quinta-feira, 19 de junho de 2014

O AMOR

Eu não acredito que tudo já tenha sido escrito, mas acredito cabalmente que o que de fato preciso foi, escrito está, mas isso não nos impede de transcorrer sobre ele...

Com base na escritura já sabemos muito sobre ele, o amor!

Paulo transcorreu de forma cabal sobre o assunto na carta aos coríntios:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:1-13.

Segundo o escritor português Luis Vaz de Camões, que logico, pegou carona no escrito paulino transcorreu:
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

O poeta brasileiro Renato Russo, cantou a poesia de Camões parafraseando com a descrição paulina:
Sem amor eu nada seria, é só o amor! É só o amor, que conhece o que é verdade, o amor é bom, não quer o mal.

Bom, e você sabe o que é o amor? Sergio Lopes diz, eu descobri o amor, o amor tomou conta de mim, o amor verdadeiro de Cristo mudou meu viver! Você já descobriu o amor? Para Ozéias de Paula, ele ama, e não há razão para que não deva amar! E você quais as suas razoes para não amar como diz as sagradas escrituras, amarás o teu próximo como a ti mesmo?

Na literatura grega temos quatro palavras que definem o amor! Vamos entender melhor o significado da palavra “amor” na Bíblia, e compará-la com seu uso habitual. Temos basicamente 04 palavras gregas para se traduzir como amor, são elas: Eros (físico, sexual), Storge (familiar), Philos (amizade) e Ágape (amor incondicional).

A primeira palavra grega é “Eros”, esta palavra aparece com muita frequência na literatura grega secular, Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí advém à palavra: ERÓTICO. Eros é um amor que toma esquecendo quase sempre de dar, confrontando assim como o amor Ágape, que consistem em doar! Muitas são as expressões que caracterizam este tipo de amor..

Você me faz bem; Você é meu/minha; Você é lindo (a); Você me pertence; Teu corpo é perfeito; Eu amo você porque você me faz feliz.

Podemos identificar na Bíblia este tipo de amor, como sendo o amor descrito em alguns pontos no livro de Cantares onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”, nesse versículo, “amor” é uma representação para Eros (sexo) (ressaltamos que esta palavra grega Eros não aparece na Bíblia, por isso que falamos em representação)e, esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O Eros apresenta-se como amor pelo outro, mas na sua grande maioria é amor por si próprio.
Uma evidencia deste amor carnal esta nas declarações tipo “Eu amo você porque você me faz feliz” ou “Eu me sinto fortemente atraído por sua amabilidade (você me amará), por seu temperamento alegre (você me diverte), por sua beleza e sensualidade (você me dará prazer), por seu talento (eu me orgulho de você)!” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre!

Leia o capítulo 13 do segundo livro de Samuel e terás uma real descrição para corroborar com o que descrevemos acima! Verás cabalmente que esse tipo de amor só quer receber e o pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca. Infelizmente, atualmente muitos escolhem o namorado ou a namorada, que poderá ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no Eros, pois ele se preocupa muito com a estética (leia a historia do surgimento do amor grego). Neste amor, as relações físicas são antecipadas e esta antecipação, intensa prejudica o amor genuíno. Os enamorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto geralmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor.

O desenfreamento no Eros tem sido alimentado vorazmente pela mídia, por meio de revistas pornográficas, este modo vivendis, estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da sedução e do sexo; o homem cobiça e apropria-se pelo prazer do sexo e não da companhia; ambos tornam-se meros objetos sexuais, um brinquedo (perigoso) para o homem (criança) egoísta.

Infelizmente muitos relacionamentos e ate casamentos estão sendo construídos apenas sobre bases físicas e eróticas e eles não duram muito e muitos estão se perdendo por este “amor”!

Não cometa o erro de se relacionar na base do Eros!

PHILOS (amizade/social), este amor relacionamos com a alma, mais do que com o corpo. Trata-se na personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tiago 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes.

Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (João 21. 15,16).

