domingo, 13 de abril de 2014

NAMORAR - AMOR e ORAR

Deus nos fez para vivermos em comunhão com Ele e com o próximo, a preocupação dEle foi tanta que exclamou:

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Pensando em relacionamento, a primeira coisa que vem em mente é namora, quando na verdade deveria ser o que disse Paulo “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. (Romanos 15:2)” na verdade deveríamos buscar a edificação mutua e não a satisfação pessoal, o que mais acontece nestes nossos dias! Pensando nisso, vamos tratar de um assunto NAMORO; Na VERDADE, nos dias atuais temos vários estágios para um relacionamento:

- Paquerar.
- Ficar.
- Ficante.
- Rolo.
- Namoro.
- Namorido.
- Marital.
- Noivado (bíblico - Mateus 1:18).
- Casamento (bíblico - Lucas 20:34).

Em tudo o que fomos fazer deve-se observar se temos fundamentação bíblia, e nisso podemos ter três pontos:

Bíblico – Ensino em conformidade com a santidade, justiça, vontade e soberania de Deus.
Extrabíblico – Ensino fora das Escrituras, nem sempre contrário a elas.
Antibíblico – Ensino errôneo que contraria o ensino bíblico; antônimo de extrabíblico.

Visto que somente o noivado e o casamento são bíblicos (encontramos na Bíblia), onde enquadramos os demais “tipos” de relacionamento? Se a Bíblia não fala sobre namorar, podemos praticá-lo como quisermos?

Pois é, nós não encontramos a palavra “namoro” na Bíblia. Todavia, a Palavra de Deus fala de compromissos pré-nupciais (noivado) e pós-nupciais (sexo/casamento). Um bom exemplo que temos é o relacionamento entre José e Maria. Eles eram noivos e não se conheciam sexualmente (Mt 1.18 e Lc 1.27), mas havia um compromisso sério entre eles.

O namoro é um traço de nossa cultura que não existia na época bíblica.

Confunde-se, hoje em dia, o namoro com o “ficar” (e quem fica, se Jesus vier, vai ficar também), isso, é uma aventura e relacionamento sem compromisso. O chamado “ficar” parece ter chegado para ficar. E é comum ouvir jovens dizendo: “Eu só fiquei com ele naquele dia; não foi nada sério”. Entre as pessoas que não temem a Deus prevalece a ideia de que os namorados podem se relacionar intimamente, sem nenhuma restrição. E vemos psicólogos e a própria mídia incentivando isso. Em nossa vida os orientadores devem ser A Bíblia, os homens e mulheres de Deus.

O namoro — namoro, mesmo! — é uma fase de conhecimento recíproco, que precede o período de preparação para o casamento: o noivado. Na palavra “namoro” está contido o termo “amor”, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O nAMORo verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira ou simplesmente não querem ficar sozinhas. Tem também o namORO, evidencia-se a sim, algo que não é sentimento passageiro, mas renuncia, pois amar é renunciar e uma vida inteira de santidade, pois a oração é meio pelo qual temos acesso diante de Deus e nosso amor deve ser o principio que nos identifica para com Deus, promovendo assim o bem estar do nosso próximo mais próximo que é o nosso amor.

Namoro hoje deve ser a fase antes do noivado, que por causa dos ensinamentos mundanos e antibíblico, estão envolvendo muitos num lamaçal de pecados, pois isso é uma sutileza do inimigo de nossas almas!

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.
Colossenses 2:8

É preciso entender que o “namoro cristão”, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso do noivado e mais profundamente o casamento.
Hoje em dia, ao contrário disso, longe dos princípios de Deus, tem resultado em uma experiência nociva e traumática.

Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

NAMORO É COMPROMISSO E NÃO PASSA TEMPO: O cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados, namoro não é passatempo é o primeiro passo para o casamento.

CRENTE NAMORA COM CRENTE (II Co 6: 14-18): Namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado, Não se prenda em um jugo desigual. Mesmo pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério, é preciso que seja nascida novamente (2 Coríntios 5:17).

Devemos descobrir se a pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo. (João 3:3-8).
Devemos saber se a pessoa compartilha o mesmo desejo de ser como Cristo. (Filipenses 2: 5).

TUDO TEM LIMITE: Atualmente a visão do namoro está TOTALMENTE FORA DA ETICA BÍBLICA  no modelo do mundo a intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim.

Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo. (Salmos 119:96)
Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? (Provérbios 6:27)

SEXO SO NO CASAMENTO: Deus criou o sexo, ele é para ser praticado entre duas pessoas de sexos opostos que se amam e têm entre si um compromisso permanente (Genesis 4:1). É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza e traz consequências terríveis e eternas.

Não profane seu corpo tendo relações sexuais antes do casamento. (I Coríntios 6: 9, 13/ II Timóteo 2: 22); pois Somos Família de Deus (Efésios 2:19), Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27) e Templo do Espirito Santo (1 Coríntios 6:19 - 1 Coríntios 3:17).

