quarta-feira, 24 de junho de 2015

COMENTARIOS SOBRE O LIVRO DE JONAS

CAPITULO 01

1.1. E veio a palavra do SENHOR a Jonas[G1] , filho de Amitai[G2] , dizendo:

1.2. Levanta-te, vai[G3] à grande cidade de Nínive[G4] , e clama contra ela[G5] , porque a sua malícia[G6] subiu até à minha presença.[G7]

1.3. Porém,[G8] Jonas se levantou [G9] para fugir da presença do Senhor [G10] para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

1.4. Mas o Senhor [G11] mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.[G12]

1.5. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus[G13] , e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono[G14] .

1.6. E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te[G15] , clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos[G16] 

1.7. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas[G17] .

1.8. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora[G18] , por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua[G19] ? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?[G20]

1.9. E ele lhes disse: Eu sou hebreu[G21] , e temo ao Senhor[G22] , o Deus do céu[G23] , que fez o mar e a terra seca[G24] .

1.10. Então estes homens se enche-ram de grande temor, e disseram-lhe[G25] : Por que fizeste tu isto[G26] ? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado[G27] .

1.11. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme[G28] ? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso[G29] .

1.12. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade[G30] .

1.13. Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles[G31] .

1.14. Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente[G32] ; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve[G33] .

1.15. E levantaram a Jonas[G34] , e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria[G35] .

1.16. Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos[G36] .

1.17. Preparou, pois, o Senhor [G37] um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe[G38] .

CAPITULO 02

2.1. E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.[G39]

2.2. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor[G40] , e ele me respondeu[G41] ; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz[G42] .

2.3. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

2.4. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.[G43]

2.5. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

2.6. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.

2.7. Quando desfalecia em mim a minha alma[G44] , lembrei-me do Senhor[G45] ; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.[G46]

2.8. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.[G47]

2.9. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento[G48] ; o que votei pagarei[G49] . Do Senhor vem a salvação[G50] .

2.10. Falou, pois, o Senhor[G51] ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca[G52] .

CAPITULO 03

3.1. E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas[G53] , dizendo:

3.2. Levanta-te[G54] , e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo[G55] .

3.3. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor[G56] . Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.

3.4. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida[G57] .

3.5. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.[G58]

3.6. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.[G59]

3.7. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;

3.8. Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

3.9. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

3.10. E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.[G60]

CAPUTULO 04

4.1. Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado[G61] .

4.2. E orou ao Senhor[G62] , e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.[G63]

4.3. Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.[G64]

4.4. E disse o Senhor[G65] : Fazes bem que assim te ires?[G66]

4.5. Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade[G67] .

4.6. E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.[G68]

4.7. Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.

4.8. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; [G69] e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.[G70]

4.9. Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.

4.10. E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

4.11. E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?[G71]

[G1]Deus direcionou, escolheu falar com Jonas, que privilegio! 

[G2]Jonas era filho de alguém importante, mas tinha sua importância., pois foi o escolhido. 

[G3]Uma ordem, objetiva – Deus não faz arrodeios para comissionar seus servos para a obra que tem reservada para ele. 

[G4]Um grande centro urbano. 

[G5]Não seria uma mensagem de favores, jonas não iria pregar o que eles queriam ouvir, mas sim o que Deus mandou e que eles precisavam ouvir! A mensagem da Cruz nem sempre revelao que queremos, mas sempre revelará o que precisamos. 

[G6]Alto nível de pecaminosidade, mas onde abundou o pecado, superabundou à graça! 

[G7]Deus não pode ver mal, Habacuque 1:13, mas é Onisciente. 

[G8]Porém é uma conjunção usada para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. 

[G9]É muito bom quando saímos do estado de segurança, e Jonas, saiu da zona de conforto – Ser missionário é sair da zona de conforto, do lar, da família, da cidade, as vezes do país! Assim foi com Abraão! Gn. 12. 1-4 

[G10]É impossível fugir da presença de Deus, Salmos 139. 1-16 

[G11]Deus não desiste de seus projetos, Deus não desiste de seus servos, sevocê fi escolhido, você irá! 

[G12] Fruto da desobediência de um servo de Deus, pode acarretar em morte para a vida de muitos inocentes. 

[G13]Os ímpios não sabem a quem clamar, nós sabemos a quem clamamos quando a coisa aperta, hino 110 - Salmos 34:6 

[G14]Quando o barco de nossa vida estiver pesado, a saída é jogar as coisas fora para que o barco não naufrague, mas se Jesus estiver no barco às coisas mudam (Lucas 8.22-25). 

[G15]Jonas escuta um segundo levante-se, mas agora é o homem falando, quando Deus falou, falou para uma missão de salvar vidas, agora o homem fala para que ele salve a sua própria vida que já não mais esta em segurança. 