É também o mesmo que Jonatas amava a Davi “E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.” 1 Samuel 18:3

Neste o amor, visto que é proveniente do homem ainda que menos egoísta, mas ainda assim, contempla o prazer (não o sexual), mas a realização dos interesses pessoais (nem sempre), não deveria, mas normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação.
Mesmo assim, philos é um nível de amor mais elevado do que Eros. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade. Muitos relacionamentos não sobrevivem a menos que cresça pelo menos até ao nível do philos. Jovem, se está pensando em casar, você deve tomar tempo para verificar se gosta realmente da pessoa com quem você pretende se unir para o resto da vida.

Quem nunca ouviu “O amor é cego!” Cuidado! Nenhum amor é cego, na ótica do amor humano, ele sempre enxerga as vantagens por outro lado, o amor philos, honestamente encara os ônus e decide se eles podem ser superados pelas virtudes, mesmo que em alguns casos ele não tenha vantagem, ele não terá prejuízo!
Podemos ver amor philos nisso, “és a metade da laranja”; “você me completa”.

É muito comum na vivencia deste amor termos a troca de favores, “nos ajudamos em casa” “somos mais que amigos”, “sempre ganho presentes”...

A terceira palavra é STORGE (familiar), é o amor de pai para filho, de filho para pai, de tio para sobrinho, para avó, avô e por aí vai...

Exemplo desse tipo de amor, encontra-se em 2 Samuel 21:10-11, onde “Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo à noite”.
Encontramos também nas orações de Abraão pela vida de Ló Genesis 19.

É o amor que Paulo evoca em Romanos 12.10, “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” você pode estar pensando que isso não é fácil, mas com a sua escolha adicionada à graça de Deus torna-se possível. Porque amar a família é projeto de Deus em primeiro lugar; Ele é o maior interessado. Mas família também tem que ser projeto de homens e mulheres; ou seja, É PRECISO IMPLICAÇÃO DE CADA MEMBRO FAMILIAR e por esfriar o amor de muitos este amor esta desaparecendo como muito bem predisse Paulo, sobre o desaparecimento desse amor em Romanos 1.31 – insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Timóteo 3.3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

Não nos esqueçamos do que disse Jesus “Ame a Deus de todo o coração, mente e força e ao teu próximo como a ti mesmo”. (Marcos 12.31).

Em fim, o amor ÁGAPE (Amor Incondicional), o amor não espera nada em troca, que dar sem esperar receber; que não se ofende, quase que impossível, não é humano é celeste, Ágape é amor divino!  Jesus e os apóstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus (Jo 3.16; Romanos 5.8; I João 4.8-10). No NT aprendemos também que quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama seu amor em nosso coração (Romanos 5.5). A partir daí, espera-se que o amor de Deus se manifeste através de nós, nos nossos relacionamentos, isto não é fácil... Todos querem ser amados... Fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Nossos esforços neste sentido acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez até afastem de nós a pessoa cujo amor tanto almejamos. As duras provas, descobrimos que é preciso amar primeiro com amor ágape!

Em I João 4, há várias referências ao amor de Deus por nós e recomendações para nos amarmos também uns aos outros. Nesse contexto, o apóstolo explica porque ou como isto é possível: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (I João 4.19). O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gera amor em nosso coração.
Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, das nossas atitudes e atos egoístas. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestações diárias do seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Além disso, o Espírito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso coração... “O fruto do Espírito é amor...” (Gálatas 5.22). Só assim, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo.

Note que esse amor não é um esforço que fazemos porque é a única maneira de conseguirmos que certa pessoa nos ame, esse amor, o Amor de verdade é ordenado por Deus para nos induzir, é exemplificado por Deus para nos ensinar, é produzido por Deus para nos capacitar.

O Ágape de Deus baseia-se num princípio simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade (Lucas 6.38; Gálatas 6.7), e vemos isso em frases “Eu te amo (sem um por que)”, “Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso), “Eu te amo e por isso você precisa de correção (Hebreus 12:6), “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo. Agora eu lhe pergunto, qual desses quatro tipos de amor você tem praticado? Bem, se você ainda não sabe amar, aprenda com Carlos Drummond de Andrade, Amar se aprende amando!

