domingo, 13 de abril de 2014

NAMORAR - AMOR e ORAR

Deus nos fez para vivermos em comunhão com Ele e com o próximo, a preocupação dEle foi tanta que exclamou:

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Pensando em relacionamento, a primeira coisa que vem em mente é namora, quando na verdade deveria ser o que disse Paulo “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. (Romanos 15:2)” na verdade deveríamos buscar a edificação mutua e não a satisfação pessoal, o que mais acontece nestes nossos dias! Pensando nisso, vamos tratar de um assunto NAMORO; Na VERDADE, nos dias atuais temos vários estágios para um relacionamento:

- Paquerar.
- Ficar.
- Ficante.
- Rolo.
- Namoro.
- Namorido.
- Marital.
- Noivado (bíblico - Mateus 1:18).
- Casamento (bíblico - Lucas 20:34).

Em tudo o que fomos fazer deve-se observar se temos fundamentação bíblia, e nisso podemos ter três pontos:

Bíblico – Ensino em conformidade com a santidade, justiça, vontade e soberania de Deus.
Extrabíblico – Ensino fora das Escrituras, nem sempre contrário a elas.
Antibíblico – Ensino errôneo que contraria o ensino bíblico; antônimo de extrabíblico.

Visto que somente o noivado e o casamento são bíblicos (encontramos na Bíblia), onde enquadramos os demais “tipos” de relacionamento? Se a Bíblia não fala sobre namorar, podemos praticá-lo como quisermos?

Pois é, nós não encontramos a palavra “namoro” na Bíblia. Todavia, a Palavra de Deus fala de compromissos pré-nupciais (noivado) e pós-nupciais (sexo/casamento). Um bom exemplo que temos é o relacionamento entre José e Maria. Eles eram noivos e não se conheciam sexualmente (Mt 1.18 e Lc 1.27), mas havia um compromisso sério entre eles.

O namoro é um traço de nossa cultura que não existia na época bíblica.

Confunde-se, hoje em dia, o namoro com o “ficar” (e quem fica, se Jesus vier, vai ficar também), isso, é uma aventura e relacionamento sem compromisso. O chamado “ficar” parece ter chegado para ficar. E é comum ouvir jovens dizendo: “Eu só fiquei com ele naquele dia; não foi nada sério”. Entre as pessoas que não temem a Deus prevalece a ideia de que os namorados podem se relacionar intimamente, sem nenhuma restrição. E vemos psicólogos e a própria mídia incentivando isso. Em nossa vida os orientadores devem ser A Bíblia, os homens e mulheres de Deus.

O namoro — namoro, mesmo! — é uma fase de conhecimento recíproco, que precede o período de preparação para o casamento: o noivado. Na palavra “namoro” está contido o termo “amor”, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O nAMORo verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira ou simplesmente não querem ficar sozinhas. Tem também o namORO, evidencia-se a sim, algo que não é sentimento passageiro, mas renuncia, pois amar é renunciar e uma vida inteira de santidade, pois a oração é meio pelo qual temos acesso diante de Deus e nosso amor deve ser o principio que nos identifica para com Deus, promovendo assim o bem estar do nosso próximo mais próximo que é o nosso amor.

Namoro hoje deve ser a fase antes do noivado, que por causa dos ensinamentos mundanos e antibíblico, estão envolvendo muitos num lamaçal de pecados, pois isso é uma sutileza do inimigo de nossas almas!

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.
Colossenses 2:8

É preciso entender que o “namoro cristão”, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso do noivado e mais profundamente o casamento.
Hoje em dia, ao contrário disso, longe dos princípios de Deus, tem resultado em uma experiência nociva e traumática.

Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

NAMORO É COMPROMISSO E NÃO PASSA TEMPO: O cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados, namoro não é passatempo é o primeiro passo para o casamento.

CRENTE NAMORA COM CRENTE (II Co 6: 14-18): Namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado, Não se prenda em um jugo desigual. Mesmo pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério, é preciso que seja nascida novamente (2 Coríntios 5:17).

Devemos descobrir se a pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo. (João 3:3-8).
Devemos saber se a pessoa compartilha o mesmo desejo de ser como Cristo. (Filipenses 2: 5).