O DIALOGO: So existem três maneiras de conhecermos uma pessoa (uma é Deus revelando; segundo é ela se declarando, 03 convivendo) a convivência por meio do dialogar é a mais fácil de acontecer, conhecer uma pessoa é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

SEJA ROMANTICO: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

MANTENHA A DIGNIDADE E O RESPEITO: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso honroso e duradouro.

Desrespeito é falta de amor.
Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. (Romanos 15:2)

SEJA FIEL: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. A fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a Infidelidade.

ASSUMA PUBLICAMENTE SEU RELACIONAMENTO: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

Altere seu status no facebook.

FORME UM TRIÂNGULO AMOROSO: namoro realmente cristão só é bom a três: Deus, ele e ela.

DEIXE DEUS ORIENTAR E CONSOLIDAR SEU NAMORO: Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você e seja feliz.

NAMORO DE CRENTE É DIFERENTE: Devemos ter consciência e compreender que temos que nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo.

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. (II Pedro 2: 20).

Aprenda que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rm 12.1,2), pois “... aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2.17). Isso implica em dizer que:

O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, devemos conversar, conversar e conversar.
O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dito, não de forma sexual, mas socioeconômica.
O casamento é o momento de desfrutar de tudo o que Deus propiciou-nos com a junção dos corpos.

QUANDO COMEÇAR UM NAMORO?

Para se começar um namoro, é preciso ter alcançado a maturidade, período que só vem após a adolescência, que é uma fase de transição entre a infância e a juventude. Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa, só deve pensar em namoro quem realmente está determinado a casar. Quem namora por namorar está começando errado e sofrerá as consequências (Gl 6:7). E quem diz que namora sério deve, necessariamente, se preocupar com as condições mínimas para um futuro casamento.

Certo rapaz que havia pedido uma jovem em casamento ouviu dela a seguinte condição: “Eu quero que você converse com o meu pai”. O rapaz concordou em pedir permissão ao pai da jovem para namorá-la.
Começou, então, o interrogatório:

— Você trabalha? — perguntou o pai da jovem.
— Não, mas Deus vai me ajudar — respondeu o rapaz.
— Estuda?
— Não, precisei parar. Mas Deus vai me ajudar.
— Tem ideia de como sustentará a minha filha enquanto nenhum de vocês estiver trabalhando?
— Não, mas tenho certeza de que Deus me ajudará...

Ao ouvir as repetitivas respostas, o pai disse à jovem: “Minha filha, eu não sabia que agora eu sou Deus...”

Lembre-se: Deus ajuda aqueles que se esforçam e têm vontade de trabalhar (Jó 5.7; Pv 31.27). Quem namora — namora, mesmo! — deve ter um alvo: o casamento. E deve trabalhar em prol de tal realização.

COMO ENCONTRAR A PESSOA IDEAL PARA NAMORAR?

Quem pensa em namorar de verdade, tendo como objetivo o casamento, precisa atentar para duas coisas importantes. Devemos orar e procurar; deve orar com fé, esperando no Senhor (Sl. 40.1), pois Ele é poderoso para lhe preparar a pessoa certa (Pv. 19.14). Ao mesmo tempo, é necessário procurar (Pv. 18.22), pois em tudo, na vida, existe a parte de Deus e a do homem (Pv. 16.1,2; Tg. 4.8).

O jovem cristão deve ter cuidado com os profetizadores casamenteiros (Ez. 13.2,3; Ap. 2.20), pois a profecia, como dom do Espírito Santo que se manifesta, usualmente, num culto coletivo a Deus, não serve, em regra geral, para ajudar os jovens crentes a encontrarem a “pessoa preparada”. A profecia Bíblica tem sua finalidade, e são edificação, exortação e consolação do povo de Deus (1 Co. 14.3).

Muitos hoje são infelizes em sua vida conjugal porque deram ouvidos a falsos profetas. Namoro é coisa séria! Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros, exceto dos pais, que devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão.

DEVEMOS ORAR E PROCURAR UMA PESSOA, SEGUNDO OS CRITÉRIOS CONTIDOS NA PALAVRA DE DEUS:

ESPIRITUALIDADE (1 Co. 2.14-16; 5.11).

A BELEZA INTERIOR (Pv. 15.13).

Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física, que é enganosa (Pv. 31.30). Esquecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm. 16.17) e permanece mesmo com o passar dos anos, enquanto a exterior é ilusória, passageira e morrerá tal como uma flor (Pv. 11.22; 1 Pe. 1.24,25).