Sobre o amor, pode chama-lo como for, mas se não for como Deus quer que seja, não é amor! Lembrem-se “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15”.


Amemos ardentemente uns aos outros com um coração puro (1 Pedro 1:22), e que este amor seja não fingido (Romanos 12:9), e tudo o que fomos fazer que sejam feitas com amor (1 Coríntios 16:14), pois Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele (1 João 4:16), e, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14).

DIAS DIFÍCEIS...

Não tenho exatidão da data que esta expressão foi escrita por Paulo a Timóteo, mas por incrível que parece ela é tão atual quanto passada! Para um cristão as coisas nunca serão fáceis, pois assim como o justo Ló afligia sua alma (2 Pedro 2:7), nos também nos afligimos a nossa!

Sempre que leio sobre a depravação do gênero humano, descrita na Bíblia fico impressionado como isso é recorrente! Foi assim nos dias de Noé (E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gênesis 6:5), foi assim no tempo de Abraão (Gênesis 19), e lá assim como no período de Noé Deus sentenciou a morte os tais praticantes; de igual modo a historia vem se repetindo desde a caminhada no deserto a caminho de Canaã, como também nos dias da vinda de Cristo e também pós vida dEle; veja como Paulo transcreve a caótica situação do mundo de então.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:18-32

Viu como o texto de Paulo é atual, ao mesmo tempo em que descreve o tempo passado? Hoje ate parece que está pior, mas se achas isso, tenho uma noticia para você, vai piorar...

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais "amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 2 Timóteo 3:1-9

E isso descrito pela Bíblia, torno a repetir, vai piorar! Mas quando os próprios fundamentos se abalam, que pode fazer ainda o justo? Salmos 11:3; eis aí uma pergunta que devemos observar o que a inerrante palavra de Deus nos diz:

Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. Lucas 21:36”

Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! 1 Coríntios 16:13

Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 2 Coríntios 6:3

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Efésios 5:11

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1:27

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. NINGUÉM QUE MILITA SE EMBARAÇA COM NEGÓCIOS DESTA VIDA, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:1-4


Quantos belos textos, e parafraseando-os, ore! Vigie! Seja santo! Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  Romanos 8:18, 1 João 3:2-3.

EM CRISTO TUDO MUDOU.

Você já pensou em mudar de vida? Sim! Talvez tenha sido a resposta mais obvia e respondida por você neste exato momento.

Mas as coisas nem sempre saem como planejamos!

Quem sabe você planejou no final do ano passado pagar todas as suas dividas, e não conseguiu!

Quem sabe planejou uma viagem de férias com a família, e não deu certo!

Quem sabe jogou na loteria, tentando ganhar um dinheiro que lhe faria terminar de vez com as privações, e não ganhou!

Pare um pouco e voltemos o nosso pensamento a Adão! Adão, eu o considero o homem de maior infelicidade, de toda a história, do homem sobre a terra; eu não consigo pensar em Adão como um homem de sucesso; não consigo pensar em Adão sem vê-lo como um homem angustiado; não consigo pensar em Adão como sinônimo de sofrimento, fracasso, desesperança! Como você pensa em Adão?

Talvez as entrelinhas da revelação Bíblia não lê mostrou a grandeza de detalhes da historia deste homem, mas permita-me dizer-lhe algo, Adão, assim como você e eu, foi alguém que tentou de todas as maneiras mudar sua historia, mas sem sucesso!

Quando iniciamos a leitura do livro do Gênesis, vemos um homem criado a imagem e semelhança de Deus, um homem que tinha direito a tudo o que fora criado e todas as almas viventes, ele deu nome (Gênesis 2:19), ele tinha a companhia inefável e diária de Deus, ninguém em todo a historia desfrutou da presença de Deus como Adão, Deus vinha conversar com ele! Mas este mesmo homem que gozava deste privilegio, por um momento de infelicidade, tudo perdeu! Vejo sempre Adão, como alguém que não teve segunda chance, mas você tem hoje uma segunda chance! Vejo sempre Adão como alguém que anda cabisbaixo, com motivos suficientemente para nos aniquilar, mas você tem mais motivos para andar de cabeça erguida! Adão tinha o maior problema do mundo, o pecado de todos nós estava sobre a historia dele! Não importa para onde fosse ele sempre seria o culpado, não importa o que fizesse, ele seria sempre o culpado, não importa o que e o quanto tivesse, ele seria sempre o culpado! Posso ate ver alguém sofrendo e dizendo, isto é culpa do Adão!

