quarta-feira, 8 de julho de 2015

NÃO FECHE, ABRA A PORTA!

Para os amantes da Bíblia, uma porta aberta significa duas coisas, oportunidade e oposição na SALVAÇÃO que há em Cristo Jesus, veja o que diz Paulo: 


Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. 
(1 Coríntios 16:9) 

Quando vamos andando nas sagradas escrituras, vemos que a porta quem abriu foi Deus: 

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 
(Apocalipse 3:8) 

Os versículos acima representam a propagação do Evangelho de Jesus, mas muitos utilizam os mesmos como fins de justificarem a teologia da prosperidade, mas fica claro no texto e contexto que os mesmos foram escritos designando a poderosa mensagem do Evangelho, e veja as palavras de Jesus Cristo: 

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
(João 10:9) 

Então eliminamos assim, a proposta da prosperidade, cabe deixar claro que Deus abre portas que nos fazem prosperar nessa vida, mas estou tratando aqui da porta que tem fim claro de salvação! 

Na nossa Harpa Cristã temos um hino, a Fonte Transbordante, veja como o escritor entende da porta: 

Oh! Que fonte transbordante!
Mais profunda que o mar. 
É de Deus, o amor imenso, 
Que Jesus me veio dar. 

Ele me abriu a porta,
E me reconciliou,
Por Seu sangue derramado;
Para Deus me consagrou.

Está claro que a porta é a salvação, e quanto a esta porta, por mais que o adversário de nossa alma tente, ele não vencerá:

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
(Mateus 16:17,18)

Essas portas do inferno são os muitos adversários que Paulo fala, mas não prevalecerão!

Agora, pense comigo, fomos salvos quando adentramos nessa porta que é Jesus, e por isso enfrentamos muitas dificuldades, pois o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar e precisamos ser sóbrio, vigiar, resisti firme na fé, sujeitando-nos a Deus, revesti-nos de toda a armadura de Deus, para que assim possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo e resistindo a ele, ele fugirá de nós. (1 Pedro 5:8,9; Tiago 4:7; Efésios 6:11)

Mas infelizmente sabemos que alguns (estando também nós, sujeitos) falham, não perseveram em seguir ao Senhor, dão lugar ao diabo (Efésios 4:27), caindo em sua afronta e na mesma condenação (1 Timóteo 3:6, 7) um exemplo dessa queda é descrita em Apocalipse, quando Jesus escreve uma carta ao pastor da igreja que estava na cidade de Laodicéia:

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:14-22)

Ao lermos sobre essa igreja nos deparamos com exemplos que devemos evitar para que não percamos nossa salvação! Mesmo com um texto escrito a quase 2000 anos, ele permanece como um farol que brilha a noite em nosso caminho para que evitemos entrar na mesma condenação!

Assim como toda a Bíblia, essa carta é fantástica em seus mínimos detalhes, olhando de uma forma devocional, sem perder a visão teológica dela, ela nos remete a uma reflexão introspectiva, a uma aplicação pessoal que nos constrange a dizer, será que em todos esses momentos não temos sido como os crentes de Laodicéia? 

Uma carta onde mostra muitos contrastes; numa cidade rica, financeiramente os membros eram ricos em dinheiro, mas pobre no espirito! O seu nome significa “direitos do povo” e isso, como diz o pastor Antonio Gilberto em seu livro Daniel/Apocalipse, nela a opinião do povo substituía a palavra de Deus, sendo assim, mais uma maldição para o povo do que uma benção!

Quantos erros! Indiferentes ao fervor espiritual; autossatisfação e autossuficiência; financeiramente ricos, mas espiritualmente pobres; esplendidamente vestidos, espiritualmente nus; fisicamente vivo, mas espiritualmente mortos! Quanta incoerência! Numa cidade destacada pela medicina avançada, eles eram cegos espirituais!

Por tudo isso, Jesus estava do lado de fora da igreja! Mas o seu amor não desiste, e Ele mesmo do lado de fora, está à porta, e bate; se alguém ouvir sua voz, e abrir a porta, ele entrará.

Amados, cuidado para que não fechemos a porta com pecados, com opiniões que ferem a outros, com palavras de machucam, com gestos obscenos, com pensamentos pecaminosos, com olhares impudentes, com mensagens pornográficas nas redes sociais, com fotos desnudas, com mentiras descabidas, com incontinência, desobediência, mornidão, insubmissão!

Amados, abra a porta! Jesus Cristo jaze batendo, querendo entrar! Jesus, jaze a porta falando, ouça a sua voz! Abra a porta, confessemos, arrependemo-nos, abandonemo-nos a vã maneira de viver, que sejamos honestos, verdadeiros!

Não importa o quanto você desobedeceu, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você enganou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você humilhou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você ignorou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você machucou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você matou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você mentiu, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você se desiludiu, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você se machucou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quanto você se prostituiu, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quão arrogante és, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quão pobre és, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o quão rico sejas, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você disse, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você é, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você fez, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você não fez, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você pensou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa o que você roubou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

Não importa onde você andou, Jesus tem poder para perdoar! Abra a porta!

A única coisa que importa, é que abras a porta de seu coração, NÃO FECHE, ABRA A PORTA!

Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.