sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O MÉDICO E O ABORTO

Certa vez, uma mulher procurou o seu médico levando em sua companhia o filho de um ano.

— Doutor, quero que me ajude com o meu problema. Este bebê tem apenas um ano e já concebi outra vez. Não quero dois filhos tão perto um do outro.

O médico perguntou:

E o que a senhora quer que eu faça?

Oh! — disse ela. — Dá um jeito qualquer para que eu fique livre da gravidez.

Após uns momentos de pensar, ele falou:

— Minha senhora, vou sugerir um método mais prático: já que não deseja dois filhos tão perto um do outro, o melhor jeito é matar este que está no colo e deixar o outro vir. Para mim tanto faz, e para a senhora é mais seguro. A única diferença seria então a idade do sobrevivente. 

Com isso, ele buscou um pequeno machado sugerindo a solução ao dilema. A mulher quase desmaiou e bradou:

— Assassino!

Então, o médico explicou que ela também seria assassina. Matar a criança no ventre da mãe traria a mesma culpa de matar a criança no colo.

(Missionário Lawrence Olson, Mensageiro da Paz, jul/1965)

Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Pv 14.12).

(AUTOR DESCONHECIDO)

O OBREIRO E A FAMÍLIA

Um jovem, filho de pastor, estava à beira da sepultura de seu pai chorando sua morte. Três irmãs faziam o mesmo. Elas iniciaram uma ladainha de agradecimentos ao pastor que acabara de morrer:

Não fosse ele, que chegou a me visitar por algumas vezes e me aconselhar tanto, estaria hoje com o meu lar destruído.

Uma viúva insistia em agradecer pela atenção que recebera do pastor, pelas consolações, enquanto uma moça juntou-se ao coro, dizendo: Quase perdi o meu noivado. A sabedoria deste homem o salvou.

Ao ouvir tantas confissões, o filho fez a sua: Agora sei, meu pai, porque não tinha tempo para nós lá em casa.

(AUTOR DESCONHECIDO)

O INEXPLICÁVEL AMOR!

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo. 13:35)

Uma criança perguntou á uma professora: O que é o amor? A professora sentiu que a criança merecia uma
resposta à altura. No recreio, pediu para que cada aluno trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento.

Ao voltarem ela disse:
Quero que mostrem.
A 1ª criança disse: Eu uma flor.
A 2ª criança falou: Eu uma borboleta.
A 3ª criança completou: Eu um filhote de passarinho.

Uma criança ficou quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

Ela perguntou: Porque você nada trouxe?

E a criança disse: Desculpe professora Vi a flor e senti o seu perfume, mas deixei-a para que o seu
perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta. Ela parecia tão feliz. Vi também o passarinho caído, mas ao subir na árvore fiquei com dó da sua mãe! Trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti da mãe do passarinho.

Como posso mostrar o que trouxe?

Lembre que Deus te deu o mais puro dos sentimentos Jesus um dia falou: "Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)

Amor não é receber é dar, não é magoar é incentivar, não é descrer é crer, não é criticar é apoiar, não é ofender é compreender, não é julgar é aceitar, não é esquecer é perdoar é simplesmente Amar!

ABRAÃO, HOMEM COMO TODO HOMEM


Com tantos bons exemplos de Abraão será que ele não era um super-homem? Não. Abraão era homem como todos os outros homens que viveram, que vivem e que surgirão.

Há momentos na vida de Abraão em que devemos elogiá-lo, aplaudi-lo e imitá-lo; da mesma maneira que existem homens e mulheres comprometidos e comprometias com Deus, que buscam acertar, existe na vida de Abraão momentos reprováveis, situações constrangedoras, embaraçosas, que causaram um dano no presente de Abraão e no futuro para com a sua posteridade.

Do mesmo jeito que a bíblia revela as ações virtuosas de Abraão, ela revela os erros, a fragilidade e a covardia de Abraão.

Destoa até da nossa razão um homem cheio de fé passar por autos e baixos, mas, Deus permite isso para que saibamos que apesar de agirmos muitas vezes virtuosamente, haverá momentos em que poderemos cair.

