quarta-feira, 4 de junho de 2014

CRISTIANISMO TEÓRICO


Que a Bíblia é a verdade isso eu não duvido, mas existem algumas coisas que tem somente nela que são impressionantes, ela foi compilada com textos de mais de 4000 anos e mesmo assim, continua atualizadíssima!

Abaixo uma citação de Jesus de mais de 700 anos dele mesmo, quando Ele em vida, e ainda hoje no mínimo 2700 anos depois, a mesma permanece infalível. “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15:8.); para um pouco e me diz se não é verdade? Se não é atual? Agora veja há quanto tempo isso foi dito? Infelizmente temos muitas verdades que pregamos, mas que não praticamos!

Estamos vivendo os “dias trabalhosos” e vemos um retrocesso na vivência das práticas cristãs, mas infelizmente não é um retrocesso bom como se fosse voltando ao “primeiro amor”; as verdades cristãs que contundentemente estão explicitadas na Bíblia e pregadas em muitos lugares, têm sido negadas na prática. Muitos são crentes como Marta, conhecem a Bíblia de Deus, mas não conhecem o Deus da Bíblia, são crentes da teoria e não da prática.

Quantos não repetimos que só Jesus salva e cremos, pois, fomos salvos por Ele e cremos ainda que somos salvos, mas o que ouvimos? O que vemos? É uma série de declarações que dizem por aí, “só é salvo, salvo mesmo” quem vai frequentemente à igreja, quem dá o dízimo direitinho, quem toma a santa ceia, quem ganha almas para Jesus, quem fala línguas estranhas, quem tem unção, quem tem poder, quem é batizado, quem está com a vida no altar, quem participa das atividades da igreja; enfim, a salvação para muitos consiste em viver dentro do que EU (nós, você e eu que lemos,) entendendo sobre o que seja o modo para a salvação; só é salvo aquele que não contradiz as verdades que tenho, com o os meus entendimentos de salvação!

“Você pecou, pecado é pecado, pois diante de Deus, todos os pecados são iguais” já ouviu? É exatamente assim que muitos escutam quando estão discorrendo teologicamente sobre Hamartiologia 9º estudo sobre o pecado), são taxativos, assim como quem rouba um banco é ladrão, bem como o que rouba um centavo! Mas não é assim na prática! Vejamos a lista (pequena lista) de pecados que a Bíblia nos mostra?

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21)

Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.
(Romanos 1:26-32)

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
(2 Timóteo 3:2-5)

Que lista heim!? As Escrituras citam 372 formas de pecado, e há centenas de outras não mencionadas na Bíblia; na relação das obras da carne, lemos, no fim dela: “e coisas semelhantes a estas, acerca das quais eu vos declaro (...) que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.21). Tem mais, mas vamos ficar só com estes. Agora analisemos porque diante da igreja o único pecado é fazer sexo fora do casamento ou antes dele? Porque muitas vezes presenciamos apenas a disciplina por infringir o sétimo mandamento? Quando um irmão é pego em adultério é comum ouvirmos alguém comentar “O irmão fulano pecou...” o adultério é visto como o pecado! Mas a fofoca (bisbilhotar – olha na lista de Romanos que esta lá em cima) não é? Julgar o próximo conforme citado no exemplo, não é?

A Bíblia tem mais referências ao mexeriqueiro (fofoqueiro) do que ao adúltero ; outro muito comum é ter o nome SPC/SERASA, passar cheque sem fundos, isso nada mais é do que ser um “infiéis nos contratos” (Romanos. 1:31), quem esse comete, não é disciplinado, mas a Bíblia condena o endividamento.

A glutonaria não é punida, a panelinha, a sonegação do imposto de renda (roubo!), comprar produto pirata (roubo), e quem compra roubo é para a polícia um parceiro do ladrão, logo é ladrão também!

E isso, falando fora do templo, mas dentro também tem, quem não sabe que espírito de adivinhação é diabólico? Mas analisa aí comigo, o que estamos fazendo nas situações abaixo:

- Olha só a cara do pastor. Deve ter brigado com a esposa.

- A irmã Fulana não tomou a ceia. Deve estar em pecado.

- Olha o irmão no bar. Deve estar bebendo...

- Olha só o jeito que a irmã ora. É só para se mostrar...

- Olha a irmã lá pegando carona no carro do irmão. Hum, aí tem...

- Fulano quando fala acha que todos são menos que ele...

Não preciso dizer mais nada, se sua consciência já o acusou, maior É Deus! Se não, louvado seja Deus pela vossa vida!

E a aparência! Quantos não repetem “Deus é soberano em seu modo de agir e usa quem quer” ao mesmo tempo dizem “Deus não pode usar quem está em pecado; Deus não usa ‘vaso sujo’”; “Como é que Deus vai usar uma pessoa cheia de maquiagem, parecendo uma prostituta pecadora, ou um irmão de bermuda, outro que joga bola de dia e vai à igreja à noite; está assistindo futebol e vai à igreja pregar a noite”?