COMPATIBILIDADE
(Am 3.3): Muitos hoje dizem que isso não é importante e pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus. Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço para tentar salvar alguém que lá caiu. E ninguém faria isso. Deve-se jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar, mas sem nenhum envolvimento sentimental. Antes de começar um namoro, analise se não há incompatibilidades espiritual, social, etária, cultural, etc. A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv. 10,11). Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10), não havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com um significa ter o Diabo como sogro. Não pense que um(a) filho(a) do Diabo terá Deus como sogro, em razão de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus, equilibrando, assim, o relacionamento. Nos casos de mistura, sempre é o crente o prejudicado (Gn 6.1-4; 1 Co 10). Por quê? Porque está pecando conscientemente, ignorando o que a Palavra de Deus ensina quando ao jugo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18). Não há, portanto, nenhum consenso entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás.

QUE CUIDADOS SE DEVEM TOMAR EM UM NAMORO:

É preciso ter a preocupação de não exceder nas intimidades (2 Tm 2.22).

Não é preciso se sentar a um metro de distância nem pedir para alguém ficar entre os dois.

Não se deve confundir carinho com carícias, que devem ser guardadas para o casamento (Pv 6.27,28; 20.21).

Vencer as concupiscências, cobiças (Tg 1.14,15; 1 Jo 2.15-17), seja a dos olhos (Gn 3.6; Js 7.21; Mt 6.22,23), seja a da carne (1 Co 6.19,20).

QUANTO TEMPO DEVE DURAR O NAMORO:

Nem muito nem pouco tempo.

Não prolonga o período do namoro porque não tem vontade de casar.  Alguns, após longos anos, casam, mas não são felizes. O motivo? É possível que o casamento tenha sido ocasionado por pressão, e não por amor verdadeiro.

Namora por pouco tempo, é quase certo que no casamento poderá ter problemas sérios de ajustamento conjugal.

COMO CONDUZIR O NAMORO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS:

Leia sempre a Palavra de Deus (Sl 119.105).

Ore todos os dias (1 Ts 5.17; Jr 33.3).

Cultive o amor (1 Co 16.14; 13.4-8), pois, sem ele, não há razão para existir namoro.

Aprenda a renunciar; não seja sempre o (a) “dono(a) da verdade” (Fp 2.4).

Aprenda a viver em harmonia (Pv 17.1)

Aprenda a “dar o braço a torcer” (Pv 15.1).

Seja fiel, pois, quem não é fiel no namoro, não o será no casamento. Quem ama de verdade se mantém fiel até o fim (Pv 5.15-20; Ml 2.14,15).

Abra bem os olhos antes de casar-se, pois depois de casado deverá fechá-lo e seguir adiante.

A namorada deve saber perfeitamente que tipo de esposa seu namorado deseja. O namorado deve saber que tipo de esposo sua namorada espera. Devem colocar-se de acordo e ver o que vão ou não cumprir, é melhor seguir sendo amigos que divorciados.

O tempo de namoro deve ser uma maravilhosa experiência social, não é somente um tempo para beijinho e abraços, se não, para fazerem juntos, as coisas para o Senhor o que não fazem para o Senhor durante o namoro, não faram nunca de casados, já que o diabo lhes fará acreditar que somente serão mais espirituais depois de casados.

Nunca deveram casar-se porque estão cansados dos pais, nem porque se sentem sozinhos, nem porque necessita que alguém lhes cozinhe, lave, passe, etc. Nem devem casar-se para SER feliz, já que quem se casa para SER feliz, quer que a outra pessoa esteja sempre abaixo dele, e trata de ser feliz a custa da infelicidade de outra pessoa. A razão para casar-se deve ser para FAZER feliz, já que fazer feliz a pessoa que se ama é uma meta alcançável e quando se alcança uma meta então somos felizes.

Não deixar jamais que qualquer um dos dois levante a mão. Se a pessoa amada é golpeada durante o namoro, seguirá sendo durante o casamento. Os agressores nunca perdem seu costume, pois é uma doença, na qual não se deixam curar nem mesmo eles estando dentro da igreja.

Cuidado com “O que tem de mal “fazer” se nos amamos e vamos nos casar”?

Cuidado com o significado da relação sexual, pois no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem! O relacionamento poderá será prejudicado por amargura e ressentimentos.

Cuide da sua consciência, se ela os tem incomodado durante ou depois do “ato sexual” ou toques permissivos ou mesmo do “quase lá”, vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?

Namoro não é curtição, mas preparação, o crente não namora para se conhecer namora porque já se conhece o suficiente para caminhar um tempo, rumo ao casamento.

Será que todos os casais aqui namoram para casar? Não sei, mas, deveriam! E se não pensam em casar, não devem nem começar a namorar. Pois devemos hoje começar a pensar se estamos prontos a assumir os deveres conjugais.

Desejamos ardentemente que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. (Colossenses 1:9-14)

Namoro bom é aquele onde os namorados brincam como melhores amigos; oram juntos como irmãos e tomam decisões como adultos.

Bibliografia sugerida:

- Bíblia Sagrada.

Joshuav Harris (Eu disse adeus ao namoro).

Ciro Sanches Zibordi (Adolescentes SA).