TUDO TEM LIMITE: Atualmente a visão do namoro está TOTALMENTE FORA DA ETICA BÍBLICA  no modelo do mundo a intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim.

Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo. (Salmos 119:96)
Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? (Provérbios 6:27)

SEXO SO NO CASAMENTO: Deus criou o sexo, ele é para ser praticado entre duas pessoas de sexos opostos que se amam e têm entre si um compromisso permanente (Genesis 4:1). É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza e traz consequências terríveis e eternas.

Não profane seu corpo tendo relações sexuais antes do casamento. (I Coríntios 6: 9, 13/ II Timóteo 2: 22); pois Somos Família de Deus (Efésios 2:19), Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27) e Templo do Espirito Santo (1 Coríntios 6:19 - 1 Coríntios 3:17).

O DIALOGO: So existem três maneiras de conhecermos uma pessoa (uma é Deus revelando; segundo é ela se declarando, 03 convivendo) a convivência por meio do dialogar é a mais fácil de acontecer, conhecer uma pessoa é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

SEJA ROMANTICO: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

MANTENHA A DIGNIDADE E O RESPEITO: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso honroso e duradouro.

Desrespeito é falta de amor.
Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. (Romanos 15:2)

SEJA FIEL: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. A fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a Infidelidade.

ASSUMA PUBLICAMENTE SEU RELACIONAMENTO: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

Altere seu status no facebook.

FORME UM TRIÂNGULO AMOROSO: namoro realmente cristão só é bom a três: Deus, ele e ela.

DEIXE DEUS ORIENTAR E CONSOLIDAR SEU NAMORO: Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você e seja feliz.

NAMORO DE CRENTE É DIFERENTE: Devemos ter consciência e compreender que temos que nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo.

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. (II Pedro 2: 20).

Aprenda que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rm 12.1,2), pois “... aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2.17). Isso implica em dizer que:

O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, devemos conversar, conversar e conversar.
O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dito, não de forma sexual, mas socioeconômica.
O casamento é o momento de desfrutar de tudo o que Deus propiciou-nos com a junção dos corpos.

QUANDO COMEÇAR UM NAMORO?

Para se começar um namoro, é preciso ter alcançado a maturidade, período que só vem após a adolescência, que é uma fase de transição entre a infância e a juventude. Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa, só deve pensar em namoro quem realmente está determinado a casar. Quem namora por namorar está começando errado e sofrerá as consequências (Gl 6:7). E quem diz que namora sério deve, necessariamente, se preocupar com as condições mínimas para um futuro casamento.

Certo rapaz que havia pedido uma jovem em casamento ouviu dela a seguinte condição: “Eu quero que você converse com o meu pai”. O rapaz concordou em pedir permissão ao pai da jovem para namorá-la.
Começou, então, o interrogatório:

— Você trabalha? — perguntou o pai da jovem.
— Não, mas Deus vai me ajudar — respondeu o rapaz.
— Estuda?
— Não, precisei parar. Mas Deus vai me ajudar.
— Tem ideia de como sustentará a minha filha enquanto nenhum de vocês estiver trabalhando?
— Não, mas tenho certeza de que Deus me ajudará...

Ao ouvir as repetitivas respostas, o pai disse à jovem: “Minha filha, eu não sabia que agora eu sou Deus...”

Lembre-se: Deus ajuda aqueles que se esforçam e têm vontade de trabalhar (Jó 5.7; Pv 31.27). Quem namora — namora, mesmo! — deve ter um alvo: o casamento. E deve trabalhar em prol de tal realização.

COMO ENCONTRAR A PESSOA IDEAL PARA NAMORAR?

Quem pensa em namorar de verdade, tendo como objetivo o casamento, precisa atentar para duas coisas importantes. Devemos orar e procurar; deve orar com fé, esperando no Senhor (Sl. 40.1), pois Ele é poderoso para lhe preparar a pessoa certa (Pv. 19.14). Ao mesmo tempo, é necessário procurar (Pv. 18.22), pois em tudo, na vida, existe a parte de Deus e a do homem (Pv. 16.1,2; Tg. 4.8).

O jovem cristão deve ter cuidado com os profetizadores casamenteiros (Ez. 13.2,3; Ap. 2.20), pois a profecia, como dom do Espírito Santo que se manifesta, usualmente, num culto coletivo a Deus, não serve, em regra geral, para ajudar os jovens crentes a encontrarem a “pessoa preparada”. A profecia Bíblica tem sua finalidade, e são edificação, exortação e consolação do povo de Deus (1 Co. 14.3).

Muitos hoje são infelizes em sua vida conjugal porque deram ouvidos a falsos profetas. Namoro é coisa séria! Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros, exceto dos pais, que devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão.

DEVEMOS ORAR E PROCURAR UMA PESSOA, SEGUNDO OS CRITÉRIOS CONTIDOS NA PALAVRA DE DEUS:

ESPIRITUALIDADE (1 Co. 2.14-16; 5.11).

A BELEZA INTERIOR (Pv. 15.13).

Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física, que é enganosa (Pv. 31.30). Esquecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm. 16.17) e permanece mesmo com o passar dos anos, enquanto a exterior é ilusória, passageira e morrerá tal como uma flor (Pv. 11.22; 1 Pe. 1.24,25).

COMPATIBILIDADE
(Am 3.3): Muitos hoje dizem que isso não é importante e pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus. Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço para tentar salvar alguém que lá caiu. E ninguém faria isso. Deve-se jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar, mas sem nenhum envolvimento sentimental. Antes de começar um namoro, analise se não há incompatibilidades espiritual, social, etária, cultural, etc. A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv. 10,11). Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10), não havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com um significa ter o Diabo como sogro. Não pense que um(a) filho(a) do Diabo terá Deus como sogro, em razão de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus, equilibrando, assim, o relacionamento. Nos casos de mistura, sempre é o crente o prejudicado (Gn 6.1-4; 1 Co 10). Por quê? Porque está pecando conscientemente, ignorando o que a Palavra de Deus ensina quando ao jugo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18). Não há, portanto, nenhum consenso entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás.

QUE CUIDADOS SE DEVEM TOMAR EM UM NAMORO:

É preciso ter a preocupação de não exceder nas intimidades (2 Tm 2.22).

Não é preciso se sentar a um metro de distância nem pedir para alguém ficar entre os dois.

Não se deve confundir carinho com carícias, que devem ser guardadas para o casamento (Pv 6.27,28; 20.21).

Vencer as concupiscências, cobiças (Tg 1.14,15; 1 Jo 2.15-17), seja a dos olhos (Gn 3.6; Js 7.21; Mt 6.22,23), seja a da carne (1 Co 6.19,20).

QUANTO TEMPO DEVE DURAR O NAMORO:

Nem muito nem pouco tempo.

Não prolonga o período do namoro porque não tem vontade de casar.  Alguns, após longos anos, casam, mas não são felizes. O motivo? É possível que o casamento tenha sido ocasionado por pressão, e não por amor verdadeiro.

Namora por pouco tempo, é quase certo que no casamento poderá ter problemas sérios de ajustamento conjugal.

COMO CONDUZIR O NAMORO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS:

Leia sempre a Palavra de Deus (Sl 119.105).

Ore todos os dias (1 Ts 5.17; Jr 33.3).

Cultive o amor (1 Co 16.14; 13.4-8), pois, sem ele, não há razão para existir namoro.

Aprenda a renunciar; não seja sempre o (a) “dono(a) da verdade” (Fp 2.4).

Aprenda a viver em harmonia (Pv 17.1)

Aprenda a “dar o braço a torcer” (Pv 15.1).

Seja fiel, pois, quem não é fiel no namoro, não o será no casamento. Quem ama de verdade se mantém fiel até o fim (Pv 5.15-20; Ml 2.14,15).

Abra bem os olhos antes de casar-se, pois depois de casado deverá fechá-lo e seguir adiante.

A namorada deve saber perfeitamente que tipo de esposa seu namorado deseja. O namorado deve saber que tipo de esposo sua namorada espera. Devem colocar-se de acordo e ver o que vão ou não cumprir, é melhor seguir sendo amigos que divorciados.

O tempo de namoro deve ser uma maravilhosa experiência social, não é somente um tempo para beijinho e abraços, se não, para fazerem juntos, as coisas para o Senhor o que não fazem para o Senhor durante o namoro, não faram nunca de casados, já que o diabo lhes fará acreditar que somente serão mais espirituais depois de casados.