Abraão errou, também pudera ele era humano, sujeito as mesmas paixões ‘sujeito as mesmas paixões [Tg. 5. 17]’ que nos hoje em dia.

Errou a levar Ló consigo quando da partida da casa de seu pai, da sua terra e de sua parentela. Pretendia Abraão fazer de seu sobrinho Ló seu herdeiro?

Abraão acovardou-se quando disse que Sara sua esposa era sua irmã. Ele não mentiu pois realmente Sara era sua irmã, Sara era filha do seu pai [Tera] mas de outra mãe [?] [Gn. 20. 12]. E isto fez por duas vezes. Este mau exemplo de Abraão pode ser visto na vida de Isaque que cometeu o mesmo erro [Gn. 26].

Errou quando aceitou Agar, escrava de Sara como mulher, para que dela tivesse um filho. Talvez fosse esse o maior erro cometido por Abraão, ainda hoje se vê reflexos da desarmonia entre Isaque e Ismael [Gl. 4. 29], o oriente médio vive em guerras constantes em mulçumanos [descendentes de Ismael] e Israelitas [descendentes de Isaque].

Duvidou de Deus quando Deus disse que ele e Sara teriam um filho, Sara riu e Abraão exclamou ‘tomara que viva Ismael diante de Teu rosto!’ [Gn. 17. 18].

Que sirvam de exemplo estes erros de Abraão para que ninguém pense ser um super crente, Abraão foi sim, um grande HOMEM e como HOMEM que era ele acertou e errou. Eu, você, nós nunca seremos um super crente, mas sempre teremos o que é maior do que o super homem ao nosso lado, Jesus.

Como disse certa feita o pastor Manoel Anizio da Silva em sua oração ‘Meu Deus, me ensine para não errar. Para não ter que errar para aprender’.

UM ADOLESCENTE CHAMADO JESUS

Texto: Lucas 2:42-52.

Introdução: A adolescência deve ser encarada normalmente, como as outras fases da vida: infância, juventude, adulta e velhice. Em todas estas etapas, enfrentamos mudanças com as quais devemos nos adaptar. Devemos entendê-la como um processo normal do indivíduo, em direção à maturidade.

A peculiaridade desta faixa etária é que todas as transformações (físicas, emocionais, psicossociais, intelectuais e espirituais), acontecem ao mesmo tempo e rapidamente.

Com Jesus não foi diferente, Ele também teve a sua adolescência e juventude. A bíblia nos informa apenas um episódio da adolescência de Jesus, episódio este que vamos analisar detalhadamente.

1.    Jesus, um adolescente que frequentava os cultos.

A prática de ir ao culto já era comum para Jesus, o versículo (22) diz que Jesus foi ao Templo pela primeira vez quando ainda tinha dias, já no versículo (40) diz que Ele crescia debaixo da sabedoria e graça de Deus. Antes de completar doze anos o filho só podia freqüentar os cultos na sinagoga, e era hábito dos pais levarem os filhos à sinagoga. Quando completou doze anos Jesus foi ao templo.

A vida de vitória de Jesus, sem dúvida, deve-se ao fato de ele ser criado na igreja. O adolescente deve ter suas atividades seculares, como estudar, jogar bola, passear com os colegas, porém sua agenda deve ter como prioridade o culto ao Senhor. Veja o versículo (46), quando Jesus desapareceu por três dias, o local onde o encontraram foi no templo.

2.    Jesus, um adolescente que gostava de conversar(v.46).

É muito comum encontrarmos pessoas dizerem que o adolescente na época da puberdade sem emudece. Não é preciso ser assim. Pode um adolescente se integralizar com outros da mesma idade, porém é de sua importância que o mesmo venha se interessar em dialogar com os mais velhos. Vejamos como pode ocorrer isso:

Jesus sabia ouvir: Muitos adolescentes não sabem ouvir os mais velhos, desprezam a sabedoria vivida por esses homens. O adolescente não pode esquecer que eles já passaram por esta idade, por sua vez, já tiveram filhos adolescentes, vivenciaram duas vezes a realidade que você (adolescente), está vivendo.