[G16]Eles não sabiam a quem clamar, mas agora fala com um que sabe, o missionário precisa estar ciente e saber quem é o seu Deus. 

[G17]Nada acontece por acaso, Deus tem propósitos bem definidos e seus planos, ninguém pode invalidar. 

[G18]A hora da dificuldade, sempre se procura um culpado e não a solução! 

[G19]Leitor da Bíblia? Leitor de Facebook? Amante do Whatsapp? 

[G20]Quem és? 

[G21]Ele já não conseguia ser identificado pelas vestes, pelo falar pelo ser, é preciso mostrar quem somos, o mundo quer ver a diferença, no falar, no andar, no vestir, crente é diferente! 

[G22]Ele estava sendo sincero? 

[G23]Todos sabem que Deus é Deus! 

[G24]Deus criador, que cria situações! 

[G25]Ateo mais pecador do homem sabe que Deus é tremendo e poderoso. 

[G26]A culpa é inegável, não há nada encoberto que não seja revelado! Lucas 12:2 - não adianta querer se esconder, Deus nós vê. 

[G27]Na hora do acerto de contas não adianta mentir - Lembre-se de JACO! 

[G28]Assuma a responsabilidade de suas irresponsabilidades. 

[G29]Exitem momentos na vida, que a situação só piora. 

[G30]O servo de Deus deve ter conciencia de seus atos, so colhemos o que plantamos Gl 6:7 

[G31]Quando Deus está no negocio, não adianta lutar contra, é remar contra a maré! 

[G32]Uma oração, de homens inocentes, Deus responde! 

[G33]A vontade de Deus será feita! 

[G34]Por duas vezes Jonas se levantou, mas quando o homem levanta Jonas, é para o jogar fora, o homem nao tem misericordia! João 5.7 

[G35]O pecado é causa primaria dos sofrimentos que passamos em nossa vida. 

[G36]Deus tem seus meios de salvar, o que ele se importa é salvar, salvar e salvar, aqueles homens nao conheciam a Deus, mas por meio da dificuldade eles alcancaram a misericordia de Deus. 

[G37]Deus é soberano, é dono da situação, se você está se sentindo como jogado ao mar, Deus estápreparando algo para te guardar, para protejer a sua vida! 

[G38]Sombras das coisas futuras - Mateus 12:40 

[G39]Quando nossas armas se acabam, tudo o que nos resta é orar, e a oração é poderosa em seus efeitos, e tudo é possível a oração, exceto aquilo que está dentro da vontade de Deus. 

[G40]Peça a quem pode resolver! 

[G41]Jr. 33:3 

[G42]Existem momentos que a interceção não resolve, tem momentos que Deus quer ouvir a nossa voz! 

[G43]Mesmo diante da adversidade o missionário não perde a esperança! Lembre de Jó, o meu Redentor Vive! 

[G44]O homem a beira da morte, mesmo que não saiba , tem uma saída! Para quem tem fé à luz sempre brilhará no final do túnel. 

[G45]Quero trazer a memoria aquilo que me dá esperança. Lm. 3: 21 

[G46]A tua oração tem valor e tem direção! 

[G47]A justiça e senso dela, são inerentes ao homem. 

[G48]Gratidão é sinônimo de caráter! 

[G49]Eclesiastes 5. 4, 5 

[G50]Atos 4.12 

[G51]Deus quando fala, é sempre para o nosso bem. 

[G52]Ore para que o vomite e não vires dejetos! 

[G53]O Deus das oportunidades! 

[G54]Deus é insistente! 

[G55]Não pregue o que Deus manda e não o que vc acha que deve ser pregado! 

[G56]A obediência é fruto de uma vida de experiência com Deus, de comunhão com Deus, quem obedece vive mais! 

[G57]A palavra de Deus é fiel, não volta vazia e faz o que lhe apraz! 

[G58]Um verdadeiro arrependimento gera vida, gera perdão, gera salvação! 

[G59]A mensagem de Deus salva os grandes e pequenos! 

[G60]O homem é pecador, mas Deus é perdoador, é amor! 

[G61]Não se deixe vencer pelas suas convicções, um missionário tem na vontade de Deus seu deleite. Jo. 4. 31-34 

[G62]Um homem que orava, mas nem sempre com propósitos divinos! 

[G63]Uma oração fundamentada no conhecimento que ele tem de Deus e em suas convicções. 

[G64]Um missionário deve devotar toda sua vida a Deus e não as suas convicções. 

[G65]Deus mais uma vez em cena para ensinar! 

[G66]Deus conhece a intenção do coração, e as palavras são por ele muito bem pesadas! 

[G67]Um momento de infelicidade é comum a todos! 

[G68]O Deus que cuida do homem! 

[G69]Em tudo Deus tem um proposito. 

[G70]A extrema autoanalise do homem! – Deus é quem decide tudo em nossa vida. 

[G71] Os ensinamentos de Deus são sempre para o bem!