segunda-feira, 16 de junho de 2014

A CANDEIA DO CORPO


“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus 6:22-23)”.

Duas formas de ver!

Existe duas maneiras de ver o mundo, uma com o olhar espiritual e outra com o olhar material! Ver de forma espiritual quem nasceu da água e do Espírito (João. 3:5), vivendo uma vida de constante renuncia à impiedade e às concupiscências mundanas, portando-se sóbrio, justo e piamente (Tito.  2:12), sendo um homem espiritual que discerne bem tudo, pois se assim não for, ele é um homem carnal, vendido sob pecado e que tem os olhos do seu entendimento cegos e não discerne bem, nada!

Quando olhamos para o mundo com os olhos espirituais, mas atentando para o material, vemos um mundo de desigualdade social, mundo que não perdoa e que julga só para condenar, que mesmo em bons atos (generosidades) temos sempre os aproveitadores que fazem do feito bondoso um espetáculo a fim de granjear bens para si, mesmo tendo os olhos fitos em Cristo, é impossível não enxergar a maldade que está enraizada no âmago do homem, sem Deus, sem paz, sem salvação!

O mundo em que vivemos é tão tenebroso como o que os homens do passado, como o mundo em que os heróis da fé viveram (Hebreus 11)! Estamos rodeados de pessoas omissas, mas não despretensiosas, e hoje em dia evidencia a falta de amor e a falta de fé. Se não atentarmos para as sagradas escrituras tememos cair na condenação do pecado, pois a natureza decaída que temos, um dia será revestida da incorruptibilidade, mas enquanto não chega esse dia, temos que nos manter firmes, constantes e abundantes diante de Deus para que a seu tempo Ele nos livre deste presente século mal!

Não vou listar os maus exemplos (somente as Escrituras sagradas citam 372 formas de pecado, e há centenas de outras não mencionadas na Bíblia), pois não se faz necessário, mas citaremos os bons! Talvez você não creia no que direi, mas ainda hoje temos homens como Jacó, que viu a escada posta sobre a terra com Deus no alto dela, e os anjos subindo e descendo por ela; ainda temos homens como Abraão que sacrifica o que mais ama, provando ao mundo que podemos amar a Deus acima de todas as coisas na terra; sem falar nos exemplos de Manoá, Gideão, Josué, e tantos outros, que se encontraram com anjos de Deus e conversaram com eles; homens como Moisés que viu a Deus na sarça, ainda como Isaías que viu a gloria do alto e sublime trono, e ouviu o cântico antifônico enchendo o templo e Ezequiel que viu uma grande nuvem como fogo a revolver-se, e do meio da nuvem saía a semelhança de quatro seres viventes.  E os pastores que viram os anjos que estiveram presentes para falar do nascimento de Jesus e para celebrar esse nascimento quando se deu em Belém; homens como João Batista, que nascido de mulher maior não há; com Davi, segundo o coração de Deus e Daniel, o homem desejado! E todos eles tinham algo em comum, viam o invisível (Hebreus 11:27; Colossenses 1:15).

O que você está vendo hoje em dia? Onde estão postos teus olhos? Infelizmente, o mundo visível aos olhos carnais é um mundo vasto e os olhos cegos dos “pseudos cristãos” modernos não podem ver o invisível, eles mal conseguem enxergar o que estão diante dos seus olhos carnais! Embora não consigam ver o além do que os olhos podem ver, isto não destrói a realidade da criação espiritual. A incredulidade de muitos que jazem na igreja, estão fazendo-os aceitar o mundo vazio e sem sentido que tem a ciência como sendo o guia verdadeiro, esquecendo-nos de que a ciência só ê válida quando trata com coisas materiais, e nada pode saber de Deus e do mundo espiritual.

Precisamos abrir nossos olhos espirituais, ter fé e não nos desculparmos por isso, porquanto a fé é o firme fundamento do conhecimento espiritual e diz mais sobre a realidade última do que as descobertas da ciência. Não somos de forma alguma negligente quanto à ciência, pois Deus revelou-nos que ela se multiplicaria (Daniel 12:4) e nem nos opomos a mesma, mas reconhecemos as suas limitações e nos recusamos a parar onde ela é compelida a parar.

A Bíblia fala de outro mundo, fino demais para ser descoberto pelos instrumentos de pesquisa científica e pela fé nos comprometemos com esse mundo e o fazemos nosso, pois nos é acessível mediante o sangue de Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador!

Se crermos, veremos a gloria de Deus e podemos desde já desfrutar a presença de Deus e suas benesses; saibamos porem isso, somente à incredulidade pode privar-nos deste privilégio de vermos espirituais! Cuide dos seus olhos!

Nenhum comentário: