quarta-feira, 5 de março de 2014

PESCADORES DE HOMENS

PESCADORES DE HOMENS.
(Lucas 5:11-12)

Quantos missionários existem hoje aqui? O já rodado jargão de que fazemos missões com os pés dos que vão, as mãos dos que contribuem e os joelhos dos que oram, é hoje um meio de dizer, ser um missionário, mas o que na verdade não é; ser missionário é ser alguém que abnega a sua vida, é impossível ser missionário passivamente, ou se é missionário por completo ou não.

Quando somos missionários com “os pés”, temos a consciência que precisamos e iremos “levar a preciosa semente, andando e chorando, mas voltaremos, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Salmos 126:6).

Por onde estamos andando? Onde estamos colocando os pés e qual o objetivo do que estamos fazendo? Será que podemos cantar com sinceridade como diz o poeta sacro:

“Que meus pés somente vão, onde os santos possam ir” (Harpa Cristã 432), ei, você que se diz, missionário, onde estas colocando os pés? Será que Jesus entra onde você entra?

Quando somos missionários com as mãos não falamos simplesmente das mãos como membro do corpo físico, mas das contribuições, e se tem uma coisa que Deus declara na Bíblia é que ele ama ao que dar com alegria (2 Coríntios 9:7), e, permita-me, quantas vezes você se sentiu um missionário das mãos? Quantas vezes você sentiu alegria em contribuir? Ser missionário com as mãos é estar consciente que quando você não contribui a coisa fica mais difícil, pois o dinheiro da obra missionário esta no nosso bolso.

Em fim, chegamos ao modo de dizer que não somos missionários de forma alguma. Quando falamos dos pés temos ainda a ideia de alguém que faz missões transculturais ou culturais, evangelizando nas casas, nas ruas, nos bairros, nas vilas, cidades, estados e país; quando falamos das mãos, temos a visão do contribuinte assíduo, mas quando falamos de oração, aí a coisa fica seria, hoje em dia, muitos fazem a oração, “boa noite Jesus, cheguei”; outros dobram os joelhos para mostrar a liturgia aprendida e outros que nem isso mais fazem. Dizer que orar sem orar é pior que não orar e nada dizer.

O verdadeiro missionário ele revela em si, características que não vemos no homem natural e no que ainda não é espiritual como o deve ser.

Ele é OBEDIENTE, e esta obediência não esta evidenciada em no ABC da escola, mas sim no OBDC da EBD. Quem não aprende de Deus, não pode ensinar as coisas de Deus (vem para a Igreja, para a escola dominical, para os cultos de ensino da palavra, venha orar). Quem obedece vive mais, quem obedece releva o caráter de Deus em sua vida, quem obedece não questiona, simplesmente obedece.

“E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.”
(Lucas 5:27-29)
Quem obedece não questiona, não duvida, não critica se não puder ajudar, não atrapalha, não inventa desculpa, quem obedece vive mais.

Na obediência nós conseguimos ir onde Deus nos manda mesmo sem saber para onde vamos:

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”
(Hebreus 11:8)

Posso conjecturar Abraão cantando:

Se Cristo comigo vai, eu irei
E não temerei, com gozo irei; comigo vai;
É grato servia a Jesus, levar a cruz;
Se Cristo comigo vai, eu irei.
(Harpa Cristã 515)

A missionária Fridra Vingre declara: se pelos vales, se lá para o deserto Jesus me quer mandar; sem questionar canta... Eu irei...

Hoje, não saímos a campo para visitar, não vamos a Igreja para orar, não temos dinheiro para ofertar, mas ainda assim nos consideramos como os tais.

Jesus quer mais de você, Ele não depende de você, mas Ele conta com você, ele não quer teu dinheiro, Ele quer você, ele não quer sua capacidade, Ele quer você, Ele não esta preocupado com sua desenvoltura, Ele quer você, Ele não esta preocupado com sua oratória, Ele quer você, Ele te fez com um projeto especifico, o de o servir e o adorar, Ele quer você como você é, mas não deixará você como você está, Ele vai mudar a tua vida para que assim você possa o servir e o adorar.

Outra forte característica do missionário é a PACIÊNCIA, pois é preciso saber esperar pois tudo tem um tempo determinado (Eclesiastes 3), Paulo tratando com Timóteo sobre o serviço a Deus ele usa a figura do lavrador (2 Timóteo 2:6) e para bom entendedor, o lavrador trabalha demais, mas esta consciente que se Deus não mandar a chuva, a semente não nasce, e mesmo depois da chuva o tempo de espera é por um tempo determina, plante, que no tempo a semente nasce, pregue que no tempo Jesus salva, faça a sua parte que Deus sempre fará a dEle.

Outra característica é a Fé, pois sem ela, é impossível agradar a Deus, e Ela também é a certeza que Deus é quem diz ser e fará o que diz fazer.

Não existem desculpas para não sermos missionários, por maior obstáculo que você possa colocar diante da missão primordial da Igreja, Deus trará sempre o meio de triunfar ante ela.

Deus não aceita a aparência do homem, e por isso mesmo Ele busca corações fieis para a realização de sua obra, e se você não quiser, ele tratara de buscar quem queira, pois a condição primeira da salvação no que tange a ação do homem, é querer:
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
(Lucas 9:23)

Quando você quer, Deus quer mais.

Se você se sente indigno de servi-lo, lembre-se Pedro também se sentia assim (Lucas 5:8).
Se você se sente um pecador, lembre-se Isaias também se sentia assim (Isaias 6:5).
Se você se sente uma criança, lembre-se Jeremias também se sentia assim (Jeremias 1:6).
Se você se acha que não sabe falar, lembre-se Moises também se sentia assim (Exodo 4:10).
Se você se acha jovem demais, lembre-se Timóteo também se sentia assim (1 Timóteo 4:12).
Se você se sente desprezado, Tito também se sentia assim (Tito 2:15).

Todos os exemplos acima são de homens incapazes, mas que nas mãos de Deus, hoje são o modelo a ser seguidos.

Não são os capazes que Deus quer, são os que entendem que no nada, Deus pode fazer tudo.

Na sua insignificância, Deus opera.
Na sua humildade, Deus opera.
Na sua pouca ciência, Deus opera.
Na sua disposição, Deus opera.

Deus tem muitos que serão mais que, doutores, mais que engenheiros, políticos, médicos, advogados...

Os mais ilustres são e serão, os pescadores de homens.

Se Cristo comigo vai, eu irei...