domingo, 15 de março de 2015

PELA FÉ, UM DOS TAIS...

Talvez você não conheça o hino 240 da Harpa Cristã, mas permita-me pedir que leia o hino que tem no coro uma frase questionadora: “Podes tu também dizer: "Sou um dos tais"?”.

Quantos de nós não desejarmos ardentemente está na lista de aprovados numa universidade federal? Qual de nós não desejou ser relacionado como aprovado num concurso público? Quantos de nós não sonhamos em ser listado como alguém que um grande feito fez? Mesmo sabendo que para está numa destas listas e de tantas outras, faz-se necessário, muitas outras coisas, que não somente o desejo de lá está!

Para alguns alunos, a lista de aprovados no final do ano, é uma certeza, e para outros uma tristeza, e muito pior é esperar o bem e receber o mal que essa lista pode dar-nos, por culpa intransferível; em 1996 estudei numa classe de 40 pessoas, desde 1994 estudávamos juntos, mas no final de 1996, na relação de aprovados, meu nome estava como reprovado! A convicção de aprovação que tinha comigo era maior que a duvida de reprovado que um amigo meu tinha, mas ele passou e eu não! Tristeza; choro; vi 39 amigos no ano de 1997 na sala ao lado e eu não, aprovados e eu não, felizes e eu não! Como desejei retroceder naquele ano e não repetir os erros de outrora, mas a vida não nos permite isso, ou nem sempre nos é permitido! Existem oportunidades que não podemos desperdiçar, não perca a sua!

Na lista dos aprovados todos querem estar, mas dos reprovados, nem em sonho!

Passou, a vida seguiu, mas a marca ficou, e existem marcas que ninguém vê, mas estão enraizadas no amago de nossa alma e essas não cicatrizam, pois estão lá para nos lembrar de que um dia assim fomos, que assim fizemos e tivemos a oportunidade de diferente fazer e não o fizemos, e porque não o fizemos? Por um detalhe! Detalhe que faz um aluno perder um ano; detalhe que faz a mãe perder um filho por um mês; detalhe que faz um redator da revista semanal perder uma semana; detalhe que faz o trabalhador desempregado perder mais um dia; detalhe que faz o passageiro perder o voo; detalhe que faz um atleta que se preparou durante 4 anos e perdeu a prova por um segundo! Um detalhe!

Aproveitemos o tempo de hoje porque o ontem é história e o amanhã ainda não existe. O tempo real é HOJE, uma dádiva de Deus que por isso mesmo se chama “PRESENTE”. Um “PRESENTE DE DEUS” cheio de oportunidades para vivermos de forma ética e correta construindo um amanhã de segurança e felicidade para a eternidade que se aproxima e que para gozarmos, precisamos estar na lista mais importante de todas as possíveis, a lista do LIVO DA VIDA!

Existe uma lista que todos que querem galgar o céu, devem está nela contido, a lista dos heróis da fé, que o hagiógrafo da carta aos Hebreus escreveu, mas para nela está você precisa muito mais que desejar, muito mais que sonhar, muito mais que renunciar, é preciso se santificar e entrar nela pela fé:

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11: 32-40
Depois de transcorrer sobre a vida de 16 outros nomes como Abel, Enoque, Abraão, Isaque, Jacó, Moises o escritório fecha o capitulo 11 de sua carta, poeticamente falando que todos entraram na lista pela fé; para passar de ano, so pelo estudo; para vencer a prova de atletismo, so pelo treinamento, para dar à luz a criança, so pela gestação; para não perder o voo, so não se atrasar; mas para entrar nessa lista, so pela fé:
- Fé que nos justifica;
- Fé que nos santifica;
- Fé que nos faz filhos de Deus (por cremos no nome do seu filho Jesus);
- Fé que é o firme fundamento das coisas que se esperam;
- Fé que é a prova das coisas que se não veem;
- Fé que nos faz entender que o mundo foi criado pela palavra de deus.
- Fé que nos faz oferecer a Deus um melhor sacrífico como Abel;
- Fé que nos faz alcançarmos testemunho que agrada a Deus como Enoque e que o trasladou;
- Fé que sem ela é impossível agradar a Deus;
- Fé que por ela nos aproximamos de deus e ele de nós;
- Fé que nos faz crer que Deus existe;
- Fé que nos declara que Deus é o que diz ser;
- Fe que nos mostra que Deus faz o que diz que vai fazer;
- Fé que nos faz construir como Noé;
- Fez que nos faz sair para onde não sabemos como Abraão, mas sir sabendo com quem saímos;
- Fé que fez Moises rejeitar o gozo do pecado pelo gozo do céu;


Embora muitas outras coisas possam ser feitas sem fé, é somente por ela que seremos um dos tais! Não podemos desprezar que pela fé clamamos, enxergamos, tocamos, conquistamos, vivemos, alcançamos, e somente por ela, somos um dos tais...