terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SUA FORÇA, SEU VALOR.

Você já escutou o ditado popular que diz: "se o boi soubesse a força que tem...", pois bem, ele não sabe assim como muitos de nós também não sabemos o valor que temos!

Seres humanos são vendido por centenas de dólares nos dias atuais pelos traficantes de órgãos; os colonizadores vendiam a mão de obra dos colonos como animais; nos dias atuais em alguns países do oriente, mulheres são vendidas, compradas ainda crianças para casarem com idosos; independente do tempo, era ou século, independente do motivo (não existe um único motivo que justifique a venda de um ser humano) ninguém pode ou poderia pagar o real valor de uma vida!

Leia com atenção:

"Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre)"
Salmos 49.7,8

"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."
Marcos 10.45

Em seu livro "MARAVILHOSA GRAÇA" Philips Yancey descreveu um diálogo entre ele e uma usuária de drogas que vendia sua filha de 2 anos para a prostituição e assim sustentava seu vício, aí me pergunto qual o valor daquela criança? NENHUM ou "melhor" o valor de uma quantidade mínima de droga.

Assim como José vendido por seus irmãos, Jesus também foi vendido e por míseras 30 moedas de prata!

E quanto valiam Jesus e José? Certamente tanto quanto vale um ser humano, não há valor que pague!

Nos dias atuais, muitos valem o que tem, outros o que sabem, outros nada valem; estamos rotulando as pessoas de tal forma que suas ações definem seu valor, já vi julgamentos tipo:

"Esse não vale o que come."
"Esse não vale o que o gato enterra."
"Esse não vale nada!"
"Esse vale ouro."
"Esse é uma pedra bruta, se lapidado valerá muito!"

Embora consigamos atribuí valores as coisas, nenhum ser humano sabe o quanto ele vale!

Dentre os textos sagrados temos a história de um homem que era o mais rico do oriente, homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal, Jó!

Vemos no parágrafo anterior tres tipos de valores que repousavam sobre Jó, um socioeconômico, outro ético-moral e religioso, mas ele tinha vários!

Os leitores das sagradas escrituras já estão familiarizados com essa narrativa bíblica, mas tem algo a mais na história dele, o que Jó era, incomodava mais do que o Jó possuía.

Não há nada neste mundo que pese o valor que Jó tinha diante de Deus, o inimigo de nossa vida, tentou minar esse valor, destruindo valores, mas não conseguiu!

Jó perdeu, família, bens, poder, mas não perdeu a fé em Deus (e se não perdeu a fé, ele não perdeu nada); o valor que Jó tinha não consistia no que ele era, no poder aquisitivo, em seus bens, em sua influência, o valor dele estava em servir a Deus e por essa causa o inimigo investiu em destruir o mesmo.

Quando nosso valor é Deus, Ele se encarregade guardar bem o que nEle valor tem! Esse valor que temos EM Cristo Jesus, nos faz estar em todo o tempo lutando contra o mal, aí que entra a situação da força!

Quanta força temos para suportar? Quanta força temos para guerrear?
Quanta força temos para vencer?

Embora alguns sejam mais fortes fisicamente que outros, a força da qual estamos falando não é física, mas força resiliência, e essa só encontramos em Deus, que nos permite provar, mas não além de nossa força!

Se você está canso e sem forças para caminhar, lembre-se disso: - Deus não nos prova além de nossa força. E se a luta é grande, quão grande força tens!

Boa parte de nós, esquecem que a alegria do Senhor é a nossa força e uma das maneiras de agradar ao Senhor é ter fé, pois escrito está, SEM FÉ, É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, logo descobrimos porque Jó suportou tamanha aflição, ele tinha fé e quem tem fé usa a força que tem, essa força se chama Deus!