quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DAVI, PEQUENO GRANDE REI

A vida é feita de momentos: momentos grandes e momentos pequenos, felizes e tristes, marcantes e passageiros. Há  momentos que ainda que relevantes não servem pra muita coisa, mas a contragosto acontecem momentos que ainda que pequenos lembramos deles e eles se tornam necessários.

Mesmo nas pequenas coisas da vida tudo tem um objetivo, ainda que pareça pequeno, mas de importância inimaginável; a Bíblia fala de grandes homens que só se tornaram grandes depois de muitas vezes serem pequenos, pequenos no tamanho, nas posses, mas não no conhecimento de Deus e em Seu poder.

Podemos ler na terceira estrofe do hino de número 93: "pode ser humilde mas se for pra Deus, ele é contemplado lá dos altos céus".

As Sagradas Escrituras relatam histórias de homens conhecidos como pequenos, destes destaca-se Davi, homem chamado de “o menor”, homem este que hoje é considerado o maior rei de sua nação, o maior salmista, o homem que no começo de sua história era o menor, mas no fim se tornou o maior.

Davi surgiu na história do Pequeno livro de Rute, o qual conta a história de sua bisavó. Filho caçula, o menor, o mais novo de Jessé, era bisneto do rico Boaz, nasceu por volta do ano 1046 antes de Cristo, assumiu o trono com 30 anos, o seu nome significa "Amado, Predileto ou aquele que aproveita as oportunidades de sucesso com competência e dedicação".

Davi tornou-se o homem segundo o coração de Deus, ele era o menor ou mais novo da casa de seu pai, o mais frágil, o menos desenvolvido, o que tinha a menor parte na herança;  até seu nome era pequeno (4 letras).

 Olhando para frente, todas as coisas colaboravam para que Davi tivesse uma vida pequena; mas um dia o Deus Todo Poderoso atentou para sua pequenez e vida rotineira, monótona e solitária no pastoreio das ovelhas.

Davi era de pequena na estatura, mas um gigante na fidelidade a Deus e a seu pai, um gigante na fé, na música, valente, animoso, valoroso, sisudo, ajuizado e  de gentil presença. Foi este pequeno pastor, mas fiel e obediente a Deus e a seu pai que Deus utilizou para matar um leão, um urso e o gigante. Este Pequeno Grande Homem teve que fugir de um grande alto homem, mas pequeno Rei Saul.

Depois de muitas coisas pequenas na vida de Davi, foi coroado rei e hoje em Israel existem relatos que Davi: pastor de ovelhas, cantor, compositor, o menor da casa de Jessé,  tornou-se o maior rei de Israel.

Na nossa vida muitas vezes é assim, nos deparamos com momentos, dificuldades, provações que nos fazem pensar que somos pequenos, mas o Deus que pode tudo em todos, que tem pensamentos altos e caminhos melhores a nosso respeito está esperando o nosso sim para entrar com providência a nosso favor.

No entanto, cabe uma advertência jamais será grande aquele que se diz grande, pois Grande É Deus. Mas tenha certeza que este Deus grande que só faz coisas grandes por mim e por você fará aquilo o que ninguém pode fazer.

Quando olharem aquilo que Deus fez, dirão: grandes coisas fez o Senhor por este e por meio deste.

Sujeitai-vos, pois a Deus e ele vos exaltará.