terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PERMISSÃO

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios 10:23) – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:12)


Há uma muitas questões que a Bíblia não definem ou que não tenham um texto exato, uma resposta pronta para tais perguntas, se você me perguntar se pode matar, eu diria que sim, o poder está nas suas mãos, é tipo um menino com o pássaro na mão perguntar se o pássaro está vivo ou morto, e alguém lhe responde que está vivo e ele mata o pássaro, se responder que está morto ele solta o pássaro e assim, ele tem o poder de matar ou deixar viver desse pássaro, mas a Bíblia deixa claro, “Não Matarás” (Êxodo 20.13), você PODE, mas você não DEVE!


As Sagradas Escrituras contêm promessas, mandamentos, doutrinas, princípios, é um Livro completo, e como cristãos devemos ter maturidade, equilíbrio, a fim de saber o que é devido e o que não o é, o que é prioritário e o que não é prioritário, saber distinguir entre o necessário, o essencial e o não necessário; entre tantos e tantos assuntos, o entretenimento (é o ato ou efeito de entreter (-se), de distrair (-se), é tudo aquilo que distrai; distração, divertimento, não necessariamente alegra) em algumas situações vem tomando o lugar do essencial, é necessário se entreter, sair com a família, amigos, mas temos que vigiar, nem tudo é sadio entretenimento!


Nesse período de fim de ano, precisamos manter a vigilância e não nos deixar levar pelo “espírito mundano” onde a permissividade reina sutilmente travestida de “espírito natalino”, mas que não deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida nem atrapalhar o que é realmente essencial, primaz, como a nossa comunhão com Deus, o bom relacionamento sócio familiar e o ministério que nos foi confiado, seja ele de louvor, palavra, oração.


Parafraseando o texto aos Coríntios em apreço, “posso fazer tudo, mas não devo, porque nem tudo que posso, me edifica!.” Se não me edifica, como posso edificar os que devo edificar (Romanos 15.2)?


“Nas coisas essenciais, unidade; nas coisas não essenciais, diversidade; em todas as demais coisas, amor!” Dwight L. Moody

- Gustavo Clemente