sábado, 2 de março de 2013

COMO SURGIU A EXPRESSÃO POPULAR DOS MINEIROS, UÁI?

Vejam vocês o que é a natureza! Sempre me causou a maior curiosidade a mania dos Mineiros em falar a torto e a direito a engraçadíssima expressão UÁI! Nos idos de 1961 fiz uma viagem pelo Triângulo Mineiro, a começar por uma cidade chamada Santa Juliana, depois Perdizes, Araxá, Uberaba... e era só o que eu ouvia. Agora, me chega finalmente a explicação, bastante convincente, por sinal. É que uma das minhas 4 leitoras, a Márcia Barcellos que vem a ser minha prima, (família que lê blog unida...), mineira das boas de Juiz de Fora que me enviou recorte de jornal deveras ilustrativo.

"Segundo a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que a incentivou a lhe pesquisar a origem”. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada à revolta sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. “Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário”.

FONTE: Jornal Correio Brasiliense

Nenhum comentário: