si advinham da escritura:

Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15:4)

Paulo tinha em mente que o objetivo de Deus o consolar das dificuldades era para que Ele consolassem a outros:

Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! (2 Coríntios 1:3,4)

Qual de nós está isento das dificuldades? Mas sabemos que elas vem para sermos consolados e que, quando consolados devemos consolar a outros! E Deus tem seus agentes consoladores!

A palavra:

O único consolo em minha aflição é que vossa palavra me dá vida. (Salmos 119:50)

O Senhor respondeu ao anjo que me falava, e disse-lhe boas palavras, cheias de consolação. (Zacarias 1:13)

Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15:4)

As promessas:

Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida. (Salmos 119:50)

A sua presença:

Vi sua conduta, disse o Senhor, e o curarei. Vou guiá-lo e consolá-lo, (Isaías 57:18)

Os milagres:

Quanto ao moço, levaram-no dali vivo, cheios de consolação. (Atos 20:12)

A comunhão com os irmãos:

A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação. (2 Coríntios 1:7)

Eis o que nos tem consolado. Mas, acima desta consolação, o que nos deixou sobremaneira contentes foi a alegria de Tito, cujo coração tranqüilizastes. (2 Coríntios 7:13)

Deus, porém, que consola os humildes, confortou-nos com a chegada de Tito; e não somente com a sua chegada, mas também com a consolação que ele recebeu de vós. Ele nos contou o vosso ardor, as vossas lágrimas, a vossa solicitude por mim, de modo que ainda mais me regozijei. (2 Coríntios 7:6, 7)

A consolação foi uma das primeiras coisas ditas por Cristo e será uma das ultimas feitas por Deus...

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21:4,5

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:18.