sábado, 23 de novembro de 2013

A ORAÇÃO DE DANIEL

A oração é algo fundamental na vida cristã. Com ela o crente vence sem ela o crente sofre. Daniel era um homem de profunda intimidade com Deus, tinha tanta intimidade que Deus o chamou de "homem mui desejado" (Daniel 10:11); este homem é um exemplo para nós como homem de oração, humildade e obediência a Deus!

A oração de Daniel revela algumas particularidades que devemos seguir como um bom modelo de oração e submissão a Deus:

UMA ORAÇÃO PESSOAL:

Ele fazia a sua oração e não a dos outros, ele não repetia uma oração feita, mas buscava dentro de si e de seu relacionamento com Deus e aprendizagem no templo, expor a Deus, de joelhos, não só as suas necessidades, mas a de toda nação, em Daniel 10:6 escrito está: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

OBSERVEMOS:

1. Orava em sua casa, é bem verdade que a igreja é a casa de oração, mas Jesus deixou-nos bem claro “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mateus 6:6).

2. Era rotina orar; fazia parte do planejamento diário e bem executado.

3. Orava, o texto não está ali por acaso, quantas pessoas tem se valido do momento para tomar para si nome de homem/mulher de oração, a oração não é para quem vê, é para Deus que tudo sabe.

4. Dava graças! Tão importante quanto agradecer é ter uma vida agradecida. Mesmo em momentos de dificuldades temos motivos suficientes para não somente pedirmos, mas também agradecer e muito, como diz o poeta: “as vozes de um milhão de anjos não expressão a minha gratidão!”.

UMA ORAÇÃO OBEDIENTE A PALAVRA:

Observe que o texto destaca que as janelas estavam abertas para a direção de Jerusalém, isso era um costume judaico que encontramos no primeiro livro dos Reis, vemos bem este mesmo costume (I Reis 8:42, 44, 48), assim o fazia, pois em Jerusalém estava o templo de Deus (nos dias de Daniel, destruído) símbolo da fé na presença constante de Deus e de sua providência!

ERA UMA ORAÇÃO PERSEVERANTE:

"... e três vezes no dia...; "...como costumava fazer..."

Em 3 momentos, horas do dia os Judeus oravam, as nove, doze e três da tarde; assim fazia o salmista (Salmos. 55:17) e isso de forma rotineira, contínua!

Quantas vezes alimentamos o corpo, quantas vezes acessamos o facebook, quantas vezes tomamos água, quantas vezes nos desviamos da verdade e isso num único dia? E quantos dias passamos sem orar!

Se oração fosse gordura quantos quilos teríamos? E se a internet fosse gordura quantos quilos teríamos?

Pouca oração pouco poder, muita oração, muito poder!

UMA ORAÇÃO HUMILDE:

"... punha-se de joelhos..." Jesus orou assim (Lucas. 22:41), Paulo (Efésias 3:14) e tantos outros. Dobrar os joelhos fala de submissão, entrega total, reverencia e adoração. Temos visto nestes últimos dias, pessoas que jão não oram, elas estão simplesmente saudando a Jesus, uns nem dobram os joelhos e dizem, vou orar, e a oração é: “Jesus cheuqei”; é bem verdade que a oração não está condicionada ao dobrar dos joelhos e a bíblia revela que muitas orações foram feitas em pé, deitado, andando, mas como não entender que na oração quando nos prostramos diante de Deus declaramos visivelmente nosso reconhecimento ante sua majestade!

Orar de joelhos é melhor, mas sabemos que há momentos nos quais, seja qual for à posição do corpo, a alma está de joelhos diante de Deus.

UMA ORAÇÃO AGRADECIDA:

"... e orava, e dava graças..." Muitas orações não têm obtido respostas porque só se preocupam de petições, sem render graças de antemão, certamente a gratidão a Deus incliná-lo-á a dar-nos o que precisamos e o que está dentro de sua vontade.

UMA ORAÇÃO COM ENDEREÇO CERTO:

"... diante do seu Deus..." Orar é agradecer, interceder, reverenciar, adorar, entregar, revelar, confidenciar, declarar, contar, conversar, dialogar entre tantos outros possíveis adjetivos, orar é reconhecer que somos dependentes de algo maior que nossa pequenez!

Tão importante quanto orar é saber para quem estamos orando e Daniel sabia, você sabe?

No capítulo dois de Daniel ele expressa esta certeza de orar a quem pode responder:

E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação. Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros; PARA QUE PEDISSEM MISERICÓRDIA AO DEUS DO CÉU, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios da Babilônia. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; ENTÃO DANIEL LOUVOU O DEUS DO CÉU. Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. Ó Deus, de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei”. (Daniel 2:16-23).

Você sabe a quem está pedindo? Não perca tempo pedindo a quem nada pode fazer, peça a Deus que pode tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos e pensamos!

Enfim, orar é saber, ter consciência que teremos resposta, quer seja ela a que queiramos ou não, mas estar submisso a resposta de Deus, pois quem melhor que Ele para saber o que é melhor para nós!

Dedique-se a oração sabendo que todas as coisas são possíveis a oração, exceto o que está fora da boa, agradável e perfeita vontade de Deus!