Jesus sabia perguntar: Jesus, não estava perdido, embora seus pais pensavam que Ele havia se perdido. A melhor forma de começar um diálogo é perguntando, interrogando, não se limite tire suas dúvidas cruéis, pergunte aos pais, tios, avós, aos presbíteros, pastor, em fim pergunte, não engula qualquer coisa, não viva introvertido, solte suas dúvidas, faça como Jesus. Talvez estejas pensando se Jesus era como você, não tenha dúvida que sim. Ele era homem, tinha suas necessidades fisiológicas, desejos diversos, brincava quando criança.Jesus, diferente de Samuel não foi criado dentro do templo, pelo contrário foi criado com seus pais, com os colegas de Nazaré, Ele era um adolescente como você, o que Ele talves é diferente de muitos adolescente hoje é que Ele sabia ?ouvir e perguntar?.

3.    Jesus, um adolescente envolvido com as coisas de Deus. (v.49a).

Quando sua mãe e seu pai o encontraram manifestaram a preocupação; ?que é isso que fizeste conosco?. Jesus dá a resposta mais profunda que se possa ouvir da boca de um adolescente, ?me convém cuidar das coisas do Pai celestial?. Queridos adolescentes a vida é bela porque foi dada por Deus, e Ele deseja que a vivamos felizes. O que ocorre, é que o mundo vem mudando cada dia, e estas mudanças são para pior. Você vê todos os dias na mídia, o mundo fervilhando, como um grande caldeirão em erupção, e alguém gritando ?Salve-se quem puder!!? para o adolescente do século 21, a salvação é se envolver nas coisa do Pai.Paulo ao escrever aos crentes de Colosso disse assim: ?Pensai das coisas que são de cima (alto), e não nas coisas que são da terra?. (Cl. 3:2). Como pode um adolescente se envolver:

-   Participar da escola bíblica: A diferença da escola dominical para a escola secular, é que nela você tem instrução para toda a eternidade, enquanto na secular só te prepara para esta vida, profissionalmente e socialmente. Jesus disse ? fazei esta sem omitir aquela? (Mt. 23:23c).

Se envolver na evangelização: Um garotinho que se converteu ainda na adolescência, tornou-se um grande ganhador de almas? Charles Haddon Spurgeon? Aos 15 anos, ocorreu seu verdadeiro encontro com Jesus.

Se possível não perder nem um culto: algumas igrejas realizam poucos cultos. Numa semana, às vezes são apenas 2 ou 3 dias de cultos, porque perde-los.

Eu diria ainda mais uma coisa, faça tudo o que você tem direito na adolescência, se não faça aquilo que vai te roubar das coisas do Pai, que vai demove-lo dos prazeres celestiais.

4.    Jesus, um adolescente que sabe obedecer aos pais:

Em último lugar, o versículo (51) ?... desceu com eles... era-lhe sujeito?. Devemos acabar com aqueles jargões, ?adolescentes são terríveis?, ou ?aborrecentes?. Querido adolescente, Jesus foi um adolescente como você, teve todas as mudanças em seu corpo, pois Ele era humano, porém o que marcou a adolescência de Jesus, foi a sua submissão aos pais. Estamos vivendo uma época em que a rebeldia tem se intensificado. Quais os tipos de rebeldia mais comum:

Adolescentes respondões: é humilhante para os pais que tanto fez por você, vê-lo agredir com palavras. Você pode pergunta, interrogar, fazer algo que até agrade a Deus, mas não responda para seus pais.

Adolescentes desobedientes: quantas vezes os pais dizem não, e mesmo assim você faz. O horário de chegar em casa e desobedecido, o tipo de roupa, ou o tipo de usos e costumes mundanos são ignorados, quando os pais dizem não ser bom para você. O salmista diz assim: ?Bem aventurado o homem que não anda..., nem se detém no caminho dos pecadores?. (Sl. 1:1).No original caminho significa estilo de vida. Qualquer moda que os pecadores passam a usar, logo as moças e moços querem imitar. Pedro diz: ?não imites o que é mau...?. (3 João 11). São os que usam piercing, tatuagens, roupas extravagantes provocando sensualismo etc.