Você já se imaginou como culpado de todo o sofrimento que eu sofro? Sim, não que você sofre, mas que eu sofro? Não né? Mas é exatamente assim que eu vejo Adão, alguém que é culpado por tudo o que sofremos!

Já imaginou se Adão não tivesse pecado? Já imaginou se Adão não tivesse sido expulso do Éden? Onde estaríamos nos hoje? Existiríamos? Viveríamos do jeito que vivemos? Se sim ou se não, mea-culpa é de Adão!

Todos nós, assim como Adão, fazemos diária e constantemente escolhas, escolhas estás que mudam não somente a nossa vida, mas a de muitos! Hoje com tantos problemas, se olhássemos para trás, saberemos exatamente onde erramos, onde compramos onde não deveríamos comprar, onde julgamos onde não deveríamos julgar, onde mentimos onde não deveríamos mentir, onde retemos onde deveríamos dar, onde recebemos onde deveríamos doar, onde falamos onde devíamos nos calar, ou onde calamos quando deveríamos falar! Todas as nossas escolhas refletem no nosso amanhã, e nos de outros também!

Você pode ate retrucar, não é assim Gustavo, mas permite-me, se Joquebede não tivesse jogado Moises no rio, ele jamais seria o homem de Deus que foi! Foi preciso fazer uma escolha, ou a espada do soldado egípcio ou o rio cheio de crocodilos!

Posso ate imaginar Joquebede dizendo a Miriam:

- Mirian minha filha, venha, vamos confiar na provisão de Deus, e se ele não quiser, que o fim do meu filho não seja diante de meus olhos!

- O que vais fazer mamãe?

- Vamos por seu irmão num cesto e colocarmos no rio Nilo.

- Mas mamãe, muito provavelmente ele será devorado por um crocodilo!

- Filha, que eu não o veja partido ao meio pela espada do egípcio, mas confiamos em Deus que se ele tem negocio com esta criança, ele esta nesta minha escolha!

O final da historia já sabemos, mas que escolha!

Deus tem seus caminhos de mudar nossa historia! Não pense você que você está isento do erro, mas saiba que sua historia foi escrita pelas mãos de Deus e não há nada que atrapalhe os projetos seus!

Talvez você desejasse hoje ficar rico, mudar de cidade, de bairro, estado, pais, pois as dificuldades estão te sufocando, mas tenho para você uma saída!

Quando tudo falhar, experimente Jesus! Em Cristo Jesus, tudo mudou!

Que suas escolhas estejam em conformidade com o querer dEle! Saiba que em Cristo todas as coisas novas são (2 Co. 5:17), mas é preciso andar como ele andou (1 João 2:6), ser como Ele foi (1 Coríntios 11:1) e todas as coisas serão possíveis (Filipenses 4:13).

Em Cristo tudo mudou!

O que pescavam peixes passou a pescar homens! (Mateus 4:19).

Em Cristo o que perseguia, passou a ser desseguido! (Atos 9:14, 15).

Em Cristo o falto de Juízo ficou em sã consciência! (Lucas 8:35).

Em Cristo, ainda que esteja morto, viverá! (João 11:25).

Em Cristo, há esperança para a arvore que for cortada! (Jó 14:7-9).

Em Cristo, o fluxo pode ser de 12 anos, vais sara! (Mateus 9:20-22).

Em Cristo, o choro dura so um momento! (Salmos 30:5).

Não imporá a situação, Cristo tem a solução!

Em Cristo tudo mudou.

"Quando tudo perante o Senhor estiver, e todo o teu ser Ele controlar, ás de ver que o Senhor tem poder, para toda a tua vida mudar!"