quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O TEMPO DE DEUS NÃO É O SEU TEMPO.

Ele é precioso; rápido para alguns e lento para outros! Uns dizem que ele cura todas as feridas, será?
Para Deus o tempo não se conjuga, ele é um eterno presente, para nós ele é passado, presente e futuro!
Na estrutura temporal, geralmente se emprega uma só palavra para significar o "tempo". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, o tempo que se mede, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. É usado também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".
Em teologia, em síntese pode-se dizer que chronos, é o "tempo humano", é medido em anos, dias, horas e suas divisões. Enquanto o termo kairos, que descreve "o tempo de Deus", não pode ser medido, pois "para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia".
Perguntas:
Como você esta usando o seu tempo (chronos)?
Há quanto tempo (chronos) você espera o tempo (kairos) de Deus?
Não sei como nem quanto tempo você esta esperando, mas te digo, espere o tempo necessário em Deus, e o tempo determinado vai chegar!
Esperar não é fácil, mas o fruto é glorioso. Se levarmos em consideração que saber esperar é fruto de uma pessoa paciente, logo podemos dizer que quem espera, esperou ou está esperando, está passando por um momento diferente, difícil, um momento de tribulação; pois sabemos que a tribulação produz a paciência, logo para esperar, tem que ser paciente e para ser paciente tem que ter paciência e para obter paciência, so sendo atribulado!
É fácil? Não! É difícil, sim, mas não é impossível esperar!
O salmista Davi declara: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1).
A declaração de Davi é enfática:
1 – Ele esperou (o verbo esta na conjugação PASSADO).
2 – Ele esperou com paciência (o texto enfoca que foi com paciência, pois poderia ser com murmuração!).
3 – Ele esperou em quem podia resolver. “NO SENHOR”
4 – Ele esperou em quem entende nossa limitação. “SE INCLINOU PARA MIM”
5 – Ele esperou orando.
6 – Ele esperou porque precisava.
7 – Ele esperou e recebeu!
Acredito que ele recebeu mais do que esperava!
E assim não será diferente conosco! Estaremos sempre esperando, mas precisamos esperar em Deus!
Se você acha que esta esperando muito, o que dirás de:
Abraão tinha oitenta e seis anos quando nasceu Ismael e noventa e nove anos quando Deus lhe apareceu e disse que Sara teria um filho, o qual se chamaria Isaque! Ele esperou 86 anos para ser pai, numa civilização que a prole era mais que importante.
Quanto tempo você esta esperando para ter um filho? Saiba que o tempo de nascer está próximo!
Davi foi ungido com +/- 17 anos, e so iniciou o reinado com 30, reinou 40 anos! Ele esperou 13 anos para reinar.
Entre tantos exemplos Bíblicos, o de João Batista me chama a atenção, vede os textos abaixo:
“E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel”.
 Vale lembrar as profecias acerca do nascimento e oficio de João!
Isaías profetizou:
“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 40:3-5)
E o anjo ratificou a profecia:
“E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lucas 1:11-17)
E cumpriu-se:

“Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto à palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda a carne verá a salvação de Deus. Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.” (Lucas 3:2-9).
Isaías profetizou cerca de 700 anos antes de João Batista, e o anjo apareceu ao seu pai Zacarias e lhe confirmou que a profecia se realizaria na vida do filho dele, pergunto, sendo Zacarias sacerdote e ensinando o filho não teria dito ao mesmo que ele João seria um vazo de honra para Deus e que exerceria um ministério que antecederia o ministério do messias? João sendo sabedor disso não teria o desejo de já iniciar a obra? Mas o que aconteceu? João foi para o deserto para aprender que o tempo das coisas acontecerem em nossa vida, está determinado por Deus!
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1).
Aí começa o que Deus propicia para maior proveito do homem! No deserto João não morreu, João cresceu! João ficou íntimo do Espírito Santo, além de já ser cheio dele desde o ventre, ele aprofundou a intimidade com Deus! Após crescer e não morrer, aprofundar a intimidade com Deus, ele esperou o TEMPO de se apresentar!
Quantos estão se apresentando, fora do tempo, e esquece de que, quem esta fora do tempo, esta fora da vontade de Deus! Moises foi um, matou um egípcio e logo em seguida foi desmascarado por um israelita e teve que fugir! Isto estava fora da vontade de Deus! Ele, Moises entendia que seria um libertador para o povo de Deus das mãos dos egípcios, mas Deus tinha mais do que isso para mostrar tanto a Moises como aos israelitas e egípcios; O tempo de sofrimento para o povo de Deus estava chegando ao fim, mas era necessário que algumas coisas acontecessem antes!
Ao fugir para o deserto Moises então com 40 anos vivido no Egito e aprendido das ciências deles Moises iria passar pela escola de Deus!
Foram 40 anos no deserto aprendendo com a escassez do deserto.
Foram 40 anos no deserto suportando o calor e frio!
Foram 40 anos aprendendo que no deserto as coisas são mais difíceis e que um preguiçoso não vive nele!
Foram 40 no Egito aprimorando o intelecto, a cultura, sendo instruído em tudo para governar!
Foram 40 anos no deserto aprendendo a ser servir, a ser guia de ovelhas, provedor de familia!
Mas o tempo de Deus chegou!
Moises teve 80 anos de escola e Deus agora o comissiona para 40 anos de ministério! Vale ressaltar que quem não aprende não pode ensinar, não pode orientar, não pode guiar! Tao importante quanto aprender, é saber como aplicar este aprendizado. E Deus é especialista nisso, Ele ensina como ninguém!
O tempo de Deus para Moises chegou, e quando o tempo chega, não adianta querer se esquivar, pois vai acontecer!
Abraão esperou 86 anos para ser pai; Davi 13 para reinar; a mulher do fluxo de sague 12; o coxo do tanque de Betesda, 38 anos para andar; Moises 80 anos para liderar; e você quanto tempo?
O tempo de cantar chega, espera em Deus!
Espera no Senhor, pra que viver chorando se Deus é teu Senhor, teu refugio e libertador!
Existe uma esperança, pois aquilo que está determinado será feito.
O Deus que criou os céus e a terra, Ele não pode mentir e so promete para cumprir!
A noite pode ser escura; o dia pode não raiar, mas o que Deus tem para você vai chegar e não tardará, pois Deus está pronto a cumprir!
Fique no lugar da benção, conserte o altar, repare, tire, coloque, mas não saia do lugar, pois o Deus há quem servimos nos garante a vitória por Cristo Jesus nosso Senhor!
Esperar não é fácil, mas será prazeroso, pois o choro vai passar visto eu a alegria vem pela manhã!
Não temas as barreiras da vida, pois o tempo de Deus agir chegou!