5.    Conclusão:

Deus escolheu você querido adolescente, não tenha dúvida disso. A questão é se você está disposto a pagar o preço. O maior preço sempre será o amor. Leia esta ilustração:

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.

Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:
* Cortar a grama do jardim: R$3,00
* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00
* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00
* Por tirar o lixo toda semana R$1,00
* Por ter um boletim com boas notas R$5,00
* Por limpar e varrer o quintal R$2,00
* Totalda dívida R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa.
Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - Nada
* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - Nada
* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - Nada
* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - Nada
* Por comidas, roupas e brinquedos - Nada
* Por limpar-te o nariz - Nada
* Custo total de meu amor - Nada

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.

Olhou nos olhas da mãe e disse:

"Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"Totalmente pago"

Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos.

É difícil entender que a melhor recompensa é o Amor que vem de Deus.
E para sorte nossa é Grátis.
Basta querermos recebe-lo em nossas vidas.

SE TU CONHECERAS O DOM DE DEUS

Se tu conheceras o dom de Deus...
Jo. 4.10

T – Se tu conheceras o dom de Deus.
1 – Já não serias mais o mesmo.
T – Se tu conheceras o dom de Deus.
2 – Já não farias as coisas que a Ele não agrada.
T – Se tu conheceras o dom de Deus.
3 – Já não diria o que entristece o doador da vida.
4 – Se tu conheceras o dom de Deus.
T – Andarias conforme a vocação com que fostes chamados.
5 – Se tu conheceras o dom de Deus.
T – Estarias debaixo da vontade soberana do nosso Deus.
6 – Vontade esta que é boa, agradável e perfeita.
5 – Jesus no evangelho escrito por João disse aos discípulos certa feita:
T – Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
4 – Em seguida explicou o que Ele queria dizer:
T – A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
3 – Dentre os oficio de Jesus estava o de revelar o “dom de Deus”!
2 – O que você conhece?
1 – Os filósofos tentam ate o presente momento responder algumas perguntas que eles acham que não conseguirão.
3 – De onde viemos?
5 – Quem somos?
6 – Para onde iremos?
4 – Existe vida após a morte?
2 – Para todas estas perguntas a bíblia tem resposta.
1 – Mas Jesus não esta preocupado em responder a filósofos, Ele esta preocupado em achar os verdadeiros adoradores para assim tirar-lhes todas as duvidas e revelar o dom inefável de Deus.
2 – Você conhece o dom de Deus?
3 – É provável que já escutasses esta expressão bíblica, mas acredito que você ainda não alcançou o real sentido da expressão dita por Jesus, “conheceras o dom de Deus”.
4 – Jesus estava de caminho para a Galiléia, neste caminho julgou necessário passar por Samaria.
5 – Vale lembrar que para um judeu era preferível dar a volta no mundo a passar por Samaria dada as divergências entre os povos Judeus e Samaritanos.
6 – O escritor João de forma sucinta no verso 04 do evangelho escrito por ele descreve que: “era necessário passar por Samaria”.
5 – Porque era necessário passar por Samaria se um judeu não gostava dos samaritanos e Jesus era um autentico Judeu?
4 – Porque não rodear a Samaria e seguir viagem sem passar pela cidade?
3 – A resposta é simples “era necessário”.
2 – Com base no enfoque de João “era necessário” queremos te perguntar:
1 – Já nasceste de novo?
T – Pois é necessário nascer de novo para entrar no reino dos céus.
2 – Estás te santificando?
T – Pois é necessário para ver o Senhor, pois sem a santificação ninguém verá a Deus.
3 – Estás crendo?
T – Pois é necessário para veres a gloria de Deus.
4 – Estás pronto?
T – Pois o dia do Senhor esta perto e se não estiveres pronto como será?
5 – Estás vigiando?
T – Pois é necessário para não entrar em tentação.
6 – Estas orando?
T – Pois é necessário para estar em comunhão com Deus na terra.
1 – Muitas outras coisas são necessárias, mas hoje, só uma é necessária, conhecer o dom de Deus.
2 – O que é o dom de Deus.
3 – Entendamos o que é dom, segundo o dicionário de nossa língua portuguesa dom entre tantas definições significa: dádiva; benefício.
4 – Neste caso o nosso Jesus, Senhor e Salvador; estava a falar a mulher samaritana: “se tu conheceras o don de Deus e quem é que te diz: Dá-me de beber. Tu lhe pediria e Ele te daria água viva ”.
5 – O que será que Deus pode nos dar?
T – Ele pode nos dar tudo muito mais abundantemente alem daquilo que pedimos e pensamos.
6 – O que será que Deus pode fazer por nós?
T – Ele pode fazer o impossível.