Nunca deveram casar-se porque estão cansados dos pais, nem porque se sentem sozinhos, nem porque necessita que alguém lhes cozinhe, lave, passe, etc. Nem devem casar-se para SER feliz, já que quem se casa para SER feliz, quer que a outra pessoa esteja sempre abaixo dele, e trata de ser feliz a custa da infelicidade de outra pessoa. A razão para casar-se deve ser para FAZER feliz, já que fazer feliz a pessoa que se ama é uma meta alcançável e quando se alcança uma meta então somos felizes.

Não deixar jamais que qualquer um dos dois levante a mão. Se a pessoa amada é golpeada durante o namoro, seguirá sendo durante o casamento. Os agressores nunca perdem seu costume, pois é uma doença, na qual não se deixam curar nem mesmo eles estando dentro da igreja.

Cuidado com “O que tem de mal “fazer” se nos amamos e vamos nos casar”?

Cuidado com o significado da relação sexual, pois no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem! O relacionamento poderá será prejudicado por amargura e ressentimentos.

Cuide da sua consciência, se ela os tem incomodado durante ou depois do “ato sexual” ou toques permissivos ou mesmo do “quase lá”, vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?

Namoro não é curtição, mas preparação, o crente não namora para se conhecer namora porque já se conhece o suficiente para caminhar um tempo, rumo ao casamento.

Será que todos os casais aqui namoram para casar? Não sei, mas, deveriam! E se não pensam em casar, não devem nem começar a namorar. Pois devemos hoje começar a pensar se estamos prontos a assumir os deveres conjugais.

Desejamos ardentemente que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. (Colossenses 1:9-14)

Namoro bom é aquele onde os namorados brincam como melhores amigos; oram juntos como irmãos e tomam decisões como adultos.

Bibliografia sugerida:

- Bíblia Sagrada.

Joshuav Harris (Eu disse adeus ao namoro).

Ciro Sanches Zibordi (Adolescentes SA).

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha boca está cheia de testemunhos, meu marido deixou a casa por dois anos na África do Sul para um turista, onde ele se referia a essa prostituta e foi enfeitiçado pela garota que meu marido se recusa a voltar para casa novamente, choro dia e noite procurando quem me ajudou, li um jornal sobre um poderoso lançador de feitiços chamado Dr love e entrei em contato com o lançador de feitiços para me ajudar a trazer meu amante de volta para mim e ele me pediu para não me preocupar com os deuses que lutamos por mim. Ele me disse no meio da noite, quando todo o espírito estivesse em repouso, ele lançaria um feitiço para reunir meu amante de volta para mim. e ele fez em menos de três dias meu marido voltou para mim e começou a chorar para que eu o perdoasse. Estou tão feliz com o que esse lançador de feitiços fez por mim e meu marido, você também pode alcançá-lo em: lovespelltemple @ gmail .com

Mariela García disse...

Este é um testemunho do bom trabalho de um homem que me ajudou a fazer meu casamento funcionar novamente. De repente, minha esposa detestou o sexo. Tentamos todos os métodos. Nenhum trabalho ficou tão ruim que ela teve que se mudar com as crianças por 12 anos e 3 meses de casamento. Eu tive que procurar ajuda fora da caixa. Em um dia fiel, enquanto estava navegando na Internet, estava procurando uma solução. Encontrei uma série de testemunhos sobre esse lançador de feitiços chamado DR.WEALTHY Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu Ex back, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para impedir o divórcio. Etc. Havia um testemunho em particular que vi: era uma mulher chamada Maria Jose, de Atlanta, EUA, que testemunhou como a DR.WEALTHY trouxe de volta o marido em menos de 72 horas, o que me deixou intrigado. Depois de ler tudo isso, decidi experimentar o DR.WEALTHY, entrei em contato com ele e expliquei o meu problema. Em apenas 6 dias, minha esposa não apenas voltou para mim, mas agora adora sexo e não tem mais medo disso. DR.WEALTHY é realmente um homem talentoso e eu não vou parar de falar sobre ele porque ele é um homem maravilhoso. Se você tiver algum problema e estiver procurando um lançador de feitiços real e genuíno para resolver esse problema para você, DR.WEALTHY é a resposta para o seu problema.
Aqui está o contato dele. wealthylovespell@gmail.com ou +2348105150446