sábado, 14 de junho de 2014

CRISTIANISMO INSTANTÂNEO


Quem nunca comeu a chamada comida instantânea? Rápida, simples, paliativa! O popular miojo, macarrão instantâneo, tem muitos adeptos, desde crianças até adultos, mas o que quero dizer com isso, é que muitos de nossos dias estão assim, querendo satisfazer o seu momento com tudo que lhe dão como foi o caso de Esaú que trocou a bênção perene de Deus, por uma comida instantânea!

Hoje pelos mais diversos fatos que temos assistido dentro das igrejas, vemos também isso, a fome saciada pelo mundano “cristianismo” instantâneo.

Estamos vivendo dias que as distorções estão surgindo dentro das igrejas, o chamado fogo amigo; com isso não podemos ignorar nem por um momento se quer a má influência de teologias falaciosas em seus vários disfarces e nem concentrar toda nossa atenção sobre o grande número de crentes “evangélicos” que vem do mundo com suas mazelas e permanece como era no mundo dentro das igrejas, estes não se converteram, mas sim, pensam em converter outros ao que eles chamam de cristianismo liberal, justificam a ânsia do que fazem com textos isolados da Bíblia e assim justificam suas ações inapropriadas para um cristão autentico!

O Cristianismo vem sofrendo por conta de “seus adeptos”! Hoje, a execução instantânea de tudo sem preocupar-se com a sua qualidade ou permanência tem gerado em muitos, uma falsa certeza de que está dando certo, quando na verdade está errado; isso tem se espalhado por todas as denominações de nosso país (quiçá do mundo), e isso por todos os meios de comunicação que temos, impressiona como instantaneamente um artista aceita a Cristo e da noite para o dia ele é pastor, como se ser pastor fosse ser algo instantâneo! Nada no evangelho é instantâneo! Tudo tem um TEMPO DETERMINADO e muita das vezes o tempo sempre vem depois da execução dos parâmetros descritos no livro sagrado, a Bíblia!

Este “cristianismo” instantâneo é acompanhado de graves erros, e erros estes que ferem a doutrina Bíblica, doutrina está que não é respalda em achismo, mas sim, na inerrante palavra de Deus, onde não existe meio termo, onde a verdade é absolutamente absoluta.

Essa fase que de forma instantânea apareceu (confiamos em Deus que ela também desapareça), nada mais é que fazer mais rapidamente o que tem que ser feito e desta forma dedicar tempo ao que realmente é interessante para si; porque duas horas de culto se podemos fazer o mesmo em 30 mim? Porque dez hinos se podem ser um? Achamos pouco tempo na frente da TV, mas muito tempo no templo!

Os que assim pensam e agem, entendem que podem livrar-se das exigências divinas, através de um ato de fé; depois disso, a condição espiritual dos mesmos trona-se para ele, inabalável, permitindo-se inferir que não existe razão para termos um caráter santo, refutando assim a correta maneira de viver e que todos devem seguir como explicitados no Novo Testamento.

Assim falou Paulo a Tito:

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
(Tito 2:11-14)

Aguardando..., será que eles sabem esperar? Os três minutos do miojo é uma eternidade! É isso que os fazem errar, eles não esperam, foi isso que fez Saul errar e perder o reino (I Samuel. 15), não soube esperar, e neste erro, como na maioria dos outros, encontra-se de certa parte uma verdade, imperfeitamente interpretada! O salmista revela que sua vitória veio por meio da espera (Salmos. 40). No Cristianismo de fato, o que é instantâneo é a salvação e suas benesses espirituais (justificação, regeneração, santificação posicional e adoção), no mais, tudo é um continuo processo para que “cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
(Efésios 4:13-17).

Muitos não compreendem isso e tem se inclinado a confiar nas experiências pessoais e, em consequência disso, interpretam erradamente todo o conteúdo doutrinário da Bíblia, especialmente do Novo Testamento. Vivemos constantemente decidindo entre isso ou aquilo, a resolver os assuntos imediatamente e existem decisões que podem e devem ser tomadas de uma vez por todas imediatamente, como foi o caso de Daniel (Daniel 1:8) e José (Gênesis 39: 7-9), certos assuntos quer pessoais ou não, podem ser decididos instantaneamente mediante um ato determinado da vontade em resposta a uma fé bíblica, mas isso não é regra!

Este “cristianismo instantâneo” considera o ato de fé (um ato) como um fim em si mesmo e sufoca o desejo de crescimento espiritual. Ele não compreende a verdadeira natureza da vida cristã, que não é estática, mas dinâmica! Ele passa por cima do fato de o novo cristão representar um organismo vivo, como um bebê recém-nascido, necessitado de nutrição e exercício a fim de assegurar o seu crescimento normal. Ele não considera que o ato de fé em Cristo estabelece um relacionamento pessoal entre dois seres morais inteligentes, Deus e o homem reconciliado, o encontro único entre Deus e uma criatura feita à sua imagem jamais poderia bastar para estabelecer uma amizade íntima entre ambos, é preciso existir comunhão plena e perene.

A tentativa de limitar todo o ato salvífico numa só experiência, ou talvez duas, por parte dos adeptos e defensores do cristianismo instantâneo zomba da simplicidade que há em Cristo, fazendo isso eles ignoram os efeitos santificadores do sofrimento, do carregar da cruz e da obediência prática, que somos conclamados pelo nosso Senhor, além disso, eles olvidam também da necessidade de treinamento espiritual, de formar hábitos santos, logo, corretos e de lutar contra o mundo, o diabo e a carne.

Sem me escusar do que digo, muitos “cultos”(?) hoje em dia, parece demasiadamente distante de Deus e mais perto do mundo, da carne e das garras do inimigo de nossas almas! Isso faz por dar-se por satisfeitos em aceitar a segurança da bênção material em detrimento das riquezas indeléveis que temos oportunidades de tê-las mediante a genuína fé em Deus. Essa instantaneidade os livra da necessidade de vigiar, lutar e orar, e os considera liberados para gozar deste mundo enquanto aguardam o outro.

O cristianismo instantâneo é TOTALMENTE contrário ao CRISTIANISMO BÍBLICO, o que por hoje podemos fazer o desfecho do texto acima com as palavras de Paulo a Igreja de Filipo:

Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
(Filipenses 3:7-21).