quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PARA O LÍDER EM APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO

Talvez não tenhamos tempo para perdermos tempo com pequenas coisas, mas como diz um poeta 
“detalhes... coisas muito grandes para esquecer”.
Tenho sempre em mente o líder que foi Jesus; alguém pode indagar, mas Jesus era Deus! Sim! Mesmo sendo ele Deus ele limitou-se a natureza humana:
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Bíblia Sagrada, Filipenses 2:5-8).
Observando a liderança ou o modelo exercido por Ele quero destacar agora a postura em meio ao turbilhão de acontecimentos simultâneos numa passagem bíblica que transliteramos abaixo:
E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo:
Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.
Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?  Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.  (Marcos 5:21-42)
Talvez o vosso saber no aspecto teológico seja mínimo, mas é suficiente para entender que Jesus, o líder vai sempre além das expectativas:
Pense comigo: A mulher do fluxo de sangue disse “se tão somente tocar nele ficarei sarada”, ela so pensava na cura através de um toque, mas Jesus foi mais além, Ele procurou saber que tocou nele, e o fato é amis incrível, pois Ele estava no centro da multidão (um empurrava de um lado e outro de outro) tanto que os discípulos questionaram a indagação dele, “Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?”, eis aí uma diferença do líder, mesmo em meio à dificuldade ele não perde a sensibilidade.
Além disso, o líder investiga ate achar o que deseja. Na versão descrita pelo evangelista e medico amado Lucas, Jesus diz: “E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. (Lucas 8:46)” e quem procura acha, ele alcançou o objetivo, mais uma característica: ele é perseverante, ele não desiste das pessoas.
Não nos estendamos mais, é claro e evidente que Jesus tinha muito mais características e isso em todos os relatos de sua pessoal é observado, podemos ainda neste texto descrever que:
Ele não se importava com as criticas nem zombaria: “E riam-se dele”.
Ele tem sempre em quem confiar e anda em boa companhia: “E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João”.
Ele tem sempre uma palavra de entusiasmo: “A menina não está morta, mas dorme ; Não temas, crê somente”.
Ele não se impressiona com o que vê e não com o que escuta, ele apura o caso: “viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta”.
A nossa correria diária não nos deixar tomarmos as mesmas atitudes, mas isso é porque elas não fazem parte de nosso ser, se tentarmos por em prática conseguiremos nos moldar e moldar aos que nos rodeiam, mas é preciso que tenhamos isso como regra de conduta.
Atente para isso, características vistas em Jesus:
- Seja sensível as dificuldades alheias - altruísmo.
- Seja perseverante - abnegado.
- Não desista das pessoas - empatia.
- Surpreenda.
- Fuja da mesmice - dinamismo.
- Tenha sempre uma palavra de conforto e incentivo - afável.
- Seja atencioso - Generoso.
Que Deus possa nos ajudar a perseverarmos em sermos melhores a cada dia, e que tenhamos em mente que, todos quantos querem galgar um espaço entre os demais, deverão ser sempre diferentes da multidão.
Faça a diferença e veja a diferença acontecer nos demais.
Jesus ensinava pelo exemplo.