domingo, 26 de abril de 2015

APRENDENDO A ANDAR NOVAMENTE

Sou pai de duas lindas crianças e acompanhamos naturalmente o desenvolvimento delas, assim como Deus acompanha o nosso; eu os vi cair, e os ajudei a levantar; Deus o fez o mesmo por mim! Todas quantas vezes choraram, foram por nós consolados, Deus faz o mesmo por mim; todas quantas vezes erraram e errarem por nos foram e serão corrigidos, Deus faz o mesmo conosco; todas quantas vezes pedirem-me algo, que esteja ao alcance de nossas forças, o faremos se isso for o melhor para Ele; Deus é assim, Ele sabe o que queremos, mas nos dará sempre o que precisamos; viu a similitude de nossas ações com a de Deus!

Consolamos e somos consolados, pedimos e recebemos, caímos e nos levantamos...

Mas tem algo a mais... precisamos aprender a andar novamente!

Tenho um amigo que está aprendendo a andar novamente e uma das coisas que me chamam a atenção é que ele sabe andar, a mente dele traz a memória que ele sabe, mas o corpo, ou melhor os membros inferiores, as pernas, não atende, isso faz com que ele tenha que aprender a andar novamente!

Aprender novamente é um duplo sofrimento, mas mesmo sabendo como fazer ou o que fazer, ainda assim precisamos aprender o modus vivendi que Deus quer que tenhamos!

Dar um passo após outro é uma ação natural para todos que já sabem andar, mas saber onde pisa nem todos sabem!

Falar muitas coisas todos podem falar, mas é preciso saber como falar todas as coisas!
A liberdade para fazer tudo, todos têm; mas nem tudo pode ou deve ser feito!

É preciso ter humildade para aprendermos mais de Deus com sua palavra, pois a sendo como é a Bíblia, a palavra viva do Deus vivo, ela nos ensina tudo sobre tudo, nela, nada tem em falta ou não está explicita o que devemos fazer, pensar e dizer, como também, como tudo isso fazer!

Jesus, mestre por natureza não perdia tempo, olhando Ele para os seus indoutos e neófitos discípulos declarou:

“VINDE A MIM,
TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS,
E EU VOS ALIVIAREI.
TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM,
QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO;
E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.
PORQUE O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.”

Nada nesse mundo, nem google, nem Wikipédia, nem gramatica, nem Houaiss, nada nem ninguém pode e sabe ensinar mais que Jesus e sendo Ele o professor e doador da sabedoria, tem autorizada para dizer “Vinde a mim”... Ele poderia ter dito, ide a fulano, procurai sicrano, mas não vinde a mim, é a declaração de alguém que sabe, pode e quer nos ajudar! Se você quiser aprender a andar novamente, ouça hoje o sussurro de Jesus, VINDE A MIM!

Quem deve e quem pode ir? TODOS.

Em qual estado? TODOS! CANSADOS, OPRIMIDOS, PERDIDOS, DESNORTEADOS, DESESPERADOS, DESESPERANÇADOS, HUMILHADOS, RENEGADOS, ABANDONADOS, ATORDOADOS, ATORMENTADOS, PERSEGUIDOS, REJEITADOS... todos, absolutamente todos, Ele é professor de alunos heterogêneos que fará homogêneo a todos os alunos que aptos e dispostos estão!

Se formos e Ele, Ele, Jesus nos dessobrecarregará! Jesus quer nos aliviar! Jesus quer tirar o fardo de nossos ombros para que possamos andar como devemos andar, mas é preciso aprender a andar novamente, a pisar como Ele pisou, falar como ele falou, vestir como ele vestiu, amar como ele amou, perdoar como Ele perdoou, não julgar como Ele não julgou... Ele só promete para cumprir, EU VOS ALIVIAREI, confie, Ele não está dizendo que vai tentar, Ele está sendo imperativo, EU VOS ALIVIAREI, confie, Ele não está dizendo que vai pedir para alguém fazer, ele vai fazer, EU vos aliviarei, confie que quando Ele quer Ele faz e se você quiser, Ele fará, pois Ele não é arbitrário, se você quiser, Ele fará!
Aí começa a aprendizagem... primeira lição, É PRECISO QUERER!
TOMAI... Ele não está dizendo que vai lhe dar, você tem que tomar, depois dEle tirar o fardo pesado, você precisa pegar o leve! É como se Ele sussurrasse aos nossos ouvidos, - O fardo pesado agora é meu, pegue o seu, que agora é leve! Você pegou? Não precisa arrastar, é por nos ombros e andar, pois agora o JULGO é SUAVE e LEVE.

Segunda Lição, é preciso APRENDEI!

Ele declara, aprendei de mim, porque SOU MANSO e HUMILDE de CORAÇÃO! Não aprenda com homens corruptos, mas do perfeito homem, não de homens limitadas, mas do que impõe limites e ilimitado é, não de homens que acham que sabem, mas de quem é o professor e doador da sabedoria, não de homens mortais, mas do imortal que venceu a morte com a própria morte!

Aprendei de quem é e não de quem será! Aprender de quem é manso! Aprendei de quem é humilde e isso de coração! Não de intenção, mas de coração, plenamente, totalmente, integralmente, ininterruptamente... aprendei de quem sabe e quer nos ensinar!

Se aprendermos assim, encontraremos descanso para nossa alma, pois aprenderemos de quem nos ensina pelo exemplo, assim seremos como ele, seremos amorosos, servidores, fieis, justos, íntegros, honestos, corajosos, zelosos, submissos, humildes, benevolentes, empáticos, altruístas, pacientes, amantes e etc!

Se aprendermos assim, encontraremos descanso para nossa alma, pois não seremos devedores, audaciosos, cobiçosos de torpe ganancia, invejosos, espancadores, detratores, avarentos, amantes de si mesmos, sem afeição natural, promíscuos, hedonistas e etc!

Enfim, por mais que se negue, todos precisamos aprender a andar novamente! Andar no caminho de Deus, Jesus, andar prudentemente, andar em piedade, em santidade, permanecendo na vocação pela qual fomos chamados!

Que Deus em Cristo nos guarde e que nos desprendamos para Aprendermos a Andar Novamente, com Cristo e para Cristo!