4 – O impossível!?
T – Sim, o impossível para nos é possível para Deus!
4 – Eu creio Jesus, faz neste momento o impossível!
T – Abre as portas, fecha sepulcro, ressuscita os mortos vivos espirituais, batiza com Espírito Santo, realiza curas físicas, mentais, espirituais, salva, livra, perdoa, ajuda, dirigi, guia, guarda, controla, autoriza, ordena, decreta, julga, peleja, manda, dar, toma, abate, exalta, fere, sara, mata, faz viver, tira de quem tem e dar a quem não tem, abre mar, fecha mar, derruba muralhas, queima sarça, comissiona, envia, acalma a tempestade, o vento, faz milagres e maravilhas, pois só o senhor para fazer o impossível!
3 – Para tudo isso se realizar na tua e na nossa vida é necessário conhecer o dom de Deus.
2 – A mulher samaritana, não tinha nome, mas tinha um coração sedento pela a verdadeira adoração.
1 – Em seu dialogo com Jesus ela tratou de demonstrar a sede que tinha de Deus.
3 – Ela estava junto do poço de Jacó e ao lado da fonte da água da vida.
5 – Ela estava querendo a água temporária.
6 – Jesus queria dar-lhe a água da vida que é eterna.
4 – Ela queria saciar a sede corporal.
2 – Jesus queria saciar a sede espiritual.
4 – Ela esperava algo terreno.
6 – Jesus estava para lhe dar algo espiritual.
5 – Ela queria matar a sede.
4 – Jesus queria matar o pecado.
3 – Ela não estava entendendo nada.
2 – Jesus era e é sabedor de todas as coisas.
1 – Ela criava barreiras.
2 – Jesus as derrubava.
3 – Ela não pode mentir.
4 – Pois, Jesus era sabedor de toda a verdade.
T – Jesus é a verdade e mais, conheça a verdade que é Jesus e ele te libertará.
5 – A conversa foi se aprofundando, as coisas se revelando, e Jesus aos poucos tomando para si um coração amargurado.
6 – Como esta o teu coração?
5 – O coração da samaritana não tinha dono.
T – E o teu?
4 – O coração da samaritana era um coração corrompido.
T – E o teu?
3 – O coração da samaritana tinha um espaço vazio.
T – E o teu?
2 – É exatamente neste espaço vazio que hoje se encontra no teu coração, como no coração da samaritana que Jesus quer fazer morada.
1 – Ele quer fazer o nosso coração transbordar de alegria.
6 – Ele quer fazer com que o teu coração volte-se para Deus.
4 – Quando a mulher samaritana entendeu que ela estava junto do dom de Deus ela não perdeu tempo.
2 – Exclamou: dá-me dessa água!
1 – Que Deus através do seu Espírito esteja a derramar neste momento da sua graça imensa no teu coração para que saias daqui ciente que o dom de Deus é para você.
6 – Para mim.
5 – Para nós.
1 – Deus tem reservado para todos quanto o amam um futuro glorioso.
6 – Deus tem preparado um lugar maravilhoso para todos os que de maneira fiel vivem em conformidade com a sua Santa Palavra.
2 – Deus tem aguardado ansiosamente os verdadeiros adoradores, pois a esses, Deus tem buscado.
5 – Deus tem cuidado de cada detalhe de nossa vida, pois o aceitamos e declaramos ao mundo que Ele é o Salvador e Senhor de nossas almas.
3 – Deus tem nos dado e te dado tempo para reconheceres o dom que Ele nos concede através de Cristo Jesus.
4 – Querida igreja, irmão, amigo o dom de Deus esta disponível para todos e o seu dom é fazer e realizar a obra dEle dentro de nós.
5 – Atente para isso:
T – Ele quer fazer muito mais.
6 – Escute isso:
T – Ele quer te dar muito mais.
1 – Aceite isso:
T – Crer no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.
1 – Se você não conhece e se já conheceu o dom de Deus, sai daqui hoje com ele, pois o dom de Deus é:
1,2,3 –  graça.                                                                        4,5,6 – paz.
1,2,3 –  amor.                                                                        4,5,6 –  luz
1,2,3 –  Justiça.                                                                      4,5,6 –  caminho
1,2,3 –  alegria.                                                                      4,5,6 –  gozo
1,2,3 –  vitoria.                                                                      4,5,6 –  saúde
1,2,3 –  vigor .                                                                                   4,5,6 –  restauração
1,2,3 –  aliança.                                                                     4,5,6 –  proteção
1,2,3 –  provisão.                                                                   4,5,6 –  segurança
1,2,3 –  realização.                                                                 4,5,6 –   resposta
1,2,3 –  transformação.                                                         4,5,6 –   perdão
1,2,3 –  santificação.                                                             4,5,6 –   justificação
1,2,3 –  regeneração.                                                             4,5,6 –   adoção
T – É vida e vida com abundância, o dom de Deus é Jesus. 