Lembro-me de um fato que muito me marcou, certa feita cheguei perto de um neófito e questionei o mesmo sobre porque não mais ia à igreja, logo que ele me saudou com a paz! Ele me disse, irmão, eu não tenho roupa para ir à igreja e nem dinheiro para comprar; todas as vezes que vou a igreja tem uns “irmãos (?)” que olham para mim e com o seu olhar dizem, “ele não tem vergonha de vir a Igreja desse jeito?”

Ore, peça a Deus sabedoria e santidade no falar, no andar, no olhar, no pensar, no agir. Peça a Deus sabedoria em tudo, e Ele dará! 

“Estou convicto que a Bíblia é a única regra de fé e prática” do cristão, já ouviu? Mas o que vemos hoje em dia é muitos assim dizendo, “...Eu sei que a Bíblia diz, mas o estatuto da Igreja rege...”; “... Eu sei que a Bíblia diz, mas nossa denominação não entende assim”; “... Eu sei que a Bíblia diz, mas a profeta revelou que é assim que tem que ser”; “... Eu sei que a Bíblia diz, mas o homem de Deus teve um sonho...”; “...Eu sei que a Bíblia diz, mas isso é coisa do passado...

O pecado tornou-se tão natural que já não mais temos consciência dele! Justificamos até nosso ato indecente, transgressor e pecador como Adão o fez! Hoje acontece muito disso no mundo virtual, pessoas lançam indiretas, discutem, ferem princípios bíblicos e dos bons costumes como se nada fosse! Não podemos viver uma vida de como eu entendo e sim uma vida como a Bíblia diz que eu tenho que viver! 

Quanto mais lemos a Bíblia, mais medo temos de ficar aqui na volta de Cristo ou de dormirmos aqui e acordarmos no inferno (isso pelas condutas errôneas que temos)! Tudo é possível ao que tem fé, mas nem tudo é permitido, possibilidade não é a mesma coisa que permissão! Não ponha uma vírgula onde a Bíblia põe ponto final, não relativize o que a Bíblia condena!

Vivemos um tempo de pessoas ingratas e isso é fruto de um caráter mal forjado, pois ingratidão é falta de caráter! Vivemos repetindo quando recebemos ou compramos algo: “Deus me deu esta benção”; já observou a frase que muitos colocam no seu carro “foi Deus quem me deu”? Mas quando você fala com a pessoa, ele diz: “mas eu paguei o preço; mas eu fiz por merecê-la”! Como assim? Nos feitos de Deus Ele precisa de sua ajuda? Nunca recebi um presente que tenha que fazer algo para que seja meu ou que pague por ele! Quando Deus faz, não fica nada por fazer! Não utilize o nome de Deus em vão!

Outro ponto importante é negligenciar ajuda aos necessitados; veja o que diz Tiago “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:27)” aí escutamos um pedido de auxilio na igreja e a desculpa vem:

“...Não posso dividir com você porque posso estar interferindo na vontade de Deus, vai que Ele não quer que você tenha... Se você quiser, pague o preço como eu paguei... e a pior delas, “A Igreja tem para isso...” será mesmo que você entende o que é o Evangelho?

Será que você já leu o que disse nosso Senhor Jesus Cristo: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
(Mateus 25:31-46)

Se você não entendeu a mensagem, você precisa nascer de novo e pedir ao Espírito Santo que te revele! Você pode dizer que “não devemos julgar pelas aparências, pois eles enganam” e é verdade, mas tudo que vemos, ouvimos e sentimos sempre nos causa uma impressão, quer boa, quer não! Frequentemente nos deixamos levar por elas e emitimos nossos juízos acerca dos outros e não é de hoje que somos julgados pela roupa, pelo corte de cabelo, pelo tamanho da saia, pelo tipo de maquiagem (ou a falta dela), pelo jeito de andar, de falar, pelo aperto de mão, pela procedência, pela barba feita ou não, mas onde está o erro? Julgamos pelo que somos quando não deveríamos julgar e nesses aspectos entramos no que entendemos de necessidade de santificação!

“A santificação é um processo de dentro para fora (é o que dizemos) ” e na prática não basta ser santo, tem que parecer santo. Se a tal “santificação” não se manifestar logo em um comportamento pré-estabelecido, no jeito de falar, andar, vestir e de se comportar é porque o sujeito não se “converteu de verdade” ou não é assim?

Reflita! Viver o “Evangelho” do faz de conta, da teoria e não da prática, do posso todas as coisas, mas não "naquele" que não me fortalece, viver o Evangelho do vinde como estás e permaneça como és, sem dúvidas, e sem medo de errar, condenados já estás (Tito 3:11)!

Precisamos voltar ao genuíno Evangelho! Precisamos voltar à prática da comunhão e da devoção experimentadas pela Igreja Primitiva (conforme descrita em Atos dos Apóstolos), isso deixará muitos preocupados com a forma como você vem conduzindo sua vida, mas deixará Deus mais que satisfeito.