COMO DEVO SER?

Reposta Simples, devemos ser iguais a Jesus!

Impossível! Podeis ate ter exclamado!

Será?

Leiamos o texto abaixo:

“E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia (Mateus 26:73)

“E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.” (Lucas 22:56-59)

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11:26)
Exegeticamente, o significado da palavra Cristãos no grego é "Pequenos Cristos" - dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Cristo!

E agora entendeu? Não? Vamos lá.

Pedro foi reconhecido como igual a Jesus! Vede que as pessoas que estavam próximas a Pedro só em olhar para ele, deduziram que ele era parecido com Jesus, outro disse que ele era Galileu, ou seja, tinha os mesmos costumes, modo falar, agir e etc.

Ainda não se convenceu! Há, sei, é que isso era exterior, aparência! Pedro só parecia com Jesus na aparência!

Então que tal o exemplo de Paulo e Barnabé! Eles foram chamados de Cristãos (definição a cima) pelo que pregavam vivendo e viviam pregando, e agora? A vida, a maneira de se portar, as escolhas, as renuncias que eles viviam, mostrava que eles eram como Jesus em sua maneira de viver! E digo mais, foram chamados de CRISTÃO, pequenos cristo, ou seja, aquele que é ungido, separado para uma causa!

É impossível ser Jesus, é impossível ser Barack Obama, Billy Graham, Max Lucado, Augusto Cury, Ariano Suassuna e etc., mas é possível ser como eles foram! Eis o “X” da questão, não é ser Ele, é ser como ele. É Fazer com que alguém lembre por nossos atos, passos, palavras, ações dEle.

Você já se perguntou como Jesus era? Como se vestia? E se estivesse em nossos dias como ele se vestiria? Teria barba? Bigode? Cavanhaque? Usaria calça? Carros? Ônibus? Será que ele era assim? Cabelos longos, barba, olhos claros…

Por que as escrituras não dizem nada sobre o aspecto físico de Jesus? Os evangelhos, e todos os escritos que falam sobre Jesus nenhum destacam uma só linha ou frase para dizer como nosso Salvador era fisicamente.  É difícil dizer, mas eu sei que Jesus era por fora aquilo que era por dentro! Isso impactou tão profundamente os seus seguidores, que eles “esqueceram-se” de mencionar sua aparência. As páginas sagradas que narram os atos de Jesus foram gastas apenas para falar do que realmente importava, e dEle era o coração, que era manso e humilde.

Se alguém fosse escrever sobre sua historia, sua vida, quantas páginas seriam gastas para falar do seu exterior e quantas seriam necessárias para falar do seu interior?
Como você é conhecido? Como as pessoas lembram-se de você? Você é lembram como o jovem da barbicha? A moça do cabelo vermelho e curto? O menino de boné e pulseira? A menina do brilho e maquiagem extravagante? Ou pelo seu proceder, seu caráter? O que é mais marcante em você, sua aparência ou seu interior? A sua vida fala mais que suas palavras ou suas palavras não condizem com sua via?

Existem pessoas bonitas e pessoas feias, esteticamente falando, e isso é fato, como diz o ditado, a beleza esta nos olhos de quem vê!

Mas entenda a ótica de Deus:

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

E agora, que diferença faz morar numa mansão, uma casa alugada ou numa palafita? Que diferença faz se as suas roupas são compradas no shopping ou no camelô? Que diferença faz se o almoço é caviar ou cuscuz? Que diferença faz andar de ônibus ou carro do ano?
Que diferença faz isso diante de Deus? Nenhuma!

Deus está procurando os corações dispostos a lhe servir, mesmo sem posição social, classe abastada, formação acadêmica e por aí vai! Deus quer que você seja frutífero e que sua vida determine suas palavras e ações.

E agora, como você deve ser? Ser como Jesus é seguir os seus passos, cumprir o seu ide, portar-se de modo humilde e simples, não extravagante! Ser com Jesus, é ser simpático, altruísta, empático, cortes, sincero, honesto.

Para Deus suas vestes importam, mas sua vida deve falar mais que sua aparência!

Quando buscamos uma arvore, queremos o fruto, mas é verdade que uma arvore sem folhas e que não propicia sombra será menos lembrada do que a arvore que além de beneficiar-nos com o seu fruto, nos refresca com sua sombra!

Porte-se de modo varonil, se vista de trajes com modéstia, ames a beneficência, pratiques a justiça e andai em humildemente para com o vosso Deus, pois fazendo isso, a opinião do homem pode a ter ser retirada na primeira impressão, mas a de Deus será tirada do coração!