NOSSA SALVAÇÃO É INEGOCIÁVEL

1.       SALVAÇÃO NA VISTA HUMANA:


a)      Existem muitos métodos para salvarmos uma pessoa.
i)        Salvar de um atropelamento.
ii)       Salvar de um afogamento.
iii)     Salvar com uma palavra, um aviso.
b)      Existem muitos salvadores no mundo.
i)        Os conhecidos heróis do momento.
ii)       Os bombeiros
iii)     Os policiais, que “LIVRAM” alguém de um perigo iminente ou da morte.



2.       SALVAÇÃO NO UNIVERSO ESPIRITUAL:
A salvação que iremos tratar, fala de algo mais que o real, mais que o carnal, mais que o material, abrange além do terreno o espiritual.
1.       A salvação que recebemos:
a.      Ela tem todos seus aspectos de sua realização divinos:
                                                               i.      Lucas 3:6 – “E toda a carne verá a salvação de Deus”.
                                                             ii.      João 19:30 – “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.
2.       Ela tem a parte do homem:
a.      Romanos 10:10 – “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.
3.       A salvação foi planejada no céu:
a.      Efésios 1:9-10 – “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”.
4.       A salvação foi executada na terra por Jesus:
a.      João 19:30 – “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.
5.       A salvação é divulgada na terra por nós:
a.      Marcos 16:16 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
6.       A salvação é pela graça divina e não pelo mérito humano:
a.      Romanos 3:24 – “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

7.       A salvação é recebida pela fé e não pelas obras:
a.      Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

3.       A SALVAÇÃO PODE SER ANALISADA NA PERSPECTIVA DO TEMPO: ROMANOS 6:22
PASSADO – JUSTIFICAÇÃO – Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus,
PRESENTE – SANTIFICAÇÃO – tende o vosso fruto para santificação,
FUTURO – GLORIFICAÇÃO – e por fim a vida eterna.
(Romanos 6:22).
1.       Quanto ao passado já fomos salvos: Da condenação do pecado.
a.      Isso nos fala de JUSTIFICAÇÃO.
2.       Quanto ao presente estamos sendo salvos: Do poder do pecado.
a.      Isso nos fala de SANTIFICAÇÃO.
3.       Quanto ao futuro seremos salvos: Da presença do pecado.
a.      Isso nos fala de GLORIFICAÇÃO.

4.       CONCLUSÃO
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16-17

1.       A SALVAÇÃO ALCANÇA A TODOS:
a)      Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
2.       A SALVAÇÃO TEM UM MODELO DE VIDA:
a)      Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
3.       A SALVAÇÃO GERA ESPERANÇA:
a)      Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
4.       A SALVAÇÃO TEM UM EXECUTANTE:
a)      Nosso Salvador Jesus Cristo o qual se deu a si mesmo por nós.
5.       A SALVAÇÃO TEM UM OBJETIVO:
a)      Nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 2:11-14