quinta-feira, 12 de maio de 2016

PRATICAS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

Atente para isso, para pôr em pratica em relacionamentos saudáveis!

1 - Tome decisões inteligentes:
Nem sempre sabemos de todas as consequências de nossos atos, nem sempre fazemos nossas escolhas (o que é um erro), mas mesmo assim, as escolhas nos fazem! Para tomar decisões é necessário disciplina e conhecimento!

“O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35”

2 - AprendA com seus erros:
Quem nunca errou? Errar é uma forma de aprendizado, com o erro devemos encontrar maneiras para acertar da próxima vez. Tenho comigo uma oração: - Deus me ensine para não errar, para não ter que errar para aprender! Não tenha medo de errar, tenha de permanecer no erro!

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13”

3 - voCÊ NÃO tem todas as respostas:
Para ser interessante, algumas pessoas pensam que para ser inteligentes elas devem agir como se soubessem de tudo, na verdade isso é um erro! Pessoas inteligentes podem ser espertas o suficiente para reconhecer o quanto não sabem, mas precisam estar conscientes que não sabem de tudo e que há muito mais a saber do que já se sabe.

“E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 1 Coríntios 8:2

“Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3”

4 - CONVIVA COM PESSOAS DE MAIOR CAPACIDADE QUE A SUA:
Por maior que seja vossa capacidade, as grandes obras foram feitas em equipe, pois juntos podemos mais! Deus delegou a Noé a construção da Arca, mas ele a fez com sua família! A fundação do Cristianismo teve como executantes a santíssima Trindade, a propagação do Cristianismo teve início com 12, depois com 70 e depois com milhares! Pessoas que nos agregam valor devem estar bem perto de nós, nunca distante, não se incomode pela capacidade de outrem, busque aprender com ele e seja como ele!

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. Provérbios 13:20”

5 - adaptar-se é necessário:
Na biologia estudamos as características do ser humano, dentre elas temos a adaptação, saber se adaptar ao ambiente e as pessoas ao redor é uma característica importante para relacionamentos saudáveis, você deve pensar e agir de acordo com o local que você põe os pés!

“...sede transformados pela renovação do vosso entendimento... Romanos 12:2”

6 - SEJA razoáveL:
Não seja irredutível, permita-se abrir mão de um posicionamento, mesmo que todas as evidências e argumentos provem que algo está errado; deixe de lado o orgulho e a teimosia e assim conseguirás ter uma boa convivência em todos os ambientes.

“Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Eclesiastes 7:16

7 - não siga modismos (SEJA AUTENTICO, Pense fora da caixa):
Já ouviu o famoso “maria vai com as outras”? Pois é, lembre-se que cada pessoa tem um modo diferente der, mas todos vivemos dentro de um padrão social, embora o meio nos influenciem, nos é quem precisamos influenciar, passar para outros quem somos, que temos nossas características, trejeitos e que eles devem respeitar! Se você aceita as pessoas como elas são, não carece então de ser como elas são para que sejas aceito! “Seja você mesmo, mas nunca o mesmo”.

“Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te restaurarei, para estares diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; convertam-se eles a ti, mas não te convertas a eles. Jeremias 15:19”

8 - reconheça suas limitações:
Apontar o dedo é fácil, difícil é fazer isso à si mesmo! Como disse Abraham Lincoln “Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos dez dos teus”, embora Deus tenha feito tudo perfeitamente, Ele deixa bem claro que “A toda perfeição vi limite... Salmos 119:96” então não somos diferentes! Meu me contou que na universidade o professor escreveu no quadro, “- Clemente, o matemático que não sabe português” depois desse dia, ele dedicou-se a superar essa limitação, esse exemplo é transponível, mas outros não! Lembre-se, as nossas qualidades superam nossos defeitos/limites!

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:18”
“Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:5

9 - cuidado com a ambição:
Outro dia desses fiz uma oração, “Deus, dou-te graças pelo que tenho, que me concedeste-me, mas confesso que queria morar na melhor casa do mundo, ter o melhor carro do mundo, ter meus filhos na melhor escola do mundo e minha esposa frequentando os melhores lugares do mundo...” não há problemas em desejar o melhor, o erro está em fazer de tudo para tê-lo, mesmo sem capacidade de ter (“...dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles. 2 Reis 18:23”)! A ambição é comum ao homem, o problema é cometer torpezas para conquistar o que se almeja!

“Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 1 Timóteo 3:8”

“Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10”

10 – CONSIDERE OS OUTROS SUPERIORES A SI:
Na atualidade o status é algo fantástico, o TER está em detrimento do SER! Mas que adianta ter muito dinheiro e somente ter dinheiro? O respeito é algo importantíssimo! Sentir-se valorizado é tão importante quanto valorizar as pessoas! Experimente agradecer por pequenos gestos, ações e palavras! Nunca é tarde para mudar!

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; Filipenses 2:3”

“Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3”