sexta-feira, 10 de maio de 2013

UM DISCÍPULO DE JESUS

No sentido real da palavra, seria um aluno ou seguidor, que recebe instrução (em relação a quem lhe dá), aquele que aprende e segue as doutrinas de outrem.

No Novo Testamento, às vezes a palavra se refere aos 12 homens que Jesus chamou para estarem com Ele. (Lucas 6:13).

Jesus, quando realizava seu ministério, falou muito sobre o compromisso de um discípulo. Ele estipulou algumas condições para sermos considerados discípulos dEle. Às vezes até adiciona que, quem não cumprir essas exigências, “Não pode ser meu discípulo”.

Três características para todos: (Lucas 14: 26-27)
Desejo de seguir a Jesus: (sem desejo, não tem discipulado). – Hino 147
Se alguém vier a mim.

Renuncia: (sem renuncia, não tem discipulado).
E não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Responsabilidade: (sem responsabilidade, não tem discipulado).
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

Você ama a Cristo mais do que a si mesmo? Mais do que à sua família? (Mateus 10:37) Mais do que a seu conforto? Mais do que às suas posses? (Lucas 10:27).

Conhecimento e perseverança, um discípulo verdadeiro ama a Palavra de Deus:
(João 8.31-32): Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Você está permanecendo na Palavra? Você estuda diariamente, ou só aos domingos? Existe alguma área de sua vida em que você ainda não esteja livre? Já buscou resposta na Palavra de Deus? Vejamos o que Deus disse a Oséias,  (Oséias 4:6): “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

O amor é a maior virtude do discípulo de Jesus:
(João 13.34-35): Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
(João 13:35): Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Como o mundo pode saber que pertencemos a Jesus? Ao testemunharmos, o que é mais importante: aquilo que falamos ou o que fazemos?

Um discípulo verdadeiro é frutífero:
(João 15:8): Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 

O que é fruto na vida do crente? (Jo 15.16; Gl 5.22-23) Dê frutos ganhe almas.

Fazendo como foi mandado:
(Mateus 21:6): E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara.

Embora seguir a Jesus parece muito custoso, a recompensa é gloriosa não so no futuro, mas bem com no presente:
(Mateus 19:27-29) – “Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”