sábado, 17 de dezembro de 2016

EDIFICANDO



“Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Romanos 15:2”


A Bíblia está repleta de orientações, ordenanças, avisos, desde os mais simples aos mais complexos! Paulo, um exemplo de conversão escreveu vários textos desse tipo, e dentre os tais, um muito objetivo que destacamos a cima e com um fim louvável parafraseando Paulo “agradar para edificar”.


Quantas ações tomamos a cada dia? Cada instante? Umas difíceis, outras fáceis? Mas será que, quando decidimos a intenção é agradar? Nos agradar? Ou agradar ao próximo? Já parou para pensar em quantas e de quantas situações estaríamos livres se tivéssemos sempre o objetivo de agradar o próximo?


Paulo e sua predica deixa claro que não basta somente agradar, tem que edificar! Porque? Porque nem tudo que agrada edifica! Porque isso? Veja o que ele relata aos coríntios:


“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23”


Agradar é algo humano, edificar é santo, justo, bom, agradável e perfeito assim como a vontade de Deus! Podemos agradar alguém concordando com o mal intento de seu coração, podemos agradar alguém ajudando o mesmo na pratica pecaminosa, mas se nossa intenção é agradar e edificar, já não concordaremos e nem ajudaremos nas más intenções, nas más ações!


Pense bem, quando pensar em agradar, lembre-se que o maior objetivo é edificar, a si mesmo e ao próximo!


- Gustavo Clemente