sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MANTENDO A PUREZA CRISTÃ NO MUNDO CONTAMINADO

Descreva-se em cinco palavras! Consegues? a resposta deveria ser, SANTO! Mas para assim definimo-nos temos que passar pelo processo da santificação que é o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano, em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado, cujo fim é alcançar a salvação e, portanto, a santidade.

1. O que é ser santo?

2. Quando você pensa em Deus, qual a primeira coisa que lhe vem à sua mente?

3. A santificação é trabalho nosso ou de Deus?

4. Você alguma vez buscou a santidade do pessoal?

5. Você já sonhou em ser santo?

6. Em que área de sua vida você demonstra santidade diariamente?

Fique tranquilo, que Deus não espera que façamos tudo sozinhos, Ele lhe concede sua graça e seu Espirito Santo para que esteja ao nosso lado dando-lhe poder para caminhar segundo a sua vontade.

1. A SANTIDADE NOS CHAMA A SERMOS COMO DEUS: (1 PEDRO 1:15-16)

a. Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

2. A SANTIDADE COMO ESTILO DE VIDA: (HEBREUS 12:14)

a. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

3. A SANTIDADE NÃO EXIGE DE NINGUÉM, EXIGE DE NOS MESMOS: (1 TIMÓTEO 4:16)

a. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

4. A SALVAÇÃO QUE HÁ EM NÓS GERA BONS COSTUMES: (MC. 5:1-15)

a. Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.

(Jeremias 31:19)

b. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

(I Coríntios 5:17)

5. CULTIVE BONS COSTUMES: (1 Co. 10.32)

a. Um Homem tinha um leopardo de estimação. Um dia o leopardo estava lambendo a mão dele quando um dos seus dentes raspou mão; o leopardo saboreando o gosto de sangue virou e atacou e o matou. Talvez você não fosse irresponsável de criar um animal tão perigoso. Mas, você pode estar criando algo mais perigoso ainda se você alimenta hábitos ou amizades ou contatos com pessoas ou situações que podem acabar com sua vida espiritual.

i. Você está criando um animal de estimação perigoso?

6. DEUS VAI ME IMPEDIR DE PECAR (SERÁ?):

a. Você já brincou um jogo sobre a tentação? Você está enfrentando uma tentação? Então, não pense você para si mesmo “Se Deus não quiser que eu faça isso, então ele vai me parar.” Eu já vi gente que orava algo assim “O, Senhor, se eu realmente não devo ir para aquela festa ou sair com tal rapaz, então o impeça de chegar aqui ou me faça parar no caminho.” A Bíblia não diz que Deus sempre vai provar uma força para resistir?

i. Na 1 Co. 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
7. “É SÓ UMA VEZ.”

a. A primeira vez pode ser também a última para sua condenação.

b. Quantas vezes Davi cometeu adultério? Uma so vez!

c. O adultério de Davi, uma só vez, levou às seguintes consequências:

i. - Uma outra pessoa foi levada a pecar - Bate Seba

ii. - O marido dela, Urias, foi assassinado

iii. - A morte do filho de Davi, o filho de Bate Seba

iv. - A briga entre os filhos de Davi sobre uma mulher

v. - A morte dos filhos de Davi

vi. - O povo de Deus ficou dividido entre Absalão e Davi

vii. Tudo isso veio como resultado de apenas um pecado. Sua primeira vez com alguns pecados pode ser sua última:

1. É com o primeiro copo de bebida que o alcoólatra começa sua queda para o vício. Não foi o último copo que o destruiu, mas o primeiro.

8. QUAL É A VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA: (1 TS 4:3/ HB 12: 6-10)

9. A SANTIDADE NOS QUER POR COMPLETO: (1 RS 20:1-4/ JO. 17:10)

a. “Teu sou eu e tudo quanto tenho.

b. “E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas.

10. A TRÍPLICE SANTIFICAÇÃO DO CRENTE

a. SANTIFICAÇÃO POSICIONAL (Hb 10.10; Cl 2.10; 1 Co 6.11). é completa e perfeita, ou seja, o crente pela fé torna-se santo “em Cristo”. A santidade do Senhor passa a ser a nossa santidade (1 Jo 4.17b).

b. SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA. É a santificação prática, aplicada ao viver diário do crente. Nesse aspecto, a santificação do crente pode ser aperfeiçoada (2 Co 7.1). Os crentes mencionados em Hebreus 10.10 já haviam sido santificados, e continuavam sendo santificados (vv.10,14 - ARA);(1 Pe 1.15).
i. O LADO DIVINO DA SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA. São meios, os quais o Senhor utiliza para santificar-nos em nosso viver diário. Esses recursos divinos são:

1. O SANGUE DE JESUS CRISTO (HB 13.12; 1 JO 1.7,9);

2. A PALAVRA DE DEUS (SL 12.6; 119.9; JO 17.17; EF 5.26);

3. O ESPÍRITO SANTO (RM 1.4; 1 PE 1.2; 2 TS 2.13);

4. A GLÓRIA DE DEUS MANIFESTA (ÊX 29.43; 2 CR 5.13,14);

5. A FÉ EM DEUS (AT 26.18; Fp 3.9; Tg 2.23; Rm 4.11).

ii. O LADO HUMANO DA SANTIFICAÇÃO. Deus é quem opera a santificação no crente, embora haja a cooperação deste. Os meios coadjuvantes de santificação progressiva são:

1. O PRÓPRIO CRENTE. Sua atitude e propósito de ser santo, separado do mal para posse de Deus são indispensáveis. É o crente tendo fome e sede de ser santo (Mt 5.6; 2 Tm 2.21, 22; 1 Tm 5.22);

2. O SANTO MINISTÉRIO. Os obreiros do Senhor têm o dever de cooperar para a santificação dos crentes (Êx 19.10,14; Ef 4.11,12);

3. PAIS QUE ANDAM COM DEUS. Assim como Jó (Jó 1.5), os pais devem cooperar para a santificação dos filhos. Eunice, por exemplo, colaborou para a integridade de Timóteo, seu filho (2 Tm 1.5; 3.15).

4. AS ORAÇÕES DO JUSTO (Sl 51.10; 32.6). A oração contrita, constante e sincera tem efeito santificador;

5. A CONSAGRAÇÃO DO CRENTE A DEUS (Lv 27.28b; Rm 12.1,2). A rendição incondicional do crente a Deus tem efeito santificador nele.

c. SANTIFICAÇÃO FUTURA. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23). Trata-se da santificação completa e final (1 Jo 3.2). Ver também: Ef 5.27; 1 Ts 3.13.

Escrever sobre a santificação não é uma tarefa muito fácil, da mesma forma que é difícil pregar sobre ela. Podemos destacar quatro coisas acontecem quando se fala acerca da santificação:

1. Ouvimos poucas glórias a Deus;

2. Os crentes artificiais ficam inquietos;

3. Os fiéis dizem: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve”;

4. Os demônios ficam apavorados;
A santificação é um dos temas menos pregados nas igrejas, nesses tempos pós-modernos, não obstante a relevância que as Escrituras lhe atribuem. Sem ela, ninguém entrará no Céu: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Esta é a condição sine qua non, na verdade, para se ver a Deus, tanto nesta vida quanto no futuro (1 Jo 3.1-3).

Nos tempos veterotestamentários, a condição para se receber as bênçãos do Senhor era a santificação (Lv 11.44). Não foi o que Deus exigiu do povo quando da travessia do Jordão? Disse Josué: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). Mais tarde, por ocasião da inauguração do Templo, em Jerusalém, Salomão orou a Deus, e ouviu dEle esta resposta: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

Esta santificação que vivemos em processo é proveniente do objetivo sacro de nosso bendito Deus que, nós ama tal como somos, mas se recusa a nos deixar como somos. Ele quer que sejamos simplesmente como Jesus.

“Sede santos,  porque eu sou santo”.

Nenhum comentário: