quarta-feira, 18 de junho de 2014

SEGUNDO A TUA PALAVRA

Você sabia que discipulado é um relacionamento pessoal entre um discípulo maduro e outros novos discípulos, onde o primeiro ensina os últimos às doutrinas elementares do cristianismo? Sabia também que é impossível ser um discípulo de Jesus sem ler, amar e praticar a sua palavra?

Quando instruímos um neófito temos a finalidade de instruir plenamente o mesmo nos caminhos santos do Senhor Jesus e isso em termos gerais; para isso, precisamos do estudo da Bíblia, que é para todos os irmãos em Cristo! Quando estudamos a Bíblia, a estudamos  para que tenhamos mais entendimento das coisas de Deus, trazendo assim a cada dia, uma total dedicação as coisas dEle, em rejeição as coisas do mundo, e isso fará de cada um de nós, um melhor discípulo de Cristo.

Na caminhada, não faltará duvidas, mas a Bíblia tem as respostas!

No inicio de nossa caminhada, quando aceitamos a cristo, quando nos convertemos, todos precisamos ser discipulados para que sejamos realmente um discípulo; e faz-se necessário ser aquele que recebe o ensino de alguém e segue as doutrinas e ideias não de outra pessoa, mas de Deus, que em nosso caso, por meio de seu Santo Espirito, capacitou homens a escreverem sobre a legítima doutrina de Cristo, que estão contidas na Bíblia!

No Evangelho segundo escreveu João, no capítulo 08 e o versículo 31, Jesus usou a seguinte expressão a um grupo de judeus que criam Nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”.

Ser discípulo de Jesus é exatamente isso, ter a palavra dEle como centro das atenções como fizeram muitos homens santos, pois não atentar na palavra é ter a certeza da derrota, veja o que Jesus disse em Mateus 22:29.

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

Logo, para termos nossa vida reta diante de Deus, devemos priorizar a doutrina, a leitura da Bíblia e a pratica das boas obras nela contidas!

Quem ama a palavra de Deus sabe que deve permanecer na sua palavras (João 8:31), esperar na sua palavra (Salmos 130:5/ 119:49),  amar a sua palavra (Salmos 119:140), meditar na palavra (Salmos 119:148), falar a palavra (Salmos 119:172), observar a palavra (Salmos 119:9), comer a palavra (Jeremias 15:16), não se desviar da palavra (Josué 1:7),  ser cumpridor da palavra (Tiago 1:22), pois estas palavras são espirito e vida (João 6:63), são doces mais que o mel (Salmos 119:103), são palavras de vida eterna (João 6:68), são puras (Salmos 12:6), e é viva e eficaz (Hebreus 4:12) e são elas que irão nos fazer sábios (2 Timóteo 3:15).

É bem verdade que o nosso discipulado começou quando nos reconhecemos como um pecador, que as boas obras não nos salvariam e que somente o Senhor Jesus, morrendo na cruz poderia nos dar a completa salvação, conforme está descrito em sua palavra!

Permanecer, ler, amar, cumprir e pregar a palavra significa ser perseverante, permanecendo fiel ao que abraçamos com firmeza, em olhar para trás.

Jesus certa vez usou a seguinte expressão para nos ensinar a sermos perseverantes: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus (Lc 9.62)”. Em outras palavras isso quer dizer: “Aquele que abraça a obra de Deus e desiste por qualquer motivo, seja ele qual for, não foi/será aprovado para entrar no Reino de Deus”; por isso, devemos estar firmes, sempre procurando agradar ao Senhor, fazendo a sua vontade, segurando firme no arado sem olhar para trás. Assim, alcançaremos a vida eterna com Cristo, pois como diz as  Escrituras: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:11).

Bem-aventurado o homem que tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1, 2) Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. (Salmos 128:1), pois bem sabemos que a lâmpada para os nossos pés e luz para o este caminho é tua palavra (Salmos 119:105). E um dia diremos como o salmista:

“Fizeste bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Salmos